Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4191
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
Autor: Silva, Maria Ruthe Gomes da
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Brandão, Alessandra Gomes
Segundo membro da banca: Silveira, Alessandro Frederico da
Resumo: O livro didático, apesar dos inúmeros recursos disponíveis para o ensino aprendizagem de física, continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas por professoras, professores e estudantes da rede pública de ensino. Além de ser uma das mídias mais investigadas em pesquisas sobre ensino de ciências. Boa parte dessas pesquisas se voltam a investigar a correção de conteúdos conceituais e as metodologias, existindo uma carência de estudos que buscam estabelecer relações entre o livro didático e a quem boa parte desses materiais se destinam - estudantes. Dentro do âmbito das pesquisas que relacionam livros didáticos e estudantes, um dos mais recentes resultados apontou que existem diferenças nos interesses em relação ao sexo (feminino e masculino). Uma dessas diferenças evidencia que as meninas se preocupam mais com as imagens dos livros didáticos do que os meninos. Considerando esses resultados, e tendo em vista o aumento do interesse em investigar os fatores que têm limitado/impedido/silenciado a participação de mulheres na física que o objetivo desta dissertação é investigar como estudantes da rede básica de ensino leem imagens que representam pessoas veiculadas em livros didáticos de física e de que maneira o sexo (feminino e masculino) é levado em consideração. Para atingir o nosso objetivo, desenvolvemos uma atividade com imagens em uma turma de primeiro ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino, no município de Campina Grande – PB. A atividade foi construída através dos pressupostos da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce. A partir da atividade com imagens percebemos que as(os) estudantes não fizeram uma relação direta entre sexo (feminino e masculino) de personagens representados com o papel que estavam desempenhando. A justificativa principal dada pelas(os) estudantes é que as imagens estavam no livro porque tinham relação com o conteúdo que estava sendo abordado no capítulo. Entendemos que este estudo se faz pertinente tanto para a atenuação das lacunas existentes no que tange às pesquisas que relacionam o livro didático com estudantes, quanto para entendermos como estudantes leem imagens que representam pessoas em livro didático de física e atribuem sentido em relação ao sexo (feminino e masculino). Além disso, esta dissertação pode servir como um ponto de partida para professoras e professores que queiram desenvolver trabalhos que relacionam livros didáticos com estudantes da rede básica de ensino a fim de envolver as perspectivas e demandas de estudantes na literatura dessa área.
Abstract: The textbook, despite the numerous resources available for teaching and learning physics, remains one of the most used tools by teachers, teachers, and students in the public school system. In addition to being one of the most investigated media in research on science teaching. Much of this research is aimed at investigating the correction of conceptual contents and methodologies, and there is a lack of studies that seek to establish relationships between the textbook and to whom most of these materials are intended - students. Within the scope of research relating textbooks and students, one of the most recent results pointed out that there are differences in interests in relation to gender (female and male). One of these differences shows that girls are more concerned with textbook images than boys. Considering these results, and in view of the increased interest in investigating the factors that have limited/prevented/silenced the participation of women in physics, the objective of this dissertation is to investigate how students in the basic education network read images that represent people broadcast in Physics Textbooks and how gender (female and male) is taken into account. To achieve our goal, we developed an activity whith image in a first-year high school class at a public school, in the city of Campina Grande - PB. The activity was built on the assumptions of the General Theory of Signs by Charles Sanders Peirce. From the activity whith image, we realized that the students did not make a direct relationship between the gender (female and male) of characters represented with the role they were playing. The main justification given by the students is that the images were in the book because they were related to the content that was being addressed in the chapter. We understand that this study is pertinent both to mitigate the existing gaps regarding the researches that link textbook with students, and to understand how students read images that represent people in Physics Textbooks and attribute meaning in relation to gender (female and male). In addition, this dissertation can serve as a starting point for teachers who want to develop works that relate textbooks with students from the basic education network in order to involve the perspectives and demands of students in the literature in this area.
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino de Física
Leitura de Imagens
Semiótica
Image Reading
Semiotics
Textbooks
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Maria Ruthe Gomes da. Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana. 2020. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4191
Data de defesa: 15-Mai-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ruthe Gomes da Silva.pdfPDF - Maria Ruthe Gomes da Silva1.78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.