Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4137
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Recursos didáticos para o ensino de geometria molecular à alunos cegos em classes inclusivas |
Autor: | Barros, Ana Patrícia Martins |
Primeiro orientador: | Dantas Filho, Francisco Ferrreira |
Primeiro membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Segundo membro da banca: | Mól, Gerson de Souza |
Resumo: | Para que a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Química seja efetiva, requer-se o uso de materiais didáticos alternativos nas aulas e também ações de formação contínua dos professores. Nesse sentido, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de ensino para trabalhar o conteúdo Geometria Molecular em uma sala inclusiva, utilizando recursos didáticos alternativos que auxiliem no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Geometria Molecular em sala de aula inclusivas do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira foi constituída pela realização de uma oficina apresentando a proposta didática e materiais alternativos para ensinar Geometria Molecular e contou com a participaram 16 alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Na segunda etapa, aplicou-se a proposta didática para o ensino de Geometria Molecular, com 9 alunos do Instituto dos Cegos da cidade de Campina Grande-PB. Ambas as etapas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2018. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, aplicado e pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionários e técnicas de avaliação. Os resultados apontaram que os professores em formação inicial, aprovaram a proposta didática, por reconhecer a contribuição da mesma no ensino de Química. O instrumento avaliativo revelou que os alunos ao utilizar os materiais alternativos, obtiveram êxito quanto a absorção do conteúdo. Concluímos portanto, que a proposta de ensino quando planejada e aplicada, proporciona aos educandos um aprendizado dinâmico e significativo. |
Abstract: | The inclusion of students with visual impairment in chemistry classes requires the insert use of alternative didactic materials resources in the planning and continuous training of teachers. Like this, the present study aimed to elaborate a teaching proposal to work the content molecular geometry in a mixed room, using alternative didactic resources to assist in pedagogical practice and in the teaching-learning process of molecular geometry contents in a mixed classroom in High School. The research was developed in two stages: the first through a workshop that was presented the didactic proposal and alternative materials to teach molecular geometry composed of xx students of the Degree in Chemistry of the State University of Paraíba. In the second, the didactic proposal for the teaching of molecular geometry was applied, nine students of the Institute of the blind of the city of Campina Grande-PB. Both stages were developed in the first half of 2018. It was an exploratory study, of a qualitative and quantitative nature, applied and research- action. Data were collected through questionnaires and evaluation techniques. The results indicate that teachers in initial training, approve didactic proposal, it goes recognizing the contribution of the proposal and the it uses of alternative materials in the teaching of Chemistry. The evaluation instrument revealed that students using the materials were successful in absorbing the content. Concluding, therefore, that the teaching proposal, when planned and applied, provides learners with dynamic and meaningful learning. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Ensino de Química Geometria molecular Recursos didáticos Teaching of Chemistry Inclusive education |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | BARROS, Ana Patrícia Martins. Recursos didáticos para o ensino de geometria molecular à alunos cegos em classes inclusivas. 2018. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4137 |
Data de defesa: | 21-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Patrícia Martins Barros.pdf | PDF - Ana Patrícia Martins Barros | 1.66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto - Ana Patrícia Martins Barros.pdf | Produto - Ana Patrícia Martins Barros | 1.08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.