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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3659
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memória e imaginário do vaqueiro na aula de leitura: uma ação docente de valorização da poesia oral na educação básica |
Autor: | Araújo, Renato de |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Linduarte Pereira |
Resumo: | O ensino de língua(gem) que toma como base aspectos da cultura, imaginário e identidade nordestina deve evidenciar a escuta/leitura da poesia oral presente nos gêneros textuais que compõem o cancioneiro popular do Nordeste. Diante disso, uma problemática se impõe ao pesquisador que atua frente ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: qual o impacto promovido por um ensino de língua materna que considera a prática de leitura a partir da valorização dos aspectos socioculturais e históricos da localidade dos sujeitos envolvidos com a cultura do Nordeste? Para responder esse questionamento, o estudo buscou, como objetivo geral, desenvolver uma metodologia de ensino que permitisse aos alunos envolvidos com a pesquisa considerar a leitura do texto a partir dos aspectos socioculturais e históricos, configurados como componentes do imaginário do homem do campo, que se traduz no cancioneiro popular nordestino. Para tanto, a pesquisa foi guiada pelos seguintes objetivos específicos: i) promover o contato do aluno com os gêneros textuais das modalidades orais e escritas; ii) elaborar um plano de ensino para um trabalho que priorize a leitura de textos de forma a (com o auxílio da análise linguística) revisitar a identidade heroica do vaqueiro nordestino; iii) empreender uma análise que permitisse a compreensão dos resultados obtidos a partir do estudo realizado, evidenciando os textos que circulam no cotidiano dos alunos envolvidos com a prática de ensino de linguagem efetivada. A realização da pesquisa encontrou suporte teórico tanto nos documentos oficiais Lei de Diretrizes e Bases da educação, Nº 9.396/1996, LDB, (BRASIL, 1996), PCN+ para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), Base Nacional Comum Curricular, BNCC (BRASIL, 2017), que asseguram a presença das manifestações culturais no ensino de língua materna; quanto em Ferrarezi Jr. (2010; 2013), Lenz (2013), Lakoff e Johnson (2002), pelas contribuições das semânticas (Cultural, Cognitiva, de Contextos e Cenários), bem como em Müller e Viotti (2013), Pietroforte e Lopes (2005) e Gomes (2003), por exporem os fenômenos linguísticos investigados pelas semânticas Formal, Lexical e Estrutural. No que diz respeito aos conceitos de performance, poesia oral e midiatização da voz, autores como Rodrigues (2011) e Zumthor (2007; 1997) foram utilizados pela relevância de seus ensinamentos para a pesquisa em linguagens. Igualmente, Pitta (2005), Durand (2002) e Jung (2014; 2016) promoveram discussões essenciais sobre o imaginário, inconsciente coletivo e os arquétipos que compõem as narrativas míticas encontradas nas línguas naturais. Este estudo se justifica pela relevância de produzir conhecimentos que enriqueçam a formação do professor pesquisador no seu fazer docente, permitindo à orientação de cidadãos sensíveis a partir do ensino que proporciona a percepção da produção dos sentidos atualizados por meio da língua(gem) em uso. Esta pesquisa demonstrou que a valorização da cultura local pela escola, por meio da leitura de textos da tradição popular, potencializou o ensino de língua(gem), uma vez que os participantes demonstraram (através das atividades realizadas) o aperfeiçoamento de habilidades e competências relacionadas às práticas de leitura, escuta, fala, escrita e reflexão sobre a língua. |
Abstract: | The teaching of language (gem) based on aspects of Northeastern culture, imagery and identity should highlight the listening / reading of oral poetry present in the textual genres that make up the popular songbook in the Northeast. Given this, a problem is imposed on the researcher who works in the face of Portuguese Language teaching in Basic Education: what is the impact promoted by a mother tongue teaching that considers the practice of reading from the valuation of the socio-cultural and historical aspects of the subjects' location involved with the culture of the Northeast? To answer this question, the study sought, as a general objective, to develop a teaching methodology that would allow students involved in the research to consider reading the text from the socio-cultural and historical aspects, configured as components of the imaginary of the country man, who translates into the popular northeastern songbook. To this end, the research was guided by the following specific objectives: i) to promote student contact with the textual genres of oral and written modalities; ii) elaborate a teaching plan for a job that prioritizes the reading of texts in order to (with the aid of linguistic analysis) revisit the heroic identity of the northeastern cowboy; iii) undertake an analysis that would allow the understanding of the results obtained from the study carried out, highlighting the texts that circulate in the daily lives of students involved with the practice of effective language teaching. The realization of the research found theoretical support both in the official documents Law of Directives and Bases of Education, Nº 9.396 / 1996, LDB, (BRASIL, 1996), PCN + for High School (BRASIL, 2006), Common National Curricular Base, BNCC ( BRAZIL, 2017), which ensure the presence of cultural manifestations in mother tongue teaching; and in Ferrarezi Jr. (2010; 2013), Lenz (2013), Lakoff and Johnson (2002), for the contributions of semantics (Cultural, Cognitive, of Contexts and Scenarios), as well as in Müller and Viotti (2013), Pietroforte and Lopes (2005) and Gomes (2003), for exposing the linguistic phenomena investigated by Formal, Lexical and Structural semantics. With regard to the concepts of performance, oral poetry and mediatization of the voice, authors such as Rodrigues (2011) and Zumthor (2007; 1997) were used due to the relevance of their teachings for language research. Likewise, Pitta (2005), Durand (2002) and Jung (2014; 2016) promoted essential discussions about the imaginary, the collective unconscious and the archetypes that make up the mythical narratives found in natural languages. This study is justified by the relevance of producing knowledge that enriches the training of the researcher teacher in his teaching practice, allowing the guidance of sensitive citizens from the teaching that provides the perception of the production of the updated senses through the language (gem) in use. This research demonstrated that the valorization of local culture by the school, through the reading of texts from the popular tradition, enhanced the teaching of language (gem), since the participants demonstrated (through the activities carried out) the improvement of related skills and competences reading, listening, speaking, writing and reflecting on the language. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Poesia oral Cultura popular Memória Imaginário |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | ARAÚJO, Renato de. Memória e imaginário do vaqueiro na aula de leitura: uma ação docente de valorização da poesia oral na educação básica. 2020. 288 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3659 |
Data de defesa: | 14-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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