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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização: uma proposta de intervenção pedagógica
Autor: Fernandes, Ana Paula Augusta da Silva
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Resumo: A alfabetização é um processo contínuo e fundamental à formação de qualquer sujeito, entretanto, durante décadas, se concentraram, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, altos índices de reprovação, que, inúmeras vezes, foram atribuídos aos métodos utilizados, aos professores e, obviamente, à própria criança. Tendo em vista que, hoje, isso ainda se perpetua, o presente trabalho está debruçado sobre as dificuldades de aprendizagem referentes à escrita, e a sua complexidade no processo de ensino aprendizagem. Tal investigação se embasa em reflexões e inquietações oriundas de uma problemática: o fracasso escolar no processo de alfabetização, que tem se perpetuado e resultado em exclusão sócio-educacional da criança, principal afetada. Logo, este estudo tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino, pautadas nas etapas de frequência, sistematicidade e consistência, que visem conduzir a superação das dificuldades de aprendizagem em escrita de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, com características experimental, etnográfica e bibliográfica, tendo como principais aportes teórico-metodológicos os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Ferreiro e Teberosky (1984), Freitas, Alves e Costa (s.d), Kleiman (1995; 2008), Piaget (1990), Soares (2004) e Vygotsky (1991). Os dados analisados indicaram que a não aprendizagem da maioria das crianças participantes da pesquisa era reflexo de uma dificuldade de ensino, uma dispedagogia, e não de uma dificuldade de aprendizagem, superada pela mediação executada na pesquisa ação, que permitiu a aproximação da escrita assimétrica a uma escrita convencional. Isso nos leva a interpretar que a atuação/intervenção em turmas do 4º ano é de fundamental importância, não apenas para que os professores alfabetizadores identifiquem a(s) causa(s) da dificuldade de escrita de seus alunos, mas para perceber que, por meio da mediação e do olhar, podem construir vínculos de confiança, viabilizando novas aprendizagens e a superação das dificuldades existentes.
Abstract: The literacy is a continuous and fundamental process in the formation of any individual, however, for decades, high levels of failure were concentrated in the early grades of elementary school, which were often justified by blaming methods, teachers and, obviously, the child herself or himself. Keeping in mind that this is still perpetuated today, the present work focuses on the difficulties resulting from the complexity that exists in the teaching-learning process, which become effective in the literacy process and involve teachers and learners. This investigation is based on reflections and concerns arising from a problem that has been perpetuated and resulted in socio-educational exclusion, in which the child is the main affected. Therefore, this study has the purpose to develop teaching strategies, based on the stages of frequency, systematics and consistency, that aims to overcome the learning difficulties in writing of children in the 4th grade of Elementary School I. This is a collaborative action research, with experimental, ethnographic and bibliographic characteristics, having as main theoretical and methodological contributions the studies of Dolz and Schneuwly (2004), Ferreiro and Teberosky (1995), Freitas, Alves and Costa (s.d), Kleiman (1995; 2008), Piaget (1990), Soares (2004) and Vygotsky (1991). The data analyzed indicated that the non-learning majority of the children participating in our research were symptoms of a teaching disability, a dyspedagogy and not a learning disability, but that the mediation made it possible to overcome difficulties by approaching the asymmetric writing of a conventional writing, which refere that acting / intervention in 4th grade classes is of vital importance, not only for literacy teachers to identify the cause (s) of their students' non-learning in writing, but to realize that through mediation, and with a close look, build bonds of trust enabling new learning and overcoming existing difficulties.
Palavras-chave: Alfabetização
Dispedagogia
Sistematização
Frequência
Consistência
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: FERNANDES, Ana Paula Augusta da Silva. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização: uma proposta de intervenção pedagógica. 2020. 363f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3652
Data de defesa: 11-Mai-2020
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