Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3592
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação patrimonial: ação educativa no Museu Casa Margarida Maria Alves - Alagoa Grande/ PB
Autor: Silva, Gercimária Sales da
Primeiro orientador: Bueno, João Batista Gonçalves
Resumo: A Educação Patrimonial enquanto processo permanente e sistemático pode delinear novos caminhos para reflexão e ressignificação dos conhecimentos relacionados ao patrimônio cultural no espaço educativo. Caminhos capazes de proporcionar sensibilização, provocar discussões e oportunizar mudanças nas práticas pedagógicas na condução de um planejamento no qual o patrimônio cultural local possa ser reconhecido, valorizado, tornando-se fonte inesgotável de preservação da memória e história de um povo. Ao olhar para as práticas que são desenvolvidas no âmbito escolar, relativas à Educação Patrimonial, percebe-se a ausência de um trabalho voltado especificamente para a história local, o que implica pensar no seguinte questionamento: como os professores podem ressignificar sua prática pedagógica a partir da Educação Patrimonial mediada pelo Museu Casa Margarida Maria Alves? Desse modo, este estudo tem como objetivo geral ressignificar a prática pedagógica relacionada à Educação Patrimonial, fomentando a valorização do patrimônio cultural local a partir da instituição museal Casa Margarida Maria Alves, localizada em Alagoa Grande, Paraíba. Para tanto, parte de uma ação educativa desenvolvida com os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Instituto Desembargador Severino Montenegro, Alagoa Grande-PB, por meio da Oficina Pedagógica “Ressignificando memórias e histórias de vida – Casa Margarida Maria Alves”. A oficina visou o reconhecimento do Museu Casa Margarida Maria Alves como espaço de memória, suscetível a proporcionar vivências significativas. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, o questionário e os registros da vivência da oficina pedagógica por meio de imagens audiovisuais e do diário de campo da pesquisadora, os quais serviram de suporte para as discussões levantadas. Dentre as principais contribuições teóricas, destacam-se os estudos de Nora (1993); Horta, Grunberg e Monteiro (1999); Galzerani (2006; 2008; 2009); Halbwanchs (2006); e Mário Chagas (2010). Com base nos resultados, foi possível perceber que a realização desta pesquisa contribuiu sobremaneira para a ressignificação do olhar dos professores participantes no que se refere à abordagem do patrimônio local em sala de aula, mais precisamente, do Museu Casa Margarida Maria Alves, fomentando novas reflexões e ocasionando mudanças em suas práticas pedagógicas.
Abstract: Heritage Education as a permanent and systematic process may outline new ways for reflection and resignification of knowledge related to cultural heritage in the educational environment. Paths capable of providing awareness, provoking discussions and enabling changes in pedagogical practices in conducting a planning in which the local cultural heritage may be recognized, valued, becoming an inexhaustible source of preservation of the memory and history of a people. Observing the practices that are developed at school, related to Heritage Education, one notices the absence of a work focused specifically on local history, which implies thinking about the following question: how can teachers resignify their pedagogical practice from the Heritage Education mediated by Casa Margarida Maria Alves Museum? Thus, this study aims to resignify the pedagogical practice related to Heritage Education, promoting the appreciation of the local cultural heritage from the institution Casa Margarida Maria Alves Museum, located in Alagoa Grande, Paraíba. For this purpose , it starts with an educational action developed with teachers who work in the early years of Elementary School (1st to 5th grade) in the Primary and Elementary Municipal School Desembargador Severino Montenegro, Alagoa Grande-PB, through the Pedagogical Workshop “Resignifying memories and life stories - Casa Margarida Maria Alves”. The workshop aimed at recognizing the Casa Margarida Maria Alves Museum as a memory environment, susceptible to providing meaningful experiences. In methodological terms, it is a qualitative research of the action research type, having as instruments of data collection the interview, the questionnaire and the records of the pedagogical workshop through audiovisual images and the resercher‟s field diary, which supported the discussions raised. Among the main theoretical contributions are the studies by Nora (1993); Horta, Grunberg and Monteiro (1999); Galzerani (2006; 2008; 2009); Halbwanchs (2006); and Mario Chagas (2010). Based on the results, it was possible to realize that the accomplishment of this research contributed greatly to the resignification of the participating teachers, regarding to the local heritage aprroach in the classroom, more precisely, to the Casa Margarida Maria Alves Museum, fostering new reflections. and causing changes in their pedagogical practices.
Palavras-chave: 1. Educação patrimonial. 2. Ressignificação. 3. Cultura escolar. 4. Patrimônio cultural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Gercimária Sales da. Educação patrimonial: ação educativa no Museu Casa Margarida Maria Alves - Alagoa Grande/ PB. 2019. 168 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3592
Data de defesa: 9-Out-2019
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - GERCIMÁRIA SALES DA SILVA.pdf19.48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.