Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3614
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
Autor: Barbosa, Daiana Estrela Ferreira 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lucio
Primeiro membro da banca: Soares, Luís Havelange
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades vivenciadas por professores de matemática nos anos inicias da carreira docente e relatar como professores em início de carreira percebem o seu fazer pedagógico na sala de aula. Os participantes desta pesquisa foram seis professores de matemática de escolas públicas da educação básica com até três anos de exercício em sala de aula após ter concluído o curso. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre as questões apontadas que caracterizam as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de matemática em início de carreira, estão: a (in)disciplina na sala de aula; a relação com os demais professores e com a gestão da escola; dificuldade em realizar uma prática pedagógica diferente da que já acontece na escola bem como colocar em prática os conhecimentos trazidos do curso de formação inicial. Diante das surpresas com a realidade escolar encontrada os professores iniciantes sentem a necessidade em repensar o ensino, rompendo com os métodos tradicionais, o que se torna difícil com a falta de apoio que acreditam (ou afirmam) não encontrar na escola. Esta pesquisa visa contribuir para a área de formação de professores, uma vez que oferece elementos que propõem repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas, principalmente, pelos professores de matemática no início de carreira. Ampliar a visão sobre a formação inicial e a entrada na carreira, preparam os professores emocionalmente para os desafios que surgem perante a tarefa de ensinar.
Abstract: The objective of this study is to identify the main difficulties experienced by teachers of mathematics in the beginning of the teaching career and to report how early teachers perceive their pedagogical doing in the classroom. Participants in this research were six math teachers from public elementary schools with up to three years of classroom exercise after completing the course. The data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. Among the questions pointed out that characterize the main difficulties faced by the early math teacher, are: (in) discipline in the classroom; the relationship with other teachers and school management; difficulty in performing a pedagogical practice different from what already happens in the school as well as put into practice the knowledge brought from the initial training course. Faced with the surprises with the school reality found, the beginning teachers feel the need to rethink teaching, breaking with traditional methods, which is difficult with the lack of support that they believe (or affirm) not to find in school. This research aims to contribute to the area of teacher training, since it offers elements that propose to rethink and reflect on the pedagogical doing in the classroom as a way to alleviate the difficulties experienced, mainly, by early math teachers. Expand the vision of initial training and career entry, prepare teachers emotionally for the challenges that arise in the task of teaching.
Palavras-chave: Fazer pedagógico
Docência
Carreira docente
Formação do Professor de Matemática
Math teacher training
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BARBOSA, D. E. F. A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente. 2018. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3614
Data de defesa: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiana Estrela Ferreira Barbosa.pdfPDF - Daiana Estrela Ferreira Barbosa1.03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Daiana Estrela Ferreira Barbosa.pdfProduto - Daiana Estrela Ferreira Barbosa479.66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.