Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3612
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
Título(s) alternativo(s): The contents on health in the ENEM (brazilian high school examination) and its approach in the didactic book of Biology
Autor: Batista, Elcio Silva 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Aragão, Patricia Cristina de
Segundo membro da banca: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Resumo: Alguns estudos sobre a Educação em Saúde vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos confirmando a importância da temática na formação dos cidadãos. Esses estudos analisam a Educação em Saúde nos currículos, materiais didáticos e nas demais atividades pedagógicas dentro dos espaços escolares. Teóricos descrevem a existência de três tipos básicos de abordagem de saúde: A biomédica, que valoriza os aspectos biológicos do processo saúde/doença, o comportamental, que associa a saúde dos indivíduos ao seu comportamento e o socioecológico, que relaciona a saúde dos indivíduos a aspectos sociais e ecológicos. Esta temática também está presente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Este exame Se estrutura sob uma Matriz de Referência a qual tem influenciado as atividades na escola. Os livros didáticos também tem sofrido a influência do ENEM, passando a incorporar suas questões como atividades para exercitar a aprendizagem. O livro didático possui presença marcante no dia a dia das salas de aula, muitas vezes representando o principal instrumento metodológico para alunos e professores na dinâmica escolar. Partindo desses pressupostos esta pesquisa se propõe a analisar a abordagem dos conteúdos sobre saúde no ENEM e sua articulação no livro didático de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida em três fontes: Na Matriz de Referência do ENEM, nas provas de Biologia do referido exame, aplicadas entre os anos de 2009 a 2017 e em um livro didático de Biologia adotado pelas escolas da rede estadual de Pernambuco. Autores como Mohr (2002), Lomânoco (2004), Marinho (2013), Venturi (2013) e Hansen (2016) fundamentaram esta pesquisa nas concepções de Educação em Saúde e a sua a importância nos currículos da educação básica; utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para a construção de categorias de análise e assim caracterizar a abordagem da temática saúde no ENEM e nos livros didáticos. Os resultados mostram que na Matriz de Referência do ENEM existem competências e habilidades que fundamentam a construção de questões sobre saúde nas provas de Biologia. É perceptível a recorrência de questões com essa temática nas provas analisadas. Apesar da maioria delas trazerem uma abordagem de saúde nos aspectos sócioecológico a presença do aspecto biomédico é marcante em uma grande quantidade de questões analisadas. Nos livros didáticos a abordagem biomédica da saúde também está muito presente, sendo os conhecimentos sobre saúde bastante vinculados a Anatomia, Fisiologia e Microbiologia. Esta pesquisa contribuiu para ampliar o debate sobre a presença da Educação em Saúde nos currículos e traz um manual de orientações pedagógicas para auxiliar o desenvolvimento de atividades nessa perspectiva.
Abstract: Some studies about Health Education have been developed through the last years confirming the importance of this subject about the citizen development. These studies analyze the Health Education in the resumes, didactic materials, and others pedagogical activities in the schooling environments. Theorists describe the existence of three base sorts of Health approach: The biomedical, which appreciate the biological aspects of the health/disease process; the behavioral, which associate the individual health to their behavior, and the social ecologic, which relate the individual health with the social and ecological aspects. This thematic is also present in the Brazilian High-school Exam (ENEM). This exam is structured under a Reference Matrix that has influenced the activities in the schools. The didactic books have also undergone the ENEM‟s influence, incorporating its questions as activities to practice the learning. The didactic book has a remarkable presence in the classroom daily routine, and often represents the main methodological tool to the students and teachers in the routine of the school. Under this assumption this research has the purpose of analyze the approach of the health subjects in the ENEM and its interaction with the Biology didactic book. Focus on a desk research developed in three sources: In the ENEM‟s Reference Matrix, in the biology tests of this exam, applied between the years of 2009-2017 and in a didactic Biology book adopted by the Pernambuco state schools network. Authors like Mohr (2002) Lomânoco (2004), Marinho (2013), Venturi (2013) and Hansen (2016) based this research on the health education concepts and its importance in the resumes of the basic education; There was used the technique of Bardin‟s Content Analyze to the constructions of the categories of alyzes and, as such, characterize the approach of the health thematic in the ENEM and in the didactic books. The results show that in the ENEM‟s Reference Matrix there are competence and skil s that base the development of the questions about health in the Biology tests. Is noticeable the recurrence of the questions with such thematic in the tests that were analyzed. Even though most of them bring an approach of health in the social ecologic aspects the presence of the biomedical aspect is remarkable in numerous questions analyzed. In the didactic books the health‟s biomedical approach is also present with the knowledge about health frequently linked with the Anatomy, hysiology, and Microbiology. This research contributed to amplify the discussion about the presence of the Health Education in the resumes and bring a manual of pedagogic orientations to support the development of activities in these perspectives.
Palavras-chave: Educação em Saúde
Livro Didático
Ensino de Biologia
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Textbook
Teaching of Biology
Health Education
National High School Exam
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BATISTA, Elcio Silva. Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3612
Data de defesa: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Élcio Silva Batista.pdfPDF - Élcio Silva Batista16.22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Élcio Silva Batista.pdfProduto - Élcio Silva Batista1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.