Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3880
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem colaborativa com uso de um blog: Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos
Autor: Costa, Genailson Fernandes da
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Maciel, Aníbal de Menezes
Segundo membro da banca: Celino, Marta Lúcia Souza
Resumo: Nossa pesquisa teve como objetivo investigar o uso do Blog na Educação Matemática como recurso didático capaz de contribuir na aprendizagem dos cálculos envolvendo áreas com figuras geométricas retangulares por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de Geometria da Escola pública. Apesar da inserção de novas tecnologias na Escola e na vida das pessoas, essa ferramenta é pouca utilizada como instrumento pedagógico nas aulas de Matemática. Raras são as experiências e investigações envolvendo o uso do Blog no ensino da Geometria na Educação de Jovens e Adultos. Tratamos do Blog como suporte de aprendizagem colaborativa, envolvendo os conceituais das áreas retangulares discutidos no diálogo proposto por Paulo Freire ao mensurarmos os níveis de Van Hielle, por meio de uma proposta didática fundada no trabalho interativo entre alunos-alunos e alunos-professores. Essa pesquisa de campo foi realizada com alunos do VI ano da Educação de Jovens e Adultos. Para nossa investigação, exploramos como se dá a relação de alunos do VI ano da EJA, ao considerar atividades com figuras retangulares compartilhadas no Blog educativo, analisando respostas de questionários, vídeo, áudio e resolução de atividades nesse ambiente virtual. Os resultados revelam que o Blog Educacional como uma proposta didática direcionada aos alunos, promove a elaboração de conceitos retangulares, propiciando mudanças significativas no seu aprendizado e desempenho escolar.
Abstract: Our research aimed to investigate the use of the Blog in Mathematics Education as a didactic tool to contribute to the learning of calculations involving areas with rectangular geometric figures by students of Youth and Adult Education (EJA) in the teaching of Geometry in public schools. Despite the insertion of new technologies in schools and in people's lives, this tool is little used as a pedagogical tool in Mathematics classes. Experiences and research regarding the use of blogs in teaching geometry to EJA students are rare. We see the blog as a support for collaborative learning, involving the conceptual aspects of the rectangular areas discussed in the dialogue proposed by Paulo Freire when measuring the levels of Van Hielle, through a didactic proposal based on the interactive work between students-students and students-teachers. This research was conducted with 6th grade EJA students. For this study, we explored students‟ relationship towards the topic, when considering activities with rectangular figures shared in the Educational Blog, analyzing answers of questionnaires, video, audio and resolution of activities in this virtual environment. The results reveal that the Educational Blog as a didactic tool directed to students‟ learning promotes the elaboration of rectangular concepts, providing significant changes in their learning and school performance.
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Blog
Aprendizagem Colaborativa
Collaborative Learning
Blog
Geometry
Youth and Adult Planning
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: COSTA, Genailson Fernandes da. Aprendizagem colaborativa com uso de um blog: Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos. 2018. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3880
Data de defesa: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genailson Fernandes da Costa.pdfPDF - Genailson Fernandes da Costa3.84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Genailson Fernandes da Costa.pdfProduto Educacional - Genailson Fernandes da Costa1.23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.