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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição da Etnobiologia para o Ensino de Biologia: Uma análise com base em dissertações e teses (2008 – 2020)
Autor: Sousa, Maresa Radassa Veiga de 
Primeiro orientador: Géglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Dias, Márcia Adelino da Silva
Segundo membro da banca: Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar
Resumo: Este trabalho consiste na culminância de anos de pesquisa na área de Etnobiologia, que unido ao interesse pelo ensino, resulta em uma abordagem promissora para a ressignificação da prática docente e para o ensino dos saberes de biologia. A Etnobiologia é importante para uma formação científica significativa e pode estar presente no processo de ensino como maneira de despertar no aluno o interesse em aprender os conteúdos de biologia. Esse estudo tem como questionamento “o que tem sido produzido nos cursos de pós-graduação sobre o ensino de biologia a partir da perspectiva etnobiológica?” e teve como objetivo realizar uma análise qualitativa das teses e dissertações produzidas entre os anos 2008 e 2020, cujo foco de investigação é a influência da Etnobiologia no ensino de biologia. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, e para o levantamento de dados recorremos ao banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Com o uso de descritores, fizemos um levantamento inicial de 720 e 1.719 obras, respectivamente. A partir da leitura de títulos e resumos, selecionamos para leitura na íntegra 45 trabalhos, dos quais 23 se enquadraram na temática geral desta pesquisa: “Etnobiologia e ensino de biologia”. Percebemos que nos anos 2015 e 2019 houve mais trabalhos com a temática Etnobiologia, e pudemos observar também que a maior parte das produções tem como foco de discussão o “diálogo entre saber científico e saber da tradição”. Dentro das sequencias didáticas desenvolvidas, encontramos diversas estratégias metodológicas como os relatos e entrevistas, os vídeos e fotografias, o Jigsaw e o desenvolvimento de STEAM. A maior parte dos trabalhos foram caracterizados como qualitativos, e grande parte dos conteúdos biológicos abordados estão relacionados à Educação Ambiental com enfoque CTSA. Os resultados trazem uma reflexão sobre o que temos realizado, enquanto professores, em nossas salas de aulas, e podem servir de incentivo a pesquisas futuras sobre o ensino de biologia em diferentes perspectivas.
Abstract: This paper is the result of years of research in the field of Ethnobiology, which associated with the interest in teaching, it issues a promising approach to the resignification of the teaching practice of biology. Ethnobiology is important for a significant scientific training and may be present in the teaching process as a way to instigate students’ curiosity regarding biology content. This study aims to answer the question “what has been produced in postgraduate courses on teaching biology from an ethnobiological perspective?”, by making a qualitative analysis of theses and dissertations produced between 2008 and 2020, whose focus of investigation is the influence of Ethnobiology in the teaching of Biology. This research is classified as bibliographic, and for data collection we used the database of dissertations and theses from the Coordination for Higher Education Improvement of Personnel (CHEIP)1 and the Brazilian Digital Library of Theses and dissertations (BDLTD)2 of Brazilian Institute of Information in Science and Technology (BIIST)3. With the use of descriptors, we made an initial survey of 720 and 1,719 works, respectively. By examining titles and abstracts we selected 45 researches for a thorough reading, and 23 of them fit the general theme of this research: “Ethnobiology and biology teaching”. We noticed that between the years 2015 and 2019 there was a more intense academic investigation on the topic. In addition to that, we could also observe that most of the productions focused on “the communication between the scientific knowledge and the popular knowledge”. Among the didactic sequences perused, we found several methodological strategies such as reports and interviews, videos and photographs, Jigsaw and STEAM development. Most of the works were characterized as qualitative, and most of the biological contents addressed are related to Environmental Education with a CTSA approach. The results bring forward a reflection on what we have accomplished as teachers in our classrooms, and may serve as an incentive to future research on teaching biology considering different perspectives.
Palavras-chave: Prática docente
Formação científica
Oralidade
Cultura popular
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOUSA, Maresa Radassa Veiga de. A contribuição da Etnobiologia para o Ensino de Biologia: Uma análise com base em dissertações e teses (2008 – 2020). 2023. 101 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4494
Data de defesa: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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