Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4329
Tipo do documento: Dissertação
Título: "SCR-Álgebra": Ambiente de aprendizagem invertida para desenvolver os pensamentos computacional e algébrico
Título(s) alternativo(s): ‘SCR-Álgebra’: Reversed learning environment to develop computational and algebraic thinking
Autor: Ramos, Izamara Rafaela 
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Primeiro membro da banca: Fossa, John Andrew
Segundo membro da banca: Rodrigues, Rodrigo Lins
Resumo: Nas últimas décadas, as inovações tecnológicas passaram a fazer parte do cotidiano de toda a sociedade, incluindo, de forma direta, o ambiente escolar. Essa inserção vem requisitando um repensar sobre os processos de ensino e aprendizagem que leve em consideração a utilização das tecnologias digitais, que é necessário quando analisamos e percebemos a falta de significado na maioria das aulas de matemática, principalmente nas aulas de álgebra, cujo ensino, ao longo da história, tem sido baseado, superficialmente, na manipulação de fórmulas e na utilização de padrões de resolução com um pequeno campo de atuação. Considerando que o ensino de álgebra deve ir além dessa manipulação e proporcionar o desenvolvimento do que chamamos de Pensamento Algébrico (PA), o objetivo deste estudo foi de analisar o ‘SCR-álgebra’ como um ambiente de aprendizagem invertida para desenvolver os Pensamentos Computacional e Algébrico, tendo como lócus uma escola pública da cidade de São José do Egito /PE, e como sujeitos, alunos de uma turma de introdução à álgebra do Ensino Fundamental II. Para isso, realizamos intervenções via Google Meet, tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o intuito de incentivar o aluno a desenvolver o PA usando o ambiente de aprendizagem ‘SCR-álgebra’. Dos resultados encontrados, constatamos que a aprendizagem invertida se sobressaiu com índices positivos para a aprendizagem dos alunos, uma vez que contribuiu para que eles expressassem livremente suas resoluções, e que as habilidades do PC, como abstração e reconhecimento de padrões, são fortes aliados na construção de significados e no desenvolvimento das habilidades do Pensamento Algébrico.
Abstract: In recent decades, technological innovations have become part of the daily life of the entire society, directly including the school environment. This insertion has required a rethink about the teaching and learning processes that take into account the use of Digital Technologies. This rethinking becomes more necessary when we analyze and realize the lack of meaning, in the vast majority, in Mathematics classes, especially in algebra classes, whose teaching throughout history has been superficially based on the manipulation of formulas and the use of resolution standards with a small playing field. Understanding that the teaching of algebra must go beyond this manipulation and that it must provide the development of what we call Algebraic Thinking, this study aims to research the 'SCR-algebra' as an inverted learning environment to develop Computational and Algebraic Thinking, having as locus a public school in the city of São José do Egito/PE, and as subjects students from an introductory algebra class in Elementary School II. For this, we carry out interventions Google Meet, in view of the current scenario of Brazilian education in order to familiarize the student with the incentives for the development of Algebraic Thinking through the use of the 'SCR-algebra' learning environment. From the results found, we emphasize that inverted learning stood out with positive indices for student learning, since it freed students to freely express their resolutions, where we could verify that Computational Thinking skills such as abstraction and pattern recognition are strong allies in construction of meanings and in the development of Algebraic Thinking skills.
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Pensamento computacional
Aprendizagem invertida
Algebraic thinking
Computational thinking
Inverted learning
Ensino de Álgebra
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: RAMOS, Izamara Rafaela. ‘SCR-Álgebra’: Ambiente de aprendizagem invertida para desenvolver os pensamentos computacional e algébrico. 2021. 163f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4329
Data de defesa: 4-Out-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Izamara Rafaela RamosPDF- Izamara Rafaela Ramos4.64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos BDTDPDF - Termos BDTD766.08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons