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Tipo do documento: Dissertação
Título: A concepção de educação que norteia o trabalho profissional de Assistentes Sociais da rede básica de ensino de Campina Grande-PB.
Autor: Moraes, André Monteiro
Primeiro orientador: Souza, Moema
Primeiro membro da banca: Nóbrega, Mônica
Segundo membro da banca: Chagas, Bárbara
Resumo: A presente dissertação traz uma abordagem acerca do serviço social e educação, e teve por objetivos apreender a concepção de educação que norteia o trabalho profissional de Assistentes Sociais da Educação Básica, da rede municipal de ensino de Campina Grande – PB, identificando os limites e possibilidades em sua intervenção profissional. Para isso, propusemos capturar essa concepção expressa no Plano de Ação, documento organizado pela categoria profissional e por meio de entrevistas com as assistentes sociais. A partir daí, identificar, nas atividades realizadas pelas profissionais, as concepções teórico-metodológicas e/ou ideopolíticas incorporadas pelas diretrizes profissionais do conjunto CFESS/CRESS. A construção desse estudo e exposição do objeto está pautada na perspectiva crítica dialética, que tem no método de Marx o que melhor permite uma visão global da dinâmica societária vigente. Nossas categorias de análise estão expressas, tanto para o documento quanto para a entrevista, de acordo com: os projetos e ações que o Serviço Social desenvolve nas instituições formais; as demandas que emergem aos assistentes sociais; a referência às competências e atribuições profissionais expressas na Lei que Regulamenta a profissão (nº 8.662/93), no Código de Ética (1993) e nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996); e a concepção de educação na perspectiva crítica norteada pelos Subsídios para atuação do Assistente social na Política de Educação do conjunto CFESS/CRESS. O estudo permitiu reconhecer que as assistentes sociais conseguiram incorporar as diretrizes assumidas nos documentos produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS no que diz respeito às concepções teóricas e ideopolíticas que estão no interior da profissão, baseadas na perspectiva crítica e em sintonia com o projeto ético-político profissional. Tais incorporações estão sinalizadas tanto nas ações expostas no plano de ação quanto nas falas no decorrer das entrevistas, sendo assim, há uma relação direta entre o que a categoria defende acerca da educação com a atuação das Assistentes Sociais do município de Campina Grande – PB.
Abstract: This dissertation brings an approach about social service and education, research aimed to apprehend the conception of education that guides the professional work of Social Workers of Basic Education, from the municipal education network of Campina Grande - PB, identifying the limits and possibilities in their professional intervention. For this, we proposed to capture this conception expressed in the Action Plan, a document organized by professional category and through interviews with social workers. From there, identify, in the activities carried out by the professionals, the theoretical-methodological and/or ideopolitical conceptions incorporated by the professional guidelines of the CFESS/CRESS set. The construction of this study and exposition of the object is based on a critical dialectical perspective, which has in Marx's method what best allows a global view of the current societal dynamics. Our analysis categories are expressed, both for the document and for the interview, according to: the projects and actions that the Social Service develops in formal institutions; the demands that emerge from social workers; the reference to professional competences and attributions expressed in the Law that Regulates the Profession (nº 8662/93), in the Code of Ethics (1993) and in the ABEPSS Curriculum Guidelines (1996); and the conception of education in the critical perspective guided by the Subsidies for the role of the Social Worker in the Education Policy of the CFESS/CRESS group. The study allowed us to recognize that the social workers were able to incorporate the guidelines assumed in the documents produced by the CFESS/CRESS group with regard to the theoretical and ideopolitical conceptions that are within the profession, based on a critical perspective and in line with the ethical-political project professional. Such incorporations are signaled both in the actions exposed in the action plan and in the speeches during the interviews, so there is a direct relationship between what the category defends about education with the work of Social Workers in the city of Campina Grande - PB.
Palavras-chave: Concepção de educação e trabalho do Assistente social
Área(s) do CNPq: SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
Citação: MORAES, André Monteiro. A concepção de educação que norteia o trabalho profissional de Assistentes Social da Rede básica de ensino de Campina Grande - PB. 2021. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3807
Data de defesa: 22-Jul-2021
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

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