Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3759
Tipo do documento: Dissertação
Título: A análise didática de erros: Um estudo com equações do segundo grau
Título(s) alternativo(s): Teaching error analysis: A study with second degree equations
Autor: Santos Júnior, José Ferreira dos 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lucio
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Souza, Jamille Vilas Bôas de
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio e professores de matemática da rede pública de ensino. Esta pesquisa é de caráter qualitativa e os dados coletados foram as produções realizadas pelos alunos a partir de quatro situações envolvendo equações do segundo grau, além das entrevistas estruturadas com os professores participantes da pesquisa. O estudo buscou evidenciar os tipos de erros cometidos pelos alunos resolvendo equações do segundo grau. Utilizamos como suporte teórico o MADE - modelo de análise didática dos erros, proposto por Torre (2007). O modelo nos oferece a possibilidade de analisar diversos tipos de erros que podem ocorrer em três momentos do processo de resolução de uma questão, ou seja, erros do momento de entrada, organização e execução. O mesmo autor nos oferece suporte teórico para fazer o tratamento didático dos erros cometidos pelos alunos, que consistem em três fases: detecção, identificação e retificação de erros. A partir das resoluções dos alunos ficou constatado o elevado índice de erros, com isso, utilizamos o tratamento didático de erros que possibilitou melhorar o desempenho dos mesmos. Foi possivel perceber que devido ao tratamento didático dos erros realizado, o cenário que antes era de diversos erros, passou a ser de uma redução significativa nos mesmos. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender suas percepções acerca do erro do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Eles compreendem que o erro é importante, porém constatamos que lhes faltam conhecimentos teóricos de como seria a melhor forma de tratar o erro do aluno em sala de aula, todavia mostram-se inquietos quando o erro é evidenciado desenvolvendo alguma estratégia que julgam ser a correta. Além do mais alguns professores percebem o erro de seus alunos, podemos evidenciar nos depoimentos dados pelos professores características que situam o erro do ponto de vista positivo e quanto negativo.
Abstract: The aim of this study is to understand the role of error in the teaching and learning process of mathematics. The research participants were first-year high school students and public school math teachers. This research is qualitative and the data collected were the productions made by students from four situations involving high school equations, in addition to structured interviews with teachers participating in the research. The study sought to highlight the types of errors made by students solving high school equations. We used as theoretical support the MADE - model of didactic analysis of errors, proposed by Torre (2007). The model offers us the possibility to analyze several types of errors that can occur at three moments in the process of resolving an issue, that is, errors at the time of entry, organization, and execution. The same author offers us theoretical support to do the didactic treatment of errors made by students, which consist of three phases: detection, identification, and correction of errors. Based on the students' resolutions, a high rate of errors was found, with this, we used the didactic treatment of errors that made it possible to improve their performance. It was possible to realize that due to the didactic treatment of the errors carried out, the scenario that used to be of several errors, became a significant reduction in them. With the teachers participating in the research, we seek to understand their perceptions about the student's error in the teaching and learning process. They understand that the error is important, but we note that they lack theoretical knowledge of what would be the best way to deal with the student's mistakes in the classroom, but they are uneasy when the error is evidenced by developing some strategy that they believe to be the correct one. In addition, some teachers perceive the error of their students, we can evidence in the testimonies given by the teachers characteristics that situate the error from a positive and a negative point of view.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Equações do segundo grau
Modelo Analítico de Análise de Erros - MADE
Model of didactic analysis of errors
Second degree equations
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTOS JÚNIOR, José Ferreira dos. A análise didática de erros: Um estudo com equações do segundo grau. 2020. 100f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3759
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ferreira dos Santos JúniorPDF - José Ferreira dos Santos Júnior1.63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Autorização de InserçãoPDF - Termo de Autorização de Inserção348.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de Confirmação e CadastramentoPDF - Termo de Confirmação e Cadastramento259.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.