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Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura indígena no ensino fundamental: uma experiência na escola do campo
Autor: Silva, Jackeline de Almeida
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Medeiros da
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a recepção da literatura de temática indígena em uma escola do campo. O nosso principal objetivo foi, na perspectiva do letramento literário, desenvolver um trabalho de educação literária a partir da leitura de algumas obras indígenas de diversas etnias, centrada na obra “Meu vô Apolinário: Um mergulho no rio da (minha) memória”, de Daniel Munduruku, com alunos do primeiro segmento da Educação Básica. Para isso, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática, especialmente com narrativas indígenas, em diálogo com outros gêneros que versassem sobre a cultura indígena, tais como: poesias, lendas, músicas, artes visuais, de modo a enriquecer o universo cultural dos alunos e valorizar a tradição indígena, além de estimular práticas leitoras nesse aspecto. O estudo constou de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação, com uma abordagem etnográfica, que buscou conhecer a cultura e tradição indígena, com foco na etnia Potiguara, e analisar de que forma alunos do Ensino Fundamental receberiam a cultura indígena em uma abordagem metodológica que visava à formação do aluno crítico e criativo, aquele atuante no meio social em que está inserido. Para tanto, foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a observação, a entrevista, o questionário e a captura de imagens. O locus da pesquisa foi a Escola Municipal Cícero Correia de Meneses localizada na zona rural de Campina Grande-PB. Os colaboradores deste estudo foram alunos e a professora do 5º ano do Ensino Fundamental da referida instituição escolar. A pesquisa encontra-se teórico-metodologicamente respaldada em Cosson (2006), Graúna (2003), Jauss (1979), Iser (1996), Bordini e Aguiar (1998), bem como na literatura indígena de Daniel Munduruku (2012), Thiél (2012), e de documentos legais que tratam da educação indígena. Diante dos resultados da intervenção pedagógica, pode-se concluir que o texto de Daniel Munduruku, diretriz da sequência proposta, em virtude de seu aspecto memorialístico, o escritor encantou os alunos e permitiu que os nossos sujeitos leitores se encontraram, via literatura, com outros sujeitos, os indígenas. Logo, a experiência realizada mostrou-se relevante porque contribuiu para despertar o interesse do leitor pela literatura de temática indígena, consequentemente, para fomentar o reconhecimento social e cultural dos povos indígenas como sujeitos de direito.
Abstract: This paper aims to study the reception of indigenous literature in a countryside school. Our main purpose was, in the perspective of literary literacy, to develop a work of literary education based on the reading of some indigenous papers originated from different ethnicities, centered on the book “ Meu vô Apolinário: Um mergulho no rio da (minha) memória”, by Daniel Munduruku, with some elementary school students.To achieve this, a didactic sequence was developed and applied, especially with indigenous narratives, dialogues with other genres that dealt with indigenous culture, such as: poetry, legends, music, visual arts, in order to enrich the students' cultural universe and enhance the indigenous tradition, in addition to encouraging reading practices in this meaning. The study consisted of a qualitative research, of the action type, with an ethnographic approach, which sought to know the indigenous culture and tradition, focusing on the Potiguara ethnicity, and to analyze how primary school students would receive indigenous culture in a methodological approach that aimed at the formation of the critical and creative student, the one who works in the social environment in which he is in. For this purpose, observation, interview, questionnaire and image capture were used as data collection instruments. The research took place at Cícero Correia de Meneses Municipal School located in a countryside area of Campina Grande city, state of Paraíba. The collaborators in this study were the students and their teacher from the 5th grade of that school. This research has been theoretically and methodologically supported by Cosson (2006), Graúna (2003), Jauss (1979), Bordini and Aguiar (1998), as well as in the indigenous literature of Daniel Munduruku (2012), Thiél (2012), and of some legal documents that deal with indigenous education. In view of the results obtained from the pedagogical intervention, it can be concluded that literary literacy is relevant in promoting discussions about indigenous literature, contributing to the social and cultural recognition of indigenous peoples as a subject of law. The results suggest that the practice of literary literacy is an effective possibility in approaching indigenous literature. From the results of the pedagogical intervention, it was concluded that Daniel Munduruku's text, based on the sequence's guideline and due to his memorialistic aspect, enchanted students and allowed our readers to meet, via literature, with others subjects, the indigenous one. Therefore, the experience performed proved to be relevant because it contributed to increase the interest of the reader in the literature on indigenous themes, consequently, to foster the social and cultural recognition of indigenous peoples and their rights.
Palavras-chave: Letramento literário
Literatura indígena
Daniel Munduruku
Formação de leitores
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SILVA, Jackeline de Almeida. A literatura indígena no ensino fundamental: uma experiência na escola do campo. 2020. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3657
Data de defesa: 16-Jun-2020
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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