Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4530
Tipo do documento: Dissertação
Título: A imagem fotográfica em livros didáticos de biologia: uma análise com base na semiótica
Título(s) alternativo(s): The photographic image in biology textbooks: an analysis based on semiotics
Autor: Soares, Daniela Gomes 
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Freitas, Sicília Calado
Segundo membro da banca: Sousa, Cidoval Morais de
Resumo: No âmbito escolar, as imagens são muito veiculadas como suporte para compreensão de textos verbais. Elas promovem interações com leitor, por isso fazem parte dos livros didáticos incentivando a aprendizagem ao despertar a curiosidade dos estudantes. As imagens fotográficas, por exemplo, devido sua iconicidade são encontradas nos livros didáticos, sobretudo no ensino de ciências e biologia, reforçando informações e estabelecendo relações ao texto verbal que faz referência. Elas ilustram, conferem sentidos, permitem novas interpretações e significados acerca dos conhecimentos biológicos. Mas seu uso deve estar apropriado no livro didático, para que permita a interpretação correta pelo aluno e lhe possibilite desenvolver memória visual diante dos fenômenos apresentados. No presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: qual a função pedagógica das imagens fotográficas nas atividades dos livros didáticos de Biologia? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo descritiva, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados. Para atingir o nosso objetivo, analisamos as imagens fotográficas presentes nas atividades dos livros didáticos de biologia do ensino médio das escolas da rede pública do município de Areia – PB. Utilizamos a Teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce para a análise das fotografias, buscando entender os efeitos gerados pelos signos a partir da leitura dessas imagens. Os resultados indicam que as imagens fotográficas podem desempenhar mais de uma função em um único contexto, entretanto, a função ‘ilustrativa’ ainda é predominante nos livros didáticos analisados. Dessa forma, acreditamos que as representações semióticas provocadas na mente dos alunos contribuem para o entendimento do processo de significação dessas fotografias e evidenciam o potencial dessas imagens como importante elemento sígnico para a aprendizagem dos conteúdos de biologia.
Abstract: In the school environment, images are widely used as a support for understanding verbal texts. They promote interactions with the reader, which is why they are part of textbooks encouraging learning by arousing students' curiosity. Photographic images, for example, due to their iconicity, are found in textbooks, especially in science and biology teaching, reinforcing information and establishing relationships to the referenced verbal text. They illustrate, give meanings, allow new interpretations and meanings about biological knowledge. But its use must be appropriate in the textbook, so that it allows the correct interpretation by the student and enables him to develop visual memory in face of the presented phenomena. In the present work, we have the following research question: what is the pedagogical function of photographic images in the activities of Biology textbooks? We use a qualitative descriptive approach, so that we can get closer to the reality of the studied objects. To achieve our goal, we analyzed the photographic images present in the activities of high school biology textbooks in public schools in the municipality of Areia – PB. We used Charles Sanders Peirce's Semiotic Theory for the analysis of photographs, seeking to understand the effects generated by signs from the reading of these images. The results indicate that the photographic images can play more than one role in a single context, however, the 'illustrative' role is still predominant in the analyzed textbooks. Thus, we believe that the semiotic representations provoked in the students' minds contribute to the understanding of the meaning process of these photographs and highlight the potential of these images as an important sign element for learning biology contents.
Palavras-chave: Imagem fotográfica
Livro didático
Biologia
Semiótica
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOARES, Daniela Gomes. A imagem fotográfica em livros didáticos de biologia: uma análise com base na semiótica. 2022. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4530
Data de defesa: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Daniela Gomes Soares.pdfDS - Daniela Gomes Soares2.93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD71.82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.