Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3649
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso dos Exergames na educação física escolar na rede municipal de ensino de Serra Redonda - PB
Autor: Mota, Allan Kardec Alves da
Primeiro orientador: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: A pesquisa mostra a inserção dos jogos digitais mediados pelos exergames como possível potencial para motivar e otimizar o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física escolar. O estudo caracterizou-se como sendo qualitativo e descritivo-exploratório e será realizada na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental I e II Severino Bernardo Marinho, localizada no distrito de Queimadas, zona rural do Município de Serra Redonda. Os sujeitos participantes da pesquisa totalizaram 16 estudantes, sendo dez do 8º ano e seis do 9º ano pertencentes ao ensino Fundamental II. A intervenção junto aos sujeitos participantes consistiu em dois procedimentos, constituindo o primeiro em uma abordagem teórica acerca das modalidades desportivas e o segundo, em vivências corporais organizadas em grupo. Dois instrumentos foram utilizados na coleta dos dados: Um questionário e a escala de satisfação de PACE (Physical Activity Enjoyment Scale). Como resultados a pesquisa apresentou na análise de discurso os seguintes dados: Quando perguntamos se o aluno achava possível ter aulas de educação física jogando vídeo games, os mesmos apresentaram três respostas importantes, foram elas: diversão, movimento corporal e aprendizagem das regras, confirmando a possibilidade de aprendizagem nas aulas de educação física escolar mediadas pelos exergames. Quando indagamos acerca da experiência dos discentes com o uso dos exergames no espaço escolar após a sua prática, obtivemos como respostas: aprendizagem e diversão mostrando-nos que os exergames são capazes de contribuir com a aprendizagem. Quando perguntamos se os exergames podem contribuir com a redução do sedentarismo, obtivemos como resposta o gasto energético, evidenciando a importância dessa ferramenta no combate ao sedentarismo e elemento atrativo para indivíduos menos ativos fisicamente. Na pesquisa 56% dos discentes afirmaram ter conhecimento acerca dos exergames e 44% afirmaram não conhecer a ferramenta, em contrapartida 100% dos discentes afirmaram já ter utilizado algum console. Quando indagamos aos discentes se os videogames ajudaram a compreender as modalidades vivenciadas todos foram unanimes afirmando que sim. Quando fomos mais específicos e tratamos da aceitação dos discentes por modalidades, obtivemos as seguintes respostas: Na modalidade boxe 69% aceitaram a prática, enquanto 31% a rejeitaram. Na modalidade de vôlei de areia 100% a aceitaram. Na modalidade Tênis de Quadra 94% dos discentes aceitaram a modalidade, enquanto 06% a recusaram e por fim na modalidade Tênis de mesa tivemos uma aceitação de 92%, enquanto 08% a rejeitaram. Acerca da aplicação da escala de PACES, obtivemos como respostas que 80.3% dos participantes da pesquisa se sentiram satisfeitos utilizando os exargames. Entre os gêneros identificamos que 80.1% dos homens ficaram satisfeitos com a prática e entre as mulheres 80,6%. Consideramos que a referente pesquisa nos evidenciou que os exergames podem ser uma ferramenta contributiva no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física escolar.
Abstract: The research shows the insertion of digital games mediated by exergames as a possible potential to motivate and optimize the teaching and learning process in school physical education classes. The study was characterized as being qualitative and descriptive-exploratory and will be carried out at the Municipal Public School of Elementary Education I and II Severino Bernardo Marinho, located in the district of Queimadas, rural area of the Municipality of Serra Redonda. The subjects participating in the research totaled 16 students, ten from the 8th grade and six from the 9th grade belonging to Elementary School II. The intervention with the participating subjects consisted of two procedures, the first constituting a theoretical approach about sports and the second, in bodily experiences organized in groups. Two instruments were used to collect the data: a questionnaire and the PACE satisfaction scale (Physical Activity Enjoyment Scale). As a result, the research presented in the speech analysis the following data: When we asked if the student thought it possible to take physical education classes playing video games, they presented three important answers, which were: fun, body movement and learning the rules, confirming the possibility of learning in school physical education classes mediated by exergames. When we asked about the students' experience with the use of exergames in the school space after their practice, we obtained as answers: learning and fun showing us that exergames are capable of contributing to learning. When we asked whether exergames can contribute to a reduction in physical inactivity, we obtained the energy expenditure as a response, showing the importance of this tool in combating physical inactivity and an attractive element for less physically active individuals. In the survey, 56% of students said they had knowledge about exergames and 44% said they did not know the tool, in contrast 100% of students said they had already used a console. When we asked the students if the video games helped to understand the modalities experienced, all were unanimous stating that they did. When we were more specific and dealt with the acceptance of students by modalities, we obtained the following answers: In boxing, 69% accepted the practice, while 31% rejected it. In sand volleyball, 100% accepted it. In the Tennis Court modality 94% of the students accepted the modality, while 06% refused it and finally in the Table Tennis modality we had an acceptance of 92%, while 08% rejected it. Regarding the application of the PACES scale, we obtained as answers that 80.3% of the survey participants felt satisfied using the exargames. Among genders we identified that 80.1% of men were satisfied with the practice and among women 80.6%. We consider that the referred research showed us that exergames can be a contributory tool in the teaching and learning process in school physical education classes.
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Jogos digitais
Processo ensino/aprendizagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: MOTA, Allan Kardec Alves da. O uso dos Exergames na educação física escolar na rede municipal de ensino de Serra Redonda - PB. 2020. 114f. Tese (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3649
Data de defesa: 28-Jul-2020
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-ALLAN KARDEC ALVES DA MOTA.pdf3.11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.