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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tabela periódica com elementos codificados: Auxílio da tecnologia assistiva como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conteúdos químicos
Autor: Silva, Lucicleide Maria de Andrade 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Salgado, Tania Denise Miskinis
Resumo: São inúmeras as discussões a respeito não apenas da inserção de alunos com deficiência no ensino regular, mas também, da inclusão dos mesmos neste ambiente escolar. Neste cenário, o Ensino de Química torna-se preocupante, ao tratar da educação inclusiva, devido à ausência de um olhar adequado na formação inicial e continuada dos professores. Ressalta-se que, os conteúdos ensinados abrangem a linguagem científica, simbologias e fórmulas elaboradas que por vezes dificultam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, especificamente, alunos com deficiência visual. O objetivo da presente pesquisa é adaptar a Tabela Periódica com os recursos QR Code e Podcast, para utilizar em uma sala de aula inclusiva do Ensino Médio. Em termos teóricos, essa pesquisa fundou-se em autores que abordavam a educação inclusiva e a deficiência visual, tais como: Vigotski (1989), Marchesi (2004), Nuemberg (2008), Bentes (2010), Jannuzzi (2012), entre outros. A metodologia empregada abarca características de uma pesquisa de cunho qualitativo, de natureza exploratória e com enfoque na categorização dos dados. Deste modo, essa pesquisa, direciona-se à atender alunos videntes, educandos cegos e com baixa visão, que estão matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. Expondo como instrumento de coleta de dados, um questionário por meio do Google Forms, compreendido a luz da análise interpretativa. O público-alvo foram quinze professores de química do ensino médio, que contribuíram para a adaptação do material didático. Como lócus da pesquisa, o laboratório de educação química, pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual da Paraíba. Os resultados obtidos indicaram que os recursos utilizados para o ensino de Tabela Periódica a alunos com ou sem deficiência visual, permitem a formação cidadã-social e interação entre os alunos, além, de reflexões sobre a prática pedagógica docente frente ao uso de tecnologia na educação inclusiva no âmbito do ensino regular. Constata-se a falta de materiais pedagógicos para subsidiar o ensino de química, de forma mais humanizada, de acordo com a perspectiva da educação inclusiva.
Abstract: There are numerous discussions regarding not only the inclusion of students with disabilities in regular education but also their inclusion in this school environment. In this scenario, the teaching of Chemistry becomes a matter of concern when dealing with inclusive education due to the absence of an appropriate look in the initial and continuing education teachers. It is noteworthy that the contents taught include scientific language, symbologies, and elaborate formulas that sometimes make both teachings and learning difficult for students with disabilities, specifically students with visual impairments. The objective of this research is to adapt the Periodic Table with QR Code and Podcast resources for use in an inclusive high school classroom. In theoretical terms, this research-based is on authors who addressed inclusive education and visual impairment, such as Vigotski (1989), Marchesi (2004), Nuemberg (2008), Bentes (2010), and Jannuzzi (2012), among others. The methodology used encompasses characteristics of qualitative research, is exploratory, and focuses on data categorization. Thus, this research aimed at assisting sighted students, students who are blind and have low vision, who are in high school enrolled in the public school system. Exhibiting as a data collection instrument, a questionnaire through Google Forms, understood in the light of interpretive analysis. The target audience was fifteen high school chemistry teachers who contributed to the adaptation of the teaching material. As the locus of the research, the chemical education laboratory, belonging to the Science and Technology Center of the State University of Paraíba. The results obtained indicated that the resources used to teach the Periodic Table to students with or without visual impairment allow for social-citizen training and interaction between students, in addition to reflections on the teaching pedagogical practice facing the use of technology in education inclusive in the context of mainstream education. There is a lack of teaching materials to support the teaching of chemistry, in a more humanized way, according to the perspective of inclusive education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino de Química
Material didático adaptado
Prática docente
Teaching practice
Adapted teaching material
Chemistry teaching
Inclusive education
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Lucicleide Maria de Andrade. Tabela periódica com elementos codificados: Auxílio da tecnologia assistiva como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conteúdos químicos. 2021. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4321
Data de defesa: 16-Nov-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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