Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3625
Tipo do documento: Dissertação
Título: Otimização do método de reconstrução facial forense digital tridimensional
Autor: Rabello, Germana Portela 
Primeiro orientador: Brito, Nadja Maria da Silva Oliveira
Primeiro membro da banca: Soares, Renata de Souza Coelho
Segundo membro da banca: Rabello, Patrícia Moreira
Resumo: A reconstrução facial forense é um método auxiliar a identificação de restos mortais humanos esqueletizados, através da criação de uma face com características semelhantes ao indivíduo quando em vida, permitindo o aumento de possibilidades de reconhecimento, e direcionando a identificação por meio de exames comparativos como o exame de arcada dentária ou de DNA. A prática da reconstrução digital tridimensional da face de um indivíduo a partir do crânio esqueletizado ainda não é rotina para a maioria dos odontolegistas por se tratar de um processo de muitas etapas e que requer um conhecimento mais aprofundado de informática. Esse trabalho se propôs a otimizar o processo de reconstrução facial digital tridimencional, melhorando a usabilidade do método com um protocolo forense fazendo uso das tecnologias digitais tridimensionais, através de um estudo exploratório por meio de estudo de caso, dividido em duas etapas. A etapa 1 consistiu na propositura de um protocolo com 7 passos para utilização de ferramentas dos seguintes softwares: InVesalius, Blender e Manuel Bastione LAB. A reconstrução parte de uma imagem virtual tridimensional de um crânio ósseo, em que são aplicadas espessuras de tecido mole em pontos craniométricos, e um modelo de face com características antropológicas compatíveis é usado e ajustado ao crânio. A etapa 2 consistiu na aplicação prática da etapa 1 seguindo os princípios da Bioética e dos Direitos Universais, em uma amostra de três imagens tomográficas de crânio de usuários atendidos pelo SUS, com finalidades médicas, em uma clínica de diagnóstico por imagem. Assim como o preenchimento de uma ficha de identificação antropológica. Os critérios de inclusão foram: a imagem ser de um usuário que tenha feito o exame com finalidade médica, e assim não se submeta a nenhuma dose de radiação a mais para a pesquisa; e que tenha mais de 18 anos. Os critérios de exclusão foram usuários com alterações patológicas na superfície óssea ou de tecido mole da face. A análise dos dados foi executada a partir da comparação da imagem padrão que foi captada na tomografia com a imagem da reconstrução virtual, pelo uso do software CloudCompare. Os resultados desse estudo demonstram um método simplificado de reconstrução facial tridimensional virtual possível e aplicável para a prática forense auxiliar na identificação de ossadas pelo nível de acurácia conseguido.
Abstract: Forensic facial reconstruction is an auxiliary method for identifying skeletonized human remains by creating a face with similar characteristics to the individual when in life, allowing for increased recognition possibilities, and directing identification through comparative examinations such as dental or DNA examination. The practice of three-dimensional digital reconstruction of an individual's face from the skeletonized skull is not yet routine for most dental practitioners because it is a multi-step process that requires a deeper knowledge of computer science. This work aimed to optimize the process of three-dimensional digital facial reconstruction, improving the usability of the method with a forensic protocol using three-dimensional digital technologies through an exploratory case study, divided into two stages. Step 1 consisted of proposing a 7-step protocol for using the following software tools: InVesalius, Blender and Manuel Bastione LAB. The reconstruction starts from a three-dimensional virtual image of a bony skull, where soft tissue thicknesses are applied to craniometric points, and a face model with compatible anthropological features is used and fitted to the skull. Stage 2 consisted of the practical application of stage 1 following the principles of Bioethics and Universal Rights, in a sample of three skull tomographic images of users treated by SUS, with medical purposes, in a diagnostic imaging clinic. As well as filling out an anthropological identification form. Inclusion criteria were: the image is of a user who has had the exam for medical purposes, and thus does not undergo any additional radiation dose for the research; and is over 18 years old. Exclusion criteria were users with pathological changes in the bone surface or soft tissue of the face. Data analysis was performed by comparing the standard image that was captured on tomography with the virtual reconstruction image, using CloudCompare software. The results of this study demonstrate a simplified method of virtual three-dimensional facial reconstruction possible and applicable for forensic practice to assist in identifying bones by the accuracy level achieved.
Palavras-chave: Antropologia Forense
Odontologia Legal
Reconstrução Facial Forense
Forensics Anthropology
Legal Dentistry
Forensic Facial Reconstruction
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Citação: RABELLO, G. P. Otimização do método de reconstrução facial forense digital tridimensional. 2019. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3625
Data de defesa: 12-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGCTS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Germana Portela Rabelo.pdfPDF - Germana Portela Rabelo2.67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.