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Tipo do documento: Dissertação
Título: Capitalismo, saúde mental e políticas sobre dorgas: uma análise da tendência para os tratamentos dos sujeitos
Autor: Costa, Rosiane Oliveira da 
Primeiro orientador: Silva, Alessandra Ximenes da
Primeiro membro da banca: Silva, Alessandra Ximenes da
Segundo membro da banca: garcia, Maria Lúcia teixeira
Terceiro membro da banca: Nóbrega, Mônica Barros da
Resumo: A exclusão social que as pessoas com deficiência sofreram ao longo da história da humanidade privou os mencionados indivíduos da participação plena e efetiva na sociedade. O cenário se alterou apesar que tardiamente a partir do início da segunda metade do século XX em que conquistas nas mais diversas áreas, como a científica e a jurídica, em âmbito internacional, deram evidência para o referido grupo social consistindo na declaração de sua condição de vulnerabilidade. Os indivíduos com deficiência passaram a ser vistos como sujeitos de direitos e adquiriram a capacidade de se expressar ou posicionar contrário às atitudes que colocassem seus direitos básicos em risco de serem desrespeitados. A promoção do princípio da igualdade entre crianças e adolescentes com deficiência e as demais pessoas, em especial na educação básica, gira em torno da devida assistência fundada em uma concepção inclusiva, seja ela representada por profissionais especializados, profissionais que acompanham as crianças em suas atividades nas escolas, materiais adequados, bem como pela dedicação dos dirigentes das escolas, em proporcionar um ambiente que favoreça o respeito e a integração social. Na esteira desse raciocínio, a dissertação objetiva investigar as vivências educacionais das crianças com deficiência em uma escola da rede de ensino do município de Campina Grande, na perspectiva da educação em direitos humanos. Nossa proposta é averiguar como isso se apresenta com crianças com deficiência em uma escola pública da rede municipal de Campina Grande-PB e se esse tratamento está em conformidade com as legislações internacionais e nacionais que salvaguardam direitos e garantias desse grupo social. Tomamos por base os escritos de Regina Maria Gadelha (2017), Maria Teresa Eglér Mantoan (2003), Edilene Aparecida Ropoli (2010), Vera Maria Candau (2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica com estudo de caso articulada à discussão bibliográfica, documental. Foram colaboradores deste estudo os responsáveis dos alunos com deficiência, os cuidadores, a professora da sala de AEE, as docentes das salas regulares, bem como a gestora da unidade educacional. Como instrumentos de coleta de dados, optamos pela observação participante, entrevista semi-estruturada e coleta de documentos. Por meio desse estudo, visou-se enfatizar a importância de uma educação inclusiva, primeiro plano, para o próprio aluno com necessidades educativas especiais e todos que compõem a rede de ensino; em segundo plano, para o corpo social como um todo, vez que corrobora para a construção de uma sociedade inclusiva, de respeito à diversidade, proporcionando uma cultura de integração social, tendo em vista que a educação que busque trabalhar na perspectiva dos direitos humanos.
Abstract: The social exclusion that people with disabilities have suffered throughout human history has deprived those individuals of full and effective participation in society. The scenario changed despite the fact that, from the beginning of the second half of the twentieth century, when conquests in the most diverse areas, such as scientific and legal, at the international level, gave evidence to the referred social group, consisting in the declaration of its condition of vulnerability. Individuals with disabilities started to be seen as subjects of rights and acquired the ability to express themselves or to oppose attitudes that put their basic rights at risk of being disrespected. The promotion of the principle of equality between children and adolescents with disabilities and other people, especially in basic education, revolves around appropriate assistance based on an inclusive concept, whether it be represented by specialized professionals, professionals who accompany children in their activities. in schools, adequate materials, as well as the dedication of school leaders, in providing an environment that favors respect and social integration. In line with this reasoning, the dissertation aims to investigate the educational experiences of children with disabilities in a school in the city of Campina Grande, from the perspective of human rights education. Our proposal is to find out how this presents to children with disabilities in a public school in the municipal network of Campina Grande-PB and if this treatment is in accordance with international and national laws that safeguard the rights and guarantees of this social group. We take as a basis the writings of Regina Maria Gadelha (2017), Maria Teresa Eglér Mantoan (2003), Edilene Aparecida Ropoli (2010), Vera Maria Candau (2009). It is a qualitative research of the ethnographic type with a case study articulated to the bibliographical, documentary discussion. Collaborators of this study were responsible for the students with disabilities, the caregivers, the teacher of the AEE room, the teachers of the regular rooms, as well as the manager of the educational unit. As data collection instruments, we chose participant observation, semi-structured interviews and document collection. Through this study, the aim was to emphasize the importance of an inclusive education, foreground, for the student himself with special educational needs and everyone who makes up the education network; in the background, for the social body as a whole, since it supports the construction of an inclusive society, with respect for diversity, providing a culture of social integration, considering that education that seeks to work from the perspective of human rights.
Palavras-chave: Educação escolar
Criança
Deficiência
Child
Deficiency
Área(s) do CNPq: SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
Citação: COSTA, R. O. da. Capitalismo, saúde mental e políticas sobre dorgas: uma análise da tendência para os tratamentos dos sujeitos. 2020. 225f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3676
Data de defesa: 28-Set-2020
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

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