Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3744
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
Autor: Catão, Simone Nóbrega 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Lima, Ilauro de Souza
Segundo membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Terceiro membro da banca: Lira, Sonia Maria de
Resumo: A Química é uma disciplina que apresenta uma linguagem característica repleta de informações visuais (símbolos, fómulas, reações, gráficos, etc). O ensino de Química para alunos cegos representa um grande desafio, neste caso o ledor desempenha importante função nas aulas da referida disciplina. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a prática de leitura realizada por duas ledoras em atividades na disciplina de Química relacionada ao conteúdo funções inorgânicas, para uma aluna cega matriculada no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, localizado no município de Campina Grande – PB. Baseado no estudo de caso com abordagem qualitativa no acompanhamento de duas ledoras com uma aluna cega nas aulas de Química. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observações in loco. No caso das entrevistas a análise foi baseado no método indutivo. Os resultados apontaram a importância da formação contínua para ledores, pois os principais obstáculos encontrados no processo de leitura das atividades na disciplina de Química remetem tanto ao desconhecimento do conteúdo desta disciplina quanto a ausência de técnicas e estratégias de leitura adaptadas a aluna cega dificultando a compreensão do seu conteúdo. A falta de diálogo entre professor- ledor, representa outro fator que remete a falhas no processo de leitura que podem ser superados através de troca de conhecimentos entre os interlocutores. Concluímos que a mediação da leitura entre ledor-cego na disciplina de Química é uma tarefa que exige do ledor formação contínua nas práticas cotidianas da leitura interativa. Constatamos que um ledor formado na área desta disciplina terá maior facilidade na mediação da leitura, esse conhecimento permitirá o uso de estratégias que facilitem a compreensão do conteúdo pelo cego.
Abstract: Chemistry is a subject that presents a characteristic language full of visual information (symbols, formulas, reactions, graphs, etc). The teaching of Chemistry for blind students presents a great challenge, in this case the reader plays an important role in the classes of this subject. Thus, the general objective of this study was to analyze the reading practice practiced by two readers in activities in the subject of Chemistry related to the content of inorganic functions, for a blind student enrolled in the Federal Institute of Paraíba - IFPB, located in the city of Campina Grande – PB. Based on the case study with a qualitative approach in the follow-up of two readers with a blind student in Chemistry classes. Data were collected through semi-structured interviews and in loco observations. In the case of interviews the analysis was based on the inductive method. The results pointed out the importance of continuous training for readers, since the main obstacles encountered in the reading process of the activities in the subject of Chemistry refer to the lack of knowledge of the contents of this discipline as the absence of techniques and strategies of reading adapted to the blind student making it difficult to understand of its content. The lack of dialogue between teacher-reader represents another factor that refers to failures in the reading process that can be overcome through the exchange of knowledge between the interlocutors. We conclude that the mediation of the reading between blind- reader in the subject of Chemistry is a task that requires the reader to continue training in the daily practices of interactive reading. We verified that a reader trained in the area of this subject will have greater facility in mediation of reading, this knowledge will allow the use of strategies that facilitate the understanding of the content by the blind student.
Palavras-chave: Mediação da leitura
Ledor
Ensino de Química
Educação inclusiva
Reader
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CATÃO, S. N. Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química. 2019. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3744
Data de defesa: 23-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Nóbrega Catão.pdfPDF - Simone Nóbrega Catão2.11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Simone Nóbrega Catão.pdfProduto - Simone Nóbrega Catão317.07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.