Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades |
Título(s) alternativo(s): | Research in problem posing: convergences and potentialities |
Autor: | Sousa, Ana Beatriz Afonso de |
Primeiro orientador: | Andrade, Silvanio de |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Silvanio de |
Segundo membro da banca: | Rêgo, Rogéria Gaudêncio do |
Terceiro membro da banca: | Freitas, Tiêgo dos Santos |
Resumo: | O trabalho, a seguir, teve como objetivo identificar pontos de encontro e contribuições da Proposição de Problemas no ensino-aprendizagem de matemática, a partir de sete dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), concentradas no período de 2013 a 2019. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O questionamento que norteou este estudo foi: Quais as convergências e as contribuições da Proposição de Problemas observadas nas dissertações de mestrado, realizadas no PPGECEM, no ensino-aprendizagem de matemática? Com isso, no levantamento de dados, consideramos dissertações acerca da Proposição de Problemas (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L. 2013; SILVA, S. 2016; SILVA, V. 2015; SILVEIRA, 2016), no âmbito do PPGECEM, mais especificamente, aquelas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esses trabalhos foram descritos e analisados ao longo deste estudo, agregados a materiais relevantes da literatura nacional e internacional, constituindo o referencial teórico sobre os quais apoiamo-nos. Nas análises, consideramos aspectos acerca de como as atividades de Proposição de Problemas vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores. Constatamos que são inúmeras as possibilidades para o trabalho com a Proposição nas aulas de matemática, também percebemos o desconforto que os participantes sentem, inicialmente. No entanto, ao longo das atividades, observamos a tendência de desenvolverem criatividade, autonomia e melhor compreensão do tópico matemático estudado. Destacamos, ainda, a importância da ocorrência das reformulações dos problemas e das discussões coletivas para a aprendizagem matemática. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa se propõe, em linhas gerais, a colaborar para a compreensão e incorporação da Proposição de Problemas, além de instigar novas perspectivas e direcionamentos para pesquisas futuras. |
Abstract: | The current research aims at the objective of identifying meeting points and contributions of Problem-Posing on the teaching-learning of mathematics considering seven master’s dissertations developed in the Graduate Program of Science Teaching and Mathematics Education (PPGECEM), written between 2013 and 2019. It carries out a bibliographic research with qualitative perspective, having as guide the following question: What is the convergence and contributions of Problem-Posing observed in the master’s dissertations of PPGECEM on the teaching-learning of mathematics? Concerning this context, it points out a data gathering from Problem-Posing (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L., 2013; SILVA, V., 2015; SILVA, S. 2016; SILVEIRA, 2016) on the PPGECEM, specifically from those written in the perspective of the Study and Research Group on Education and Postmodernity (GEPEP) by the State University of Paraíba (UEPB). These researches were written and analyzed along this study, together with relevant content from national and international literature, structuring a theoretical approach in which it considers as essential. In the analysis process, it ponders aspects such as Problem-Posing activities developed by researchers. It concludes as countless the possibilities of working with Posing on mathematic classes, as well as it realizes the discomfort participants feel initially. Furthermore, during the activities, it observes the trend of developing creativity, autonomy, and better comprehension of the mathematic topic studied. It highlights, on the other hand, the relevance of the occurrence of reformulations of problems and collective discussions in order to learn mathematics. Moreover, it believes the present research proposes, in a general perspective, the collaboration for the comprehension and implementation of Problem-Posing, leading new perspectives and directions for future researches. |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Proposição de problemas Grupo de estudos Produção científica Produção acadêmica UEPB Problem-Posing GEPEP |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidade. 2021. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253 |
Data de defesa: | 21-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf | PDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa | 1.39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termos de Depósito da BDTD | PDF - Termos de Depósito da BDTD | 1.21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.