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Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes populares no curtimento artesanal de pele animal: Diálogos com os saberes científicos e escolares
Autor: Medeiros, Geraldo Damião de
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Mazzé, Fernanda Marur
Resumo: A presente pesquisa trata-se de um relato de experiência vivenciada em uma comunidade que mantem a tradição de tratar a pele animal em um espaço chamado curtume ecológico. Mediante esse contexto, surge a intenção de utilizar essa temática sociocultural nas aulas de Química. O pressuposto que orienta o trabalho – inspirado nos estudos da etnomatemática, etnociências, etnoquímica e no enfoque CTSA –, utiliza como Campo de Pesquisa uma comunidade do município de Jardim do Seridó – RN, cujo alguns dos seus membros desenvolvem atividades relacionadas ao beneficiamento de pele animal. De forma artesanal, o processo é feito com uso de substâncias de fácil acesso como o cloreto de sódio, angico vermelho e cinza de lenha. Além dos conhecimentos intergeracionais locais, buscamos entender os conhecimentos socioculturais relacionados ao curtimento de pele animal, as dificuldades enfrentadas pelos beneficiadores, os conhecimentos populares empregados na prática do beneficiamento artesanal e a presença dessa atividade no cotidiano dos educandos, e, posteriormente, relacionar os saberes populares, científicos e escolares aos conteúdos de química, incluindo temáticas socioculturais dentre as estratégias de ensino em sala de aula. Em seguida, foram elencados conteúdos de química, como possibilidade de interação através da mediação do professor, na intenção de aproximar a etnoquímica. Isto é, entendendo que os conteúdos de Química da educação básica poderão ser assimilados e compreendidos melhor pelos estudantes, uma vez que são apresentados de forma contextualizada e próxima da sua realidade. Para tanto, o produto Educacional consiste em uma proposta didática para o processo de ensino-aprendizagem em química. No desígnio de promover a ampliação das habilidades voltadas para a apropriação dos conceitos químicos aplicados em um curtume, serve de base para as diversas situações socioculturais, além de ser, de fato, uma proposta para que os docentes implementem ações didático-pedagógicas em sala de aula.
Abstract: This research is an experience report living in a community that maintains the tradition of leather processing in a space called ecological tannery. In this context, the intention arises to use this socio-cultural theme in Chemistry classes. The assumption that guides this paper - inspired by the ethnomathematics, ethnosciences, ethnochemistry studies, and the CTSA approach - uses as field research a community in the Jardim do Seridó - RN town, whose one its members develops activities related to leather processing. Artisanal, the process has made using easily accessible substances such as sodium chloride, red angico, and wood ash. Beyond the local intergenerational knowledge, we seek to understand the socio-cultural knowledge related to tanning of animal skin, the difficulties faced by the processors, the popular knowledge used in the practice of artisanal processing and the presence of this activity in the students' daily lives, and, subsequently, relate the popular, scientific, and school knowledge to the Chemistry contents, including socio-cultural themes among the teaching strategies in the classroom. Then, Chemistry contents have listed as a possibility of interaction through teacher mediation, to bring ethnochemistry closer together. That is, understanding the basic education Chemistry contents have assimilated, and, better understood by students since they have presented in a contextualized way and close to their reality. Therefore, our Educational product consists of a didactic proposal for the teaching-learning process in Chemistry. Intending to promote the expansion of skills aimed at the Chemical concepts appropriation applied in a tannery, it served as a basis for different socio-cultural situations, in addition to being, in fact, a proposal for teachers to implement didactic-pedagogical actions in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de Química
Etnoquímica
Saber popular
Chemistry teaching
Popular knowledge
Ethnochemistry
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MEDEIROS, Geraldo Damião de. Saberes populares no curtimento artesanal de pele animal: Diálogos com os saberes científicos e escolares. 2020. 73f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4024
Data de defesa: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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