Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3594
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de compreensão leitora no ensino médio: leitor, sentido, texto e módulo didático na sala de aula
Autor: Silva, Josimar Soares da
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Resumo: Na sala de aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio, a leitura vista como processo nas perspectivas da compreensão e interpretação textual se configura como um procedimento co-letivo, ou seja, o(a) professor(a) media os estudantes, ajudando-os a se tornarem leitores(as) autônomos(as), ativos(as), competentes, protagonistas e construtores(as) de significados atra-vés do texto lido. O ato de ler é um processo social de construção de sentidos. A atividade leitora é um processo plenamente social, em que cada aluno(a) constrói, dialoga, discute, con-firma, contrapõe, aceita, refuta e estabelece seus conhecimentos com os demais. Na perspecti-va da prática leitora como fonte de prazer e de conscientização apresentada em nosso estudo, temos como objeto o processo de ensino das práticas de leitura no Ensino Médio por meio dos gêneros quadrinhescos (tirinha, charge, cartum, história em quadrinhos), esses gêneros textu-ais foram escolhidos a partir de um questionário desenvolvido com os estudantes e com os(as) professores(as) para produção de um Plano de Trabalho Docente destinado aos(às) professo-res(as) e, deste plano, a produção de um módulo didático para os(as) discentes. É a partir do Plano de Trabalho Docente e do módulo didático que propomos as práticas de leitura defendi-das na pesquisa. Elencamos como objetivo geral: compreender as práticas leitoras de alu-nos(as) do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa a partir de gêneros quadrinhescos na abordagem de temáticas sociais. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, na cidade de Campina Grande - PB. No período de setembro a dezembro de dois mil e dezenove. Abordar sobre a leitura e o senti-do do texto em sala de aula de Língua Portuguesa, através da aplicação de oficinas pedagógi-cas temáticas com Gêneros Quadrinhescos na discussão de temas sociais mediante ao trabalho docente em sala de aula. A fundamentação teórica se baseou em: Kato (1995), com as práticas leitoras cognitivas e metacognitivas; Leffa (1994), com as estratégias de leitura; Kleiman (2004), com os processos cognitivos do ato de ler; Matêncio (1995), com o processo de ensi-no da leitura, do texto e do sentido; Marcuschi (2008), com os gêneros textuais, os processos de compreensão e produção textual; Rojo (2009), com as práticas de leitura social, dentre ou-tros. A pesquisa se insere no campo das ciências da linguagem e se configura como do tipo qualitativa na abordagem da pesquisa-ação. Os instrumentos de pesquisa foram: o questioná-rio com perguntas discursivas para os(as) alunos(as), o plano de trabalho docente, o módulo didático, o questionário com as professoras e o diário de campo. Os colaboradores foram trin-ta estudantes de uma turma do Ensino Médio, sendo quinze alunos e quinze alunas com faixa etária entre quinze e dezessete anos de idade. A pesquisa evidenciou que os gêneros ilustrados quadrinhescos, como, tirinhas, cartum, charge e história em quadrinhos ativam o processo de construção de sentidos via leitura com a mediação lúdica, sendo, portanto, relevante contri-buição para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa dada as possibilidades cognitivas e metacognitivas que oferece. O módulo didático que serviu de fundamento para o presente estudo, se configura como metodologia significativa para o ensino e aprendizagem da leitura, já que as atividades e os gêneros textuais utilizados são fundantes para a leitura, compreensão e interpretação textual. As oficinas realizadas contribuíram para o desenvolvimento da com-petência leitora dos(as) alunos(as). Esse fato possibilitou a aplicação, análise e reflexão do uso pelos(as) alunos(as) do módulo que ora propomos.
Abstract: In the classes of Portuguese Language in High School, the Reading seen as a process under the perspectives of textual interpretation and comprehension, is set up as a collective proce-dure, that is, the teacher guides the students, helping them to become competent, active and autonomous readers, protagonist and builders of meanings through the read text. The Reading act is a social process to build meanings. The Reading activity is a fully social process in which each student builds, talks, discusses, confirms, counteracts, accepts, refutes and estab-lishes one‟s knowledge with the others. In the perspective of Reading practice as a source of pleasure and awareness showed in our study, we have as the object the teaching process of Reading practice in High school through comic genres (strips, cartoons, cartoons and comic books), these comic genres were chosen from a questionaire developed with the students and the teachers in order to make a teaching work plan destined to the teachers and, from this plan, the production of a didactic module to the students. It was from the teaching work plan and the didactic module that we proposed the Reading practices advocated in the research. We listed as a general objective: the comprehension of Reading practices of high school students in Portuguese Language from comic genres in social themes approach. The research was achieved with high school students that attend Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, in the town of Campina Grande – PB, from September to December in 2019.Speaking about Reading and the text meaning in Portuguese Language classes through the application of thematic pedagogical workshops with comic genres while discussing social themes through classroom teaching. The theoretical foundation was based on Kato(1995) with the metacognitive and cognitive Reading practices; Leffa (1994), with the Reading strategies; Kleiman (2004) with the cognitive processes in Reading act; Matêncio(1995), with the pro-cess of teaching Reading, text and meaning; Marchuschi (2008), with the textual genres and the process of comprehension and textual production; Rojo (2009), with the practices of social Reading, among another‟s. The research is inserted in the field of language sciences and con-figures as qualitative in the approach of action-research. The research instruments were: the questionnaire with discursive questions to the students, the teaching work plan, the didactic module, the questionnaire with the teachers and the field journal. The collaborators were thir-ty students from a High School classroom. They were fifteen students from fifteen to seven-teen years old. The research became evident that illustrated comic genres such as strips, car-toons, cartoons and comic books activate the process of building meanings through Reading with playful mediation, therefore, being a relevant contribution to the learning-teaching of Portuguese due to the metacognitive and cognitive possibilities that offers. The didactic mod-ule that served as a foundation to the study configures as a meaningful methodology to the learning and teaching of Reading because the activities and comic genres applied are funda-mental to Reading, comprehension and textual interpretation. The workshops held contributed to develop the students‟ Reading competence. This fact became possible the application, analysis and reflection of the use by the students of the module we proposed.
Palavras-chave: 1. Leitura. 2. Gêneros quadrinhescos. 3. Temas sociais. 4. Ensino médio. 5. Língua portuguesa.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Josimar Soares da. Práticas de compreensão leitora no ensino médio: leitor, sentido, texto e módulo didático na sala de aula. 2019. 319 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3594
Data de defesa: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - JOSIMAR SOARES DA SILVA.pdf23.39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.