Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Leandra Myrela Pereira-
dc.contributor.advisor1Leite, Alexandre César Cunha-
dc.contributor.referee1Leite, Alexandre César Cunha-
dc.contributor.referee2Prado, Débora Figueiredo Mendonça do-
dc.contributor.referee3Junqueira, Cairo Gabriel Borges-
dc.contributor.referee4Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann-
dc.date.accessioned2023-01-31T13:57:50Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationBATISTA, L. M. P. A execução do Programa de Alívio da Pobreza Rural do Banco Mundial em ambientes periféricos: o caso do Nordeste brasileiro. 2022. 190f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4471-
dc.description.resumoDesde o período de redemocratização, meados de 1980-1990, a prática de relações internacionais por entes subnacionais brasileiros, conhecida como Paradiplomacia, tem desafiado a Constituição Cidadã de 1988. Ao passo que é de exclusividade da União se ater aos acordos e contratos com organismos internacionais, estados e municípios brasileiros fazem uso de ações paradiplomáticas como forma de sanar necessidades básicas (econômicas, sociais e culturais). Ocorre, que esse fenômeno não se desenrola de maneira igual nas diversas localidades. Regiões mais desenvolvidas, como as do Sul e Sudeste, estão propensas diretamente à internacionalização, enquanto as localidades periféricas do Norte e Nordeste articulam-se de maneira dispersa e sem amparo institucional adequado, o que caracteriza como ambientes periféricos. Em termos específicos, a região Nordeste tem se destacado para reverter tais disparidades. Ao fazer parte da pasta do Banco Mundial por meio do Programa de Alívio da Pobreza Rural (PAPR), líderes locais se propuseram a buscar auxílio financeiro no organismo internacional para o desenvolvimento de infraestrutura e assessoramento técnico aos estados da região. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar quais os resultados da implementação do PAPR na região. Como caráter pragmático, o estudo irá se debruçar apenas em quatro programas do projeto guarda-chuva, localizados nos Estados do Ceará (Projeto São José), Bahia (Bahia Produtiva) e Paraíba (Cooperar PB). Para isso, um mapeamento das capacidades paradiplomáticas dos respectivos estados foi realizado, identificando seu modus operandi. Com um propósito de clarificar os dados dos projetos, um conjunto de entrevistas semiestruturadas ocorreram com os gestores públicos que coordenam tais práticas. Isso permitiu a observação da diversidade de ambientes dentro da região Nordeste e que a Paradiplomacia periférica ocorre por meio do engajamento de líderes políticos (governadores e gestores locais).por
dc.description.abstractEver since the re-democratization period that happened between 1980-1990, the international relations enacted by subnational brazilians governments, known as Paradiplomacy, has challenged the 1988’s Civil Constitution. Although it is the Union’s exclusivity to abide deals and contracts with international organizations, brazilian states and counties make use of paradiplomatic actions in order to remedy basic needs (economic, social and cultural). However, this phenomenon is not unraveled at the same pace in different localities. Well-developed regions, such as the South and Southeast, are prone to direct internationalization, while peripherical regions like North and Northeast struggle with poor institutional support, characterizing peripherical environments. In specific terms, the Northeast has been focused in reversing these disparities. Composing the World Bank as a member of the Rural Poverty Relief Program (RPRP), local leaders have sought to search for financial aid in international organs for the infrastructure development and technical counselling of the region’s states. Taking this in to consideration, the present work had as an objective to analyze what were the results of the RPRP in the region. As a pragmatic characteristic, the work focused in four programs of the umbrella project, located in the states of Ceará (Projeto São José), Bahia (Bahia Produtiva) and Paraíba (Cooperar PB). For this, a mapping of the paradiplomatic capabilities of each respective state was produced, identified its modus operandi. With the purpose of clarifying the projects’ data, a series of semi structured interviews occurred with public managers that coordinate these practices. Thus, allowing the observation of the diverse fields of the Northeast region and that peripherical Paradiplomacy occurs via the action of political leaders (governors and local managers).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leandra Myrela Pereira Batista (pereiraleandram@gmail.com) on 2022-11-30T14:38:22Z No. of bitstreams: 3 Dissertação- Leandra Myrela Pereira Batista PPGRI UEPB 2022.pdf: 1485019 bytes, checksum: 5ece38113d94b5954689e25d4bc6b4b2 (MD5) Termo de depósito.pdf: 110255 bytes, checksum: f53d9bee2965798f7710a639b4574121 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Elesbão Santiago Neto (neto10uepb@cche.uepb.edu.br) on 2023-01-31T13:57:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação- Leandra Myrela Pereira Batista PPGRI UEPB 2022.pdf: 1485019 bytes, checksum: 5ece38113d94b5954689e25d4bc6b4b2 (MD5) Termo de depósito.pdf: 110255 bytes, checksum: f53d9bee2965798f7710a639b4574121 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T13:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação- Leandra Myrela Pereira Batista PPGRI UEPB 2022.pdf: 1485019 bytes, checksum: 5ece38113d94b5954689e25d4bc6b4b2 (MD5) Termo de depósito.pdf: 110255 bytes, checksum: f53d9bee2965798f7710a639b4574121 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-10-26eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectParadiplomaciapor
dc.subjectNordeste Brasileiropor
dc.subjectBanco Mundialpor
dc.subjectCapacidades paradiplomáticaspor
dc.subjectParadiplomacyeng
dc.subjectBrazilian Northeasteng
dc.subjectWorld Bankeng
dc.subjectParadiplomatic Capabilitieseng
dc.subject.cnpqCIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALpor
dc.titleA execução do Programa de Alívio da Pobreza Rural do Banco Mundial em ambientes periféricos: o caso do Nordeste brasileiropor
dc.title.alternativeThe implementation of the world bank's rural poverty alleviation program in peripheral environments: the case of the Brazilian Northasteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGRI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Leandra Myrela Pereira BatistaDocumento principal1.45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósitoTermo de depósito para dissertação 107.67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons