Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kyssia Rafaela Almeida Pinto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2247645959473791por
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio de Pádua Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169por
dc.contributor.referee1Lima, Maria Hozanete Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6169626776821393por
dc.contributor.referee2Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342363393437620por
dc.contributor.referee3Aranha, Simone Dália de Gusmão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227464944976279por
dc.contributor.referee4Souza, Aldinida de Medeiros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905por
dc.date.accessioned2021-09-01T00:07:22Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.citationSILVA, K. R. A. P. “Manuais de conduta” contemporâneos ou “manifestos” feministas para mulheres: uma leitura do feminino na trilogia crônica de Martha Medeiros. 2021. 196 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3789-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo discutir o gênero crônica literária a partir da análise da trilogia Paixão Crônica (2016), Liberdade Crônica (2015) e Felicidade Crônica (2014), da escritora Martha Medeiros. Estabeleceu-se como questão problema norteadora da tese o fato de a escrita da autora em questão, mesmo ambientada em um tempo em que as liberdades de ser e de estar sujeito no mundo dependem muito do indivíduo, centrar a sua escrita em um modo de orientar mulheres, seja para convencê-las (manifesto) seja para educa-las (manual). Defende-se a tese de que os livros corpus de análise funcionam como manual de conduta contemporâneo ou como manifestos feministas, colocando o gênero crônica em xeque quanto a sua “função” nessa escrita feminina. Desse modo, o objeto de estudo configura-se na imagem da crônica como estabelecedora de normas de condutas e chamamento político para mulheres de hoje. Os livros de crônicas como manuais de conduta não foram analisados de forma negativa, mas a partir da perspectiva de produtividade (Foucault, 1979; 2001a; 2001b). O conceito de crônica e escrita feminina foram discutidos à luz de obras como Crônica – história, teoria e prática (1993), de Flora Bender; A crônica (1987), de Jorge de Sá; Pena de Aluguel (2005), de Cristiane Costa, quando da apropriação da estrutura e funcionamento do gênero em suas bases interpretativas; ainda como suporte dessa discussão, embasam essa questão os estudos de Thomas Bonnici e Lúcia Osana Zolin em Teoria Literária – abordagens históricas e tendências contemporâneas (2009); Teoria e prática da crítica literária dialética (2011), de Hermenegildo Bastos e Adriana Araújo; Crítica literária e estratégias de gênero (1997), de Vera Queiroz; O demônio da teoria (2006), de Antoine Compagnon. As questões de ordem sobre mulheres e literatura foram refletidas a partir de O mundo das Mulheres (2010), de Alan Touraine; Mulheres representadas na literatura de autoria feminina (2010), de Antônio de Pádua Dias da Silva; Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidade (2006), organizado por Ildney Cavalcanti e outras; Explosão Feminista (2018), Pensamento Feminista – conceitos fundamentais (2019), Pensamento Feminista brasileiro: formação e contexto (2019), de Heloísa Buarque de Holanda. Metodologicamente, foram selecionadas 20 crônicas, extraídas das três obras, como corpus de leitura que sustenta a tese levantada. Como discussão crítica, entende-se que a crônica de Martha Medeiros constrói-se sobre um lastro cultural que incide sobre o campo da experiência feminina na condução do pensamento de mulheres para a construção de si, sem que o manual de conduta ou manifesto feminista seja lido na perspectiva determinista, camisa-de-força ou algo similar.por
dc.description.abstractThis research has pointed to discuss the literary chronicle genre and its narrating voices from the analysis of the trilogy Paixão Crônica (2016), Liberdade Crônica (2015) and Felicidade Crônica (2014), by the writer Martha Medeiros. It has been established as the guiding problem of the thesis the fact that the writing of the author in analysis, even set in a time when the freedoms of being and being subject in the world depend a lot on the subject, centering his writing in a way of orienting women, either to convince them (manifest) or to educate them (manual). It defends the thesis that the books analysis corpus work as a contemporary manual of conduct or as feminist manifests, putting the chronic gender in check as to its “function” in this female writing. In this manner, the object of study is configured in the image of the chronicle as establishing standards of conduct and political calling for women today. The chronic books as conduct manuals were not analyzed in a negative form, but from the perspective of productivity (Foucault, 1979; 2001a; 2001b). The concept of female chronicles and writing has been discussed in the light of works such as Crônica – história, teoria e prática (1993), by Flora Bender; A crônica (1987), by Jorge de Sá; Pena de Aluguel (2005), by Cristiane Costa, when the appropriation of the structure and functioning of the genre in its interpretative bases; more over supporting this discussion, the studies by Bonnici and Zolin (2009) are based on this issue; Bastos and Adriana Araújo (2011); de Queiroz (1997); and Antoine Compagnon (2006). The issues of order about women and literature were being reflected from Touraine (2010); de Silva (2010); Cavalcanti et al. (2006); and Buarque de Holanda (2018) and (2019). Methodologically, 20 chronicles were selected, extracted from the three works, as a reading corpus that supports the thesis. As a critical discussion, it is understood that Martha Medeiros' chronicle is built on cultural perspective that focuses on the field of female experience in guiding women's thinking to build themselves, without the conduct manual or feminist manifest has being read in the deterministic perspective, strait jacket or somewhat similar.por
dc.description.provenanceSubmitted by Conluintes Doutorado (concluinte.doutorado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-23T19:13:30Z No. of bitstreams: 4 TESE COMPLETA - KYSSIARAPSILVA.pdf: 1434613 bytes, checksum: f34b8a461677a566eed38c0a43eb3b06 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO 2.jpg: 163166 bytes, checksum: 70dcdcf17355c3674e9679b6481477f2 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO 1.jpg: 417800 bytes, checksum: 97c77d2804e96996018c7a4568e1d6d1 (MD5) TERMO DE CONFIRMAÇÃO.jpg: 485717 bytes, checksum: 47fb8f7880f14e8de9fd1f9b2e21e680 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Configure os termos para que fiquem na posição correta e coloque o Termo de autorização em uma única folha ou em um único arquivo; 2 Na folha de rosto, centralize o nome do orientador; 3 O resumo, abstract, resumen e résumé devem ter espaçamento entre linhas de 1,5 e as palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula; 4 No sumário e no texto retire o nome Capítulo dos tópicos, deixando só o número, numere os tópicos Introdução e Considerações Finais e retire a palavra Bibliográficas de Referências. Siga o modelo de sumário abaixo: 5 O NÚMERO DE PÁGINAS só aparece a partir da INTRODUÇÃO. Capa e ficha catalográfica não entram na contagem das páginas, logo, sua introdução começa na página 13 e não na página 15; 6 As ilustrações do trabalho, qualquer que seja o tipo (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros). Sua identificação aparece na parte superior, precedida do seu título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (obrigatoriamente, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere; 7 Verifique o tamanho da fonte das citações diretas. O correto é tamanho 10; 8 Os tópicos no texto são alinhados à esquerda; 9 Nas REFERÊNCIAS, retire a palavra Bibliográficas e centralize a palavra REFERÊNCIAS tudo em letras maiúsculas; 10 Nas REFERÊNCIAS não se usa mais os sinais <> entre endereço eletrônico; 11 Ainda nas referências, retire a lista de sites e coloque-os dentro das referências seguindo as normas da ABNT; 12 Após as alterações, corrija o sumário, pois as páginas dos tópicos mudarão. on 2021-08-24T13:54:31Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Conluintes Doutorado (concluinte.doutorado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-24T23:44:57Z No. of bitstreams: 3 Termo de autorização.jpg: 492832 bytes, checksum: b8a54015f9259706db54c9343b1275ac (MD5) termo de confirmação.jpg: 506321 bytes, checksum: aae6852214307f4ab1e23c01cd0e4f97 (MD5) TESE COMPLETA - KYSSIARAPSILVA.pdf: 1438635 bytes, checksum: 6143f8c9c3a262cc9887a78d827e380f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Na folha de rosto você retirou a cidade e o ano no final da página, coloque novamente; 2 No sumário e no texto retire a pontuação dos tópicos principais, deixando só a numeração, com exceção das REFERÊNCIAS que não é numerada. Ex: 1 INTRODUÇÃO AO PROBLEMA DA TESE 3 No sumário e no texto, os tópicos principais são colocados todos em letras maiúsculas; 4 Na primeira figura, coloque, Figura 1: Capa dos manuais, acima da figura; 5 Nas REFERÊNCIAS, centralize a palavra REFERÊNCIAS; 6 Ainda nas referências, retire os links dos sites, deixe tudo na cor preta. on 2021-08-25T20:09:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Conluintes Doutorado (concluinte.doutorado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-26T18:15:41Z No. of bitstreams: 3 Termo de autorização.jpg: 492832 bytes, checksum: b8a54015f9259706db54c9343b1275ac (MD5) termo de confirmação.jpg: 506321 bytes, checksum: aae6852214307f4ab1e23c01cd0e4f97 (MD5) TESE COMPLETA FINAL - KYSSIARAPSILVA.pdf: 1434271 bytes, checksum: 0756ce327667263d54ce6b2549788fcc (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Envie os termos em formato pdf; 2 As páginas dos tópicos no sumário estão erradas. A Introdução, por exemplo, inicia-se na página 13 e não na página 14; on 2021-08-26T21:51:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Conluintes Doutorado (concluinte.doutorado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-27T01:52:56Z No. of bitstreams: 3 Termo de autorização.pdf: 216916 bytes, checksum: 28d8660563c29ee5b6dd3ad232760492 (MD5) termo de confirmação.pdf: 225013 bytes, checksum: 7019730f07a2f559905efeedd84558f3 (MD5) TESE COMPLETA FINAL - KYSSIARAPSILVA.pdf: 1434461 bytes, checksum: e4aea9f362d405b45d11384439b72f58 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2021-08-27T17:06:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de autorização.pdf: 216916 bytes, checksum: 28d8660563c29ee5b6dd3ad232760492 (MD5) termo de confirmação.pdf: 225013 bytes, checksum: 7019730f07a2f559905efeedd84558f3 (MD5) TESE COMPLETA FINAL - KYSSIARAPSILVA.pdf: 1434461 bytes, checksum: e4aea9f362d405b45d11384439b72f58 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-01T00:07:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de autorização.pdf: 216916 bytes, checksum: 28d8660563c29ee5b6dd3ad232760492 (MD5) termo de confirmação.pdf: 225013 bytes, checksum: 7019730f07a2f559905efeedd84558f3 (MD5) TESE COMPLETA FINAL - KYSSIARAPSILVA.pdf: 1434461 bytes, checksum: e4aea9f362d405b45d11384439b72f58 (MD5) Previous issue date: 2021-03-24eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectCrônica literáriapor
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectEscrita femininapor
dc.subjectManifesto feministapor
dc.subjectAnálise literáriapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.title“Manuais de conduta” contemporâneos ou “manifestos” feministas para mulheres: uma leitura do feminino na trilogia crônica de Martha Medeirospor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização.pdfTermo de autorização211.83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
termo de confirmação.pdfTermo de confirmação 219.74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
TESE COMPLETA FINAL - KYSSIARAPSILVA.pdfTESE COMPLETA - KYSSIA RAFAELA ALMEIDA PINTO DA SILVA1.4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons