Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3655
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhos e descaminhos das políticas educacionais para os anos iniciais do ensino fundamental e seus reflexos na formação docente
Autor: Silva, Maria Leonilde da
Primeiro orientador: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: As políticas educacionais compreendem um conjunto de ações que objetivam oferecer melhores oportunidades educacionais a estudantes e professores/as de diferentes etapas, para assim diminuir ou solucionar alguns problemas no campo da educação brasileira. Entretanto, percebe-se que essas medidas se concentram na atuação docente e direcionam suas ações em torno de duas disciplinas consideradas imprescindíveis para o sucesso do(a) aluno(a), assim como supervalorizam as avaliações externas e seus resultados como termômetro para determinar o sucesso ou insucesso de estudantes e professores(as). Considerando esses aspectos, esta pesquisa tem como objetivo geral problematizar as políticas educacionais para os anos iniciais no contexto de suas principais ações (programas educacionais e avaliações de rendimento) e sua interferência na formação docente. A pesquisa destaca como categorias de análise as políticas educacionais, a avaliação e a formação docente, tendo como arcabouço teórico diversos autores, entre eles: Afonso (2009; 2019); Apple (2000); Garcia (2010) e Hypolito (2010). Estudiosos defensores de uma educação democrática, que respeite os/as estudantes e os/as professores/as, livre de qualquer viés mercantil e pautada na luta pela cidadania. Na metodologia, prevaleceu o caráter qualitativo e envolveu a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Possui natureza descritiva, explicativa e exploratória. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado o questionário. O lócus que serviu de base para a pesquisa de campo foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador José Grimaudo Tavares, em Juripiranga-PB. Os participantes foram professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Por meio da pesquisa, foi possível perceber que as professoras consideram a formação relevante para o compartilhamento de saberes e experiências docentes, mas atualmente se sentem desvalorizadas diante do cenário que a educação brasileira apresenta. As reflexões e experiências oportunizadas por este trabalho buscam demonstrar a importância de coadunar esforços no sentido de valorizar os saberes docentes e sua voz, ao pensar em ações voltadas para solucionar as dificuldades educacionais, bem como considerar o significado da educação e do conhecimento na vida escolar e social do educando, para que ele possa se inserir efetivamente nos diferentes contextos sociais em que vive. A temática discutida foi imprescindível para pensar os caminhos que a educação de nossas crianças está seguindo e em que condições tem se dado esse processo, especialmente no que concerne ao trabalho docente.
Abstract: Educational policies comprise a set of actions that aim to offer better educational opportunities for students and teachers of different stages and, therefore, reduce or solve some problems in the field of Brazilian education. However, we notice that these measures are focused on teachers’ performances and direct their actions around two disciplines, considered essential for students’ success, as they overestimate external evaluations and their results as a thermometer to determine the success or failure of students and teachers. Considering those aspects, this research has as general objective to problematize educational policies for the Early Years in the context of their main actions (educational programs and performance evaluations) and their interference in teachers’ education. Considering those aspects, this research main objective is problematize the educational policies at the early stages in the context of their own actions (educational programs and performance assessments) and their interference in teachers’ education. The research highlights educational as categories of analysis educational policies, evaluation and teacher training, having as theoretical basis various authors, among them Afonso (2009, 2019), Apple (2000), Garcia (2010), Hypolito (2010), defenders of a democratic education, that respects students and teachers, free from any commercial bias and based on the struggle for citizenship; The methodology adopted for conducting the research was qualitative, involving bibliographical, documentary and field research, of a descriptive, explanatory and exploratory nature. We used a questionnaire as a tool for data collection. The locus that served as the basis for the field research was the Municipal School of Elementary Education Vereador José Grimaudo Tavares, in Juripiranga-PB, with teachers from the first to the fifth grades of elementary school as participants. Through this research, we could notice that the teachers consider teachers’ education relevant for sharing knowledge and teaching experiences, but currently they feel devalued in face of the current scenario of Brazilian education. The reflections and experiences made possible by this research seek to demonstrate the importance of combining efforts in the sense of valuing teaching knowledge and its voice when thinking about actions aimed at solving educational difficulties, as well as considering the meaning of education and knowledge in students’ school and social life so that they can effectively insert themselves in the different social contexts they live. We believe that the topic discussed here is essential for us to think about the paths that our children's education is following and in what conditions this process has taken place, especially with regard to teachers’ work.
Palavras-chave: Formação docente
Políticas educacionais
Estudante
Avaliação educacional
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SILVA, Maria Leonilde da. Caminhos e descaminhos das políticas educacionais para os anos iniciais do ensino fundamental e seus reflexos na formação docente. 2020. 85f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3655
Data de defesa: 15-Jun-2020
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-MARIA LEONILDE DA SILVA.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.