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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3596
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação quilombola, cinema e práticas educativas em direitos humanos: as identidades das crianças em Gurugi e Ipiranga - PB |
Autor: | Alves, Jaquicilene Ferreira da Silva |
Primeiro orientador: | Araújo, Patrícia Cristina de |
Resumo: | O presente estudo objetiva contribuir com a construção da identidade das crianças quilombolas de Gurugi e Ipiranga PB U tiliza se de práticas educativas em Direitos Humanos mediadas pela oralidade d e pessoas idosas e d a interface do cinema como linguagem educativa. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Albino Pimentel, localizada no município de Conde PB ponto de intersecção entre Gurugi e Ipiranga, integrantes do mesmo território. A investigação situa se no campo da educação quilombola, nas discussões relativas à identidade, ao cinema e aos diretos humanos. Teoricamente recorreu se a Duarte (2002) e Fresquet (2015; 2017), com a ideia de Cinema e educação; Hall (2003; 2006), com o conceito de identidade; Gomes (2012), que disc ute a educação quilombola; e Candau (2013; 2015), a qual debate sobre os direitos humanos. As Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola contribuem como marco referencial teórico, com vistas às possibilidades de reflexão sobre um currículo diferenciado a este público . A implementação da Lei 13.006/14 acrescenta considerações sobre a exibição de cinema nacional na educação básica, pondo em relevo a educação a partir do audiovisual. O problema de pesquisa residiu no seguinte questionamento: co mo o cinema na prática educativa, lardeada pelos Direitos Humanos, possibilita a construção da identidade da criança negra nas comunidades quilombolas de Gurugi e Ipiranga PB? A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e possui natureza aplicad a. Caracteriza se como pesquisa ação pelo fato de a pesquisadora ser participante da sala de aula onde ocorreu a pesquisa. Recorre também a uma abordagem etnográfica, por ter se utilizado da observação às pessoas idosas , imersas em seus cotidianos. Os participantes deste estudo foram crianças do 5º ano A, da referida escola, e três idosas. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação das crianças no espaço escolar e d a s idos a s dentro d a comunidade ; diário de campo; questionário aplicado com as c rianças e entrevista com as pessoas idosas. O cinema como um audiovisual crítico instiga a sensibilidade permeando os diálogos intergeracionais para a criatividade e a alteridade, o que reverbera numa educação cidadã para construção da identidade quilombo la , considerando seus valores sociais e culturais, enquanto conquista de direito. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas e na elaboração e utilização de cadernos de atividades como produção metodológica. Tai s ações resultaram na criação pedagógica de um filme curta metragem denominado “Eu também sou quilombola: a identidade das crianças em Gurugi e Ipiranga”. O material foi delineado e gravado pelas crianças, que versaram sobre os saberes da comunidade, conti dos nas narrativas das idosas. |
Abstract: | This study aims to contribute to the construction of the identity of quilombola children from Gurugi and Ipiranga-PB. It uses educational practices in Human Rights mediated by orality of the elderly and the interface of cinema as an educational language. The research locus is José Albino Pimentel Elementary and Middle Municipal School, located in the municipality of Conde-PB, point of intersection between Gurugi and Ipiranga, members of the same territory. The research is in the field of quilombola education, in the discussions concerning identity, cinema and human rights. And it is based on Duarte (2002) and Fresquet (2015; 2017), regarding Cinema and education; Hall (2003; 2006), with the concept of identity; Gomes (2012), who discusses quilombola education; and Candau (2013; 2015), discussing human rights. The Curriculum Guidelines for Quilombola School Education contribute as a theoretical reference framework, aiming at the possibilities of reflection on a differentiated curriculum to this public. The implementation of Law 13.006 / 14 adds considerations on the screening of national cinema in basic education, highlighting educationbased on audiovisual resources. The research problem was raised from the following question: How does cinema in educational practice, together with Human Rights, enable the construction of the identity of black children in the quilombola communities of Gurugi and Ipiranga-PB? The methodology is constituted by a qualitative approach and has an applied nature. It is characterized as action research, because the researcher is a participant in the classroom where the research took place. It also resorts to an ethnographic approach, for having used the observation of the elderly, immersed in their daily lives. The participants of this study were children from 5th grade A, at the previously mentioned school, and three elderly women. The data collection instruments were: observation of children the school and observation of the elderly women within the community; field journal; questionnaire applied to children and interview with the elderly women. Cinema as a critical audiovisual tool instigates sensitivity, and spreads through intergenerational dialogues for creativity and alterity, which reverberates in a citizen education for the construction of quilombola identity, considering their social and cultural values, as a conquest of rights. The discussions culminated into the planning and implementation of pedagogical thematic workshops and in the elaboration and use of activity notebooks as a methodological production. These actions resulted in the pedagogical creation of a short film called “I am also a quilombola: the identity of children in Gurugi and Ipiranga”. The material was designed and recorded by the children, who spoke about the knowledge of the community, contained in the narratives of the elderly. |
Palavras-chave: | 1. Educação quilombola. 2. Construção identitária. 3. Cinema. 4. Direitos humanos. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Alves, Jaquicilene Ferreira da Silva. Educação quilombola, cinema e práticas educativas em direitos humanos: as identidades das crianças em Gurugi e Ipiranga - PB. 2019. 183 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3596 |
Data de defesa: | 29-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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