Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158
Tipo do documento: Dissertação
Título: Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
Autor: Silva, Thales Pessoa de Souza 
Primeiro orientador: Menezes, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: Menezes, Marcus Bessa de
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Terceiro membro da banca: Cavalcante, José Luiz
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo.
Abstract: This research was developed in the field of Didactics of Mathematics of French origin, aiming to analyze the didactic decisions of a Mathematics professor in the context of teaching the content area of flat figures, considering the teaching activity before the teaching of the aforementioned knowledge. To justify it, we use as a theoretical framework the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019), which is based on the Theory of Didactic Situations (BROUSSEAU, 1998) and in the Anthropological Theory of Didactics (CHEVALLARD, 1991), because, by means of it, it is possible to understand the factors that influence teachers' resolutions, since they are led to make choices and decisions throughout their activity. On the subjects, the research was carried out with a Mathematics teacher from the 7th year of Elementary School, from a public school in the municipal system of Lagoa de Dentro - PB and, we used for the production of data, semi-structured interviews and the logbook filled in by the teacher when he planned his classes.The theoretical framework used and the data produced during the investigation indicate that didactic decisions were strongly influenced by external and epistemic factors, due to the conditions imposed by the school on how classes would be accomplished during remote teaching and, furthermore, didactic history ones we also noticed, since they were related to the sources highlighted in the logbook.
Palavras-chave: Decisões Didáticas
Situações Didáticas
Figuras Planas
Ensino de Matemática
Didactic decisions
Teaching of Mathematics
Plane figures
Didactic situations
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158
Data de defesa: 3-Fev-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thales Pessoa de Souza Silva.pdfPDF - Thales Pessoa de Souza Silva1.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva.pdfPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)183.77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva (2).pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE na BDTD110 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Declaração - Thales Pessoa de Souza Silva.pdfDeclaração de entrega do trabalho final117.13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.