Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4590
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma conexão entre registro fotográfico e escrita em aulas de geometria
Autor: Sousa, Francilene Almeida 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lúcio
Segundo membro da banca: Lopes, Celi Espasandin
Resumo: A presente pesquisa é de caráter qualitativo e tem como objetivo identificar contribuições de registros fotográficos e produções textuais para elaboração dos conceitos de figuras planas e espaciais, aliados à visualização de representações de figuras geométricas no cotidiano. Nossa motivação surgiu das dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática na exploração e diferenciação entre figuras planas e espaciais, apresentadas pelos alunos e na resistência da prática de leitura e escrita nas aulas de matemática. Para a nossa fundamentação baseamos em estudos de autores do campo da educação matemática, fazendo um levantamento bibliográfico do tema. A pesquisa é um estudo qualitativo, também optamos em utilizar a modalidade pesquisa pedagógica, na qual a professora é a própria pesquisadora, e é realizada na sala de aula. Diante do momento pandêmico enfrentado, causado pelo vírus da Covid19, afetando as atividades presenciais, os encontros ocorreram através da plataforma Google Meet, uma estrutura digital que possibilita encontros virtuais. Escolhemos uma turma do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual João Henrique Dantas, localizada em Carnaúba dos Dantas/RN, uma turma com 36 alunos matriculados, porém, em decorrência dos problemas de acesso à internet, falta de ferramentas para a participação nas aulas como aparelhos celulares ou computadores, tivemos uma participação de 26 alunos. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2021. Usamos o diário de bordo da pesquisadora, gravações das aulas, registros fotográficos e produções textuais dos alunos. Este trabalho, trouxe pontos positivos para o processo de produção de significados para os conceitos e procedimentos nas atividades de geometria. Apesar das dificuldades com as aulas remotas, os alunos se envolveram com as aulas, pudemos observar uma participação significativa e aproximação com o conteúdo abordado, a oportunidade de interligar o cotidiano, principalmente o momento de distanciamento social com a disciplina de matemática teve a possiblidades do diálogo e interação entre os participantes.
Abstract: The present research is of a qualitative nature and aims to identify contributions from photographic records and textual productions for the elaboration of the concepts of flat and spatial figures, combined with the visualization of representations of geometric figures in everyday life. Our motivation arose from the difficulties faced by mathematics teachers in exploring and differentiating between flat and spatial figures, presented by students and in the resistance of reading and writing practice in mathematics classes. For our reasoning, we based it on studies by authors in the field of mathematics education, making a bibliographical survey of the subject. The research is a qualitative study, we also chose to use the pedagogical research modality, in which the teacher is the researcher herself, and it is carried out in the classroom. Faced with the pandemic moment, caused by the Covid19 virus, affecting inperson activities, the meetings took place through the Google Meet platform, a digital structure that enables virtual meetings. We chose a class of the 8th year of the final years of Elementary School, from Escola Estadual João Henrique Dantas, located in Carnaúba dos Dantas/RN, a class with 36 students enrolled, however, due to the problems of internet access, lack of tools to participation in classes such as cell phones or computers, we had a participation of 26 students. Data collection took place between April and May 2021. We used the researcher's logbook, class recordings, photographic records and textual productions of the students. This work brought positive points to the process of producing meanings for concepts and procedures in geometry activities. Despite the difficulties with the remote classes, the students got involved with the classes, we could observe a significant participation and approximation with the content addressed, the opportunity to interconnect everyday life, especially the moment of social distancing with the mathematics discipline had the possibility of dialogue and interaction between participants.
Palavras-chave: Registros fotográficos
Produção textual
Figuras geométricas
Ensino de Geometria
Photographic records
Geometric figures
Text production
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOUSA , Francilene Almeida. Uma conexão entre registro fotográfico e escrita em aulas de geometria. 2022. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4590
Data de defesa: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Francilene Almeida SousaDS - Francilene Almeida Sousa2.47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD960.13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.