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Tipo do documento: Dissertação
Título: Juventude negra na roda de capoeira: resistência e participação social em Juazeirinho - PB
Título(s) alternativo(s): Black youth in the capoeira circle: resistance and social participation in Juazeirinho - PB
Autor: Lisboa, Magno da Nóbrega 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Primeiro coorientador: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Primeiro membro da banca: Lima, Elizabeth Christina de Andrade
Segundo membro da banca: Silva, Edil Ferreira da
Resumo: A capoeira constitui num marco importante da história do Brasil. Desde a gênese foi um relevante instrumento da resistência dos escravos brasileiros e continua sendo pelos que praticam essa arte afro-brasileira. A capoeira é um espaço de inclusão social da juventude, na qual corresponde numa prática cultural étnica afro-brasileira que permite contribuir para a inclusão social dos jovens em condição de vulnerabilidade social. Com base nisto, é necessário afirmar que a inclusão da temática sobre a capoeira nos diversos espaços sócio-ocupacionais, seja em estabelecimentos educacionais, comunidades e instituições assistenciais, proporciona uma ação de reconhecimento da importância do povo negro e de suas tradições na formação de nosso contexto histórico, social e cultural. A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a resistência cultural afro-brasileira e a participação social são vivenciadas por jovens negros de Juazeirinho - PB nas rodas de capoeira, através de ações socioeducativas do Grupo de Capoeira Hubuntus. Para tanto, este trabalho consiste numa pesquisa de cunho etnográfica com abordagem qualitativa e, desse modo, respalda-se como base bibliográfica nas contribuições teóricas de Areias (1983), Dayrell e Carrano (2002), Groppo (2015), Lima (2012), Malaquias (2005), Oliveira e Leal (2009), Vieira (1998), dentre outros autores que abordam acerca da capoeira, juventudes e juventude negra. No que se refere aos instrumentos utilizados para coleta de dados da pesquisa, deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com os instrutores de capoeira, bem como com os jovens capoeiristas componentes do grupo de capoeira em questão. Portanto, a presente pesquisa contribui para possibilitar discussões acerca da inclusão social de jovens negros através da capoeira dentro de uma perspectiva de uma educação não formal, uma vez que tal manifestação cultural afro-brasileira constitui-se num instrumento de desenvolvimento e emancipação humana, bem como de inclusão social de jovens negros em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista que forma os integrantes para a cidadania, como fator de suma relevância para o processo de inclusão social.
Abstract: Capoeira constitutes an important milestone in the history of Brazil. From the beginning, it was a relevant instrument of resistance for Brazilian slaves and continues to be for those who practice this Afro-Brazilian art. Capoeira is a space for the social inclusion of youth, which corresponds to an Afro-Brazilian ethnic cultural practice that contributes to the social inclusion of young people in conditions of social vulnerability. Based on this, it is necessary to state that the inclusion of the theme on capoeira in the various socio-occupational spaces, whether in educational establishments, communities and assistance institutions, provides an action of recognition of the importance of black people and their traditions in the formation of our historical, social and cultural context. This research aims to investigate how Afro-Brazilian cultural resistance and social participation are experienced by young black people from Juazeirinho - PB in capoeira circles, through socio-educational actions of the Grupo de Capoeira Hubuntus. Therefore, this work consists of an ethnographic research with a qualitative approach and, thus, is supported as a bibliographical basis in the theoretical contributions of Areias (1983), Dayrell and Carrano (2002), Groppo (2015), Lima (2012), Malaquias (2005), Oliveira and Leal (2009), Vieira (1998), among other authors who address capoeira, youth and black youth. With regard to the instruments used to collect research data, it was done through semi-structured interviews that were carried out with the capoeira instructors, as well as with the young capoeiristas that make up the capoeira group in question. Therefore, this research contributes to enable discussions about the social inclusion of young black people through capoeira within a perspective of non-formal education, since such an Afro-Brazilian cultural manifestation constitutes an instrument of human development and emancipation, as well as the social inclusion of young black people in a situation of social vulnerability, bearing in mind that it prepares members for citizenship, as a factor of paramount importance for the process of social inclusion.
Palavras-chave: Capoeira
Juventudes
Juventude negra
Inclusão social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
Citação: LISBOA, Magno da Nóbrega. Juventude negra na roda de capoeira: resistência e participação social em Juazeirinho - PB. 2022. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4603
Data de defesa: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

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