Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Erick Ferreira-
dc.contributor.advisor1Santos, Gilvan de Melo-
dc.date.accessioned2021-03-03T10:44:42Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.identifier.citationCABRAL, E. F. As estruturas do imaginário na Odisseia de Homero. 2020. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3685-
dc.description.resumoA literatura é um elemento de caráter formador na personalidade e na cultura de um povo. Desde a Antiguidade, grandes clássicos literários têm deixado um legado de conhecimento para a humanidade no sentido de entender sua própria vida e continuam a falar para o homem moderno, não obstante todas as mudanças culturais que se processaram desde então. Essas obras trazem em seu âmago os mitos como mensagens vivas que falam diretamente ao leitor. É principalmente nestes clássicos que devemos buscar essa mensagem viva e universal e entender o que eles têm a dizer à cultura hodierna. Uns dos mais notáveis, nesse sentido, são os clássicos de Homero. O objetivo da pesquisa é coligir os símbolos mais recorrentes na obra Odisseia (2018), de Homero, e realizar uma classificação simbólica deles, levando em conta o contexto no qual esses símbolos estavam inseridos, bem como o Regime da Imagem predominante em cada uma dessas categorias. Para tanto, utilizamos a teoria do imaginário de Gilbert Durand (2002) e seu método de abordagem, o qual forneceu a chave para a observação das estruturas e regimes da imagem presentes na narrativa. Como complemento, consideramos pressupostos de autores que trataram da mitologia grega, tais como Grimal (2013) e Diel (1991), e da mitologia no sentido geral, como Campbell (2004), Barthes (2007), Eliade (1963), Armstrong (2005), entre outros. Tal análise se justifica pelo fato de incorrer em um tipo de hermenêutica ainda não implementada nesse clássico da Antiguidade, além de trazer à baila um estudo de mito num dos maiores clássicos da literatura. Um estudo que, em seus resultados, elucidou, entre outras questões, a presença preponderante da estrutura mística no Regime Noturno. Encontramos um herói solar, Odisseu, vindo da Guerra de Tróia, que passa por um processo de amadurecimento até se tornar um herói lunar e alcançar a plenitude em ambos os Regimes, Diurno e Noturno.por
dc.description.abstractLiterature is an element of formative character in the personality and culture of a people. Since antiquity, great literary classics have left a legacy of knowledge for humanity to understand their own life and continue to speak to modern man, despite all the cultural changes that have taken place since then. These works have myths at their core as living messages that speak directly to the reader. It is mainly in these classics that we must seek out this living and universal message and understand what they have to say to today's culture. Some of the most notable in this sense are Homer's classics. The aim of the research is to collect the most recurrent symbols in Odisseia of Homer (2018), and carry out a symbolic classification of them, taking into account the context in which these symbols were inserted, as well as the Image Regime prevailing in each of these categories. For this, we used the theory of imagery by Gilbert Durand (2002) and his approach method, which provided the key for the observation of the structures and regimes of the image present in the narrative. As a complement, we consider the assumptions of authors who dealt with Greek mythology, such as Grimal (2013) and Diel (1991), and mythology in the general sense, such as Campbell (2004), Barthes (2007), Eliade (1963), Armstrong (2005), among others. Such an analysis is justified by the fact of incurring a type of hermeneutics not yet implemented in this classic of Antiquity, in addition to bringing up a study of myth in one of the greatest classics of literature. A study that, in its results, elucidated, among other issues, the preponderant presence of the mystical structure in the Night Regime. We found a solar hero, Odysseus, coming from the Trojan War, who goes through a process of maturation until he becomes a lunar hero and reaches fullness in both the Day and Night Regimes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Lima (andressa@uepb.edu.br) on 2020-12-01T13:30:32Z No. of bitstreams: 1 PDF A - ERICK FERREIRA CABRAL.pdf: 1077777 bytes, checksum: 2d25a23ae1804f017983b46b42e6f931 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2021-03-03T10:44:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF A - ERICK FERREIRA CABRAL.pdf: 1077777 bytes, checksum: 2d25a23ae1804f017983b46b42e6f931 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-03T10:44:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF A - ERICK FERREIRA CABRAL.pdf: 1077777 bytes, checksum: 2d25a23ae1804f017983b46b42e6f931 (MD5) Previous issue date: 2020-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9676/PDF%20A%20-%20ERICK%20FERREIRA%20CABRAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise literáriapor
dc.subjectMitopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectPoema épicopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs estruturas do imaginário na Odisseia de Homeropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF A - ERICK FERREIRA CABRAL.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.