Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4181
Tipo do documento: Dissertação
Título: O exame de admissão ao ginásio: A Matemática no processo de seleção hierarquizada
Autor: Silva, Letícia Maria da
Primeiro orientador: Andrade, Silvânio de
Primeiro membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Segundo membro da banca: Alencar, Alexsandro Coelho
Resumo: Neste trabalho de dissertação, buscamos descrever e analisar como o Ensino de Matemática influenciou na construção de um processo de hierarquização no Exame de Admissão ao Ginásio. Tendo em vista que o Exame de Admissão ao Ginásio funcionou, durante décadas, como o único meio de acesso ao Ensino Secundário e considerando seu poder de seletividade e de classificação, tratamos de trazer às nossas análises as reflexões e pensamentos do filósofo Michel Foucault sobre as relações que se estabelecem entre o poder e o saber nas instituições disciplinares e como o Exame é um instrumento eficaz de seleção, comparação e exclusão. Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral, partimos dos depoimentos de três colaboradores da pesquisa que vivenciaram o processo do Exame de Admissão ao Ginásio como alunos e, junto às análises das falas dos depoentes, tratamos de analisar e investigar arquivos, especificamente, as provas de Matemática contidas no CD-ROM, organizado por Valente (2001), dos anos de 1930 a 1969. A partir das análises, passamos a refletir como esse processo de hierarquização se torna presente nos Exames de Admissão ao Ginásio e como as provas de Matemática contribuíram para acentuar as classificações neste processo de hierarquização. As textualizações das entrevistas realizadas durante a pesquisa são apresentadas no texto em forma de monólogos, pois consideramos que, assim, os leitores poderão ter maior engajamento com as histórias narradas. Por meio das falas e arquivos analisados, tornou-se possível refletir sobre este processo de hierarquização que aparece, de maneira sutil, nos relatos dos depoentes e, também, nas provas de Matemática que se apresentam como um mecanismo eficaz de seleção e controle do acesso à continuidade dos estudos.
Abstract: In this thesis we aim to describe and analyze how the mathematics teaching influenced to construct a process of hierarchy in the entrance exam of middle school (Ginásio). Take into account that the entrance exam to the middle school worked for decades as the only way of access it, and considering his power of selectivity and classification, we brought to our analysis the reflections and thoughts of the philosopher Michel Foucault about the relations that are established between power and knowledge in the disciplinary institution and how the exam is an effective instrument of selections, comparison and exclusion. According to the methodological procedures of Oral History, we stared from the testimonials of three voluntaries to the searching who experienced the Entrance Exam as students, and, together with the analysis fo the testimonials, we analyzed and investigated archives, specifically the mathematics tests in the CD-ROM organized by VALENTE (2001), from 1930 to 1969 and from the analysis we started to reflect how this hierarchy process becomes present in the middle school Entrance Examinations and how the Mathematics tests contributed to accentuate the classifications in this hierarchy process. The textualizations of the interviews carried out during the research are presented in the text as monologues, as we believe that this way the readers will be able to have greater engagement with the narrated stories. Through the speeches and files analyzed, it became possible to reflect on this process of hierarchization that appears in a subtle way in the reports of the interviewees and also in the Mathematics tests that present themselves as an effective mechanism for selecting and controlling access to the continuity of studies.
Palavras-chave: Exame de admissão
História oral
Processo de hierarquização
Michel Foucault
Middle School exam
Hierarchy process
Michel Foucault
Oral history
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Letícia Maria da. O exame de admissão ao ginásio: A Matemática no processo de seleção hierarquizada. 2020. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4181
Data de defesa: 9-Nov-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Maria da Silva.pdfPDF - Letícia Maria da Silva2.29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.