Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3768
Tipo do documento: Tese
Título: Entre a expectativa e a realidade: implicações do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) para a formação acadêmico- profissional em Serviço Social no contexto da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB
Autor: Lima, Doniêgo Ferreira de
Primeiro orientador: Nóbrega, Mônica Barros da
Primeiro membro da banca: Nóbrega, Mônica Barros da
Segundo membro da banca: Sousa, Moema Amélia Serpa Lopes de
Terceiro membro da banca: Pereira, Larissa Dahmer
Resumo: A presente dissertação trata do tema da Interiorização dos Cursos de Graduação, através do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Teve como escopo central analisar as implicações para a formação acadêmico-profissional em Serviço Social com a expansão dos Cursos de Graduação, através do REUNI, na realidade da Universidade Federal de Campina Grande - PB (UFCG), Campus Sousa - PB. Cabe explicitar que a pesquisa teve como objetivos específicos apreender os objetivos, os princípios, as diretrizes, a metodologia e o cronograma do REUNI; detectar quais as possibilidades e os desafios para a efetivação do projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares de 1996, no Curso de Serviço Social, Campus Sousa – PB. Para tanto, o materialismo histórico-dialético nos pareceu ser o respaldo teórico-metodológico mais viável para empreender uma análise concreta do real concreto, ou seja, captar criticamente as contradições que atravessam o processo de formação profissional. Para que fosse possível atender aos objetivos da pesquisa, optamos por investir em uma pesquisa documental, analisando o Plano Político Pedagógico do Curso, a proposta de adesão da UFCG ao REUNI, a ata da reunião do colegiado em que ocorreu a aprovação da proposta etc. Esse percurso crítico-analítico proporcionou elementos que nos fizeram aproximar-se da realidade do nosso objeto de estudo, cuja relevância está justamente na possibilidade de sistematizar as particularidades que envolvem a formação acadêmico- profissional em Serviço Social no Alto Sertão Paraibano, ressaltando as implicações do REUNI para a referida formação além de ser, em grande medida, uma contribuição ao debate profissional, sobretudo, em relação a qualidade do processo formativo, as condições do trabalho docente e os desafios e possibilidade para efetivação das Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Nessa perspectiva, a pesquisa é também um convite ao fortalecimento da luta coletiva em defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade. Os resultados apontam para o reconhecimento da importância do processo de interiorização do ensino superior, para a identificação de um conjunto de esforços do corpo docente do curso de Serviço Social da UFCG em desenvolver uma formação acadêmico-profissional de qualidade, pautada nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS e, por fim, que algumas das propostas do REUNI não se efetivaram, o que vem provocando uma precarização do trabalho docente, tendo em vista, por exemplo, o aumento de alunos em detrimento da ampliação do quadro de profissionais e de investimentos na infraestrutura do campus.
Abstract: This dissertation deals with the theme of the Interiorization of Undergraduate Courses, through the Plan of Expansion and Restructuring of Federal Universities (REUNI). Its central scope was to analyze the implications for academic-professional training in Social Work with the expansion of Undergraduate Courses, through REUNI, in reality at the Federal University of Campina Grande - PB (UFCG), Campus Sousa - PB. It is worth mentioning that the research had as specific objectives to apprehend REUNI's objectives, principles, guidelines, methodology and schedule; detect what are the possibilities and challenges for the realization of the training project expressed in the Curriculum Guidelines of 1996, in the Social Service Course, Campus Sousa - PB. To this end, historical-dialectical materialism seemed to us to be the most viable theoretical-methodological support for undertaking a concrete analysis of the concrete reality, that is, to critically capture the contradictions that go through the process of professional training. In order to be able to meet the research objectives, we opted to invest in a documentary research, analyzing the Political Pedagogical Plan of the Course, the proposal to join UFCG to REUNI, the minutes of the collegiate meeting in which the proposal was approved, etc. This critical-analytical path provided elements that brought us closer to the reality of our object of study, whose relevance lies precisely in the possibility of systematizing the particularities that involve academic-professional training in Social Work in Alto Sertão Paraibano, highlighting the implications of REUNI for this training, in addition to being, to a large extent, a contribution to the professional debate, above all, in relation to the quality of the training process, the conditions of the teaching work and the challenges and possibility for the implementation of the Curricular Guidelines of the Brazilian Association of Education and Research in Social Work (ABEPSS). In this perspective, research is also an invitation to strengthen the collective struggle in defense of public, secular, free and quality education. The research recognized the importance of the process of interiorization of higher education, identified a set of efforts by the faculty of the UFCG Social Service course to develop quality academic-professional training, based on the ABEPSS Curricular Guidelines and concluded that some of the proposals of REUNI have not taken place, which has made work precarious, considering, for example, the increase in students at the expense of expanding the staff and investments in campus infrastructure.
Palavras-chave: Serviço social
Interiorização do ensino superior
Universidades federais
Social work
Interiorization of Higher Education
Área(s) do CNPq: SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
Citação: Lima, D. F. de. Entre a expectativa e a realidade: implicações do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) para a formação acadêmico- profissional em Serviço Social no contexto da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB. 2020. 112f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3768
Data de defesa: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS - Doniêgo Ferreira de Lima.pdf1.19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.