Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Edmilson Melo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882655318419014por
dc.contributor.advisor1Lourêdo, Aldo Trajano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398por
dc.contributor.referee1Lourêdo, Aldo Trajano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398por
dc.contributor.referee2Freitas, Luciana Roze de-
dc.contributor.referee3Silva, Severino Horácio da-
dc.date.accessioned2022-04-26T17:03:45Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural.por
dc.description.abstractThis work was developed with the objective of investigating how the notion of high school equation is conceived in Basic Education from its different conceptions. To do so, we started with the development of a historical study and, later, we analyzed how this concept is appro ached in mathematics books. So, we establish a dialogue of such studies with the perspectives of Mathematics Education, in order to appreciate the knowledge necessary for pedagogical practice in teaching equations. Hence, after presenting the categorization of equation conceptions, proposed by Ribeiro (2013), we carried out a survey in the National High School Exam. As methodological steps, we restricted our research to the last 10 years of the exam and probed, within the issues of the area of Mathematics and its technologies, only those that dealt with our object of study. Thus, aiming to understand how the exam contemplates the equations of the second degree from their different conceptions, we proceeded to a detai led analysis of each selected question, classifying them according to their relevance to these conceptions. Finally, we verified, in our results, a frequent approach to the geometric design, a reasonable work with questions that articulate characteristic elements of the pragmatic, procedural and applicational conceptions and a low focus on the structural design.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Edmilson Melo da Silva (edmilsonmelo15152121@gmail.com) on 2022-04-25T22:40:48Z No. of bitstreams: 2 Profmat_09_04_impressao.pdf: 2380708 bytes, checksum: d503606601fa87c6b04df8389a9b1fa1 (MD5) termos 2.pdf: 190525 bytes, checksum: 2ae600c7b2e9e8afba0053f14415c804 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-04-26T12:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Profmat_09_04_impressao.pdf: 2380708 bytes, checksum: d503606601fa87c6b04df8389a9b1fa1 (MD5) termos 2.pdf: 190525 bytes, checksum: 2ae600c7b2e9e8afba0053f14415c804 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-26T17:03:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Profmat_09_04_impressao.pdf: 2380708 bytes, checksum: d503606601fa87c6b04df8389a9b1fa1 (MD5) termos 2.pdf: 190525 bytes, checksum: 2ae600c7b2e9e8afba0053f14415c804 (MD5) Previous issue date: 2022-03-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEquaçãopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopor
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectNational High School Exameng
dc.subjectMath educationeng
dc.subjectEquationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titlePerspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEMpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Edmilson Melo da SilvaPDF - José Edmilson Melo da Silva2.32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos BDTDPDF - Termos BDTD186.06 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons