Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Josilene Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540671486135552por
dc.contributor.advisor1Aragão, Patrícia Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee1Aragão, Patrícia Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee2Silva, Alômia Abrantes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194100285846150por
dc.contributor.referee3Fonseca, Ivonildes da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598534333008377por
dc.date.accessioned2019-11-21T18:31:24Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.citationOliveira, Josilene Maria de. O lugar das jovens negras no contexto escolar em Campina Grande-PB: raça e gênero. 2016. 119f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3577-
dc.description.resumoO presente texto visa discutir o lugar da jovem negra no contexto escolar em Campina Grande, partindo das categorias gênero, raça e geração, por entender que esta intersecção pode nos responder, porque mesmo diante de alguns avanços, as jovens negras continuam constituindo o segmento mais vulnerável, socialmente. Por outro lado, busca-se identificar como a escola, enquanto espaço de socialização, de formação da pessoa humana, pode auxiliar na construção de uma identidade étnicoracial, na perspectiva de uma educação pautada nos direitos humanos, que seja capaz de perceber as mudanças no cotidiano das juventudes, em especial, as jovens negras. A estratégia é buscar analisar, a partir das falas das jovens negras secundaristas a relação entre as políticas públicas da educação, os recortes interrelacionados de gênero, raça e geração, Crenshaw (2002). A partir da relação educação, direitos humanos, identidade e relações raciais, visa discutir a educação como direito humano, e como esta influi na construção da identidade étnica de jovens negras, de 15 a 29 anos, a partir das experiências deste segmento no espaço escolar de Campina Grande – Paraíba.por
dc.description.abstractThe present text aims to discuss the place of the young black girl in the school context in Campina Grande, starting from the categories gender, race and generation, because she understands that this intersection can answer us, because even with some advances, the black girls continue being the Vulnerable, socially. On the other hand, it seeks to identify how the school, as a space of socialization, for the formation of the human person, can help in the construction of an ethnic-racial identity, in the perspective of an education based on human rights, that is able to perceive the Changes in the daily lives of young people, especially young black women. The strategy is to analyze the relation between public policies of education, the interrelated cuts of gender, race and generation, from Crenshaw (2002). Based on the relationship between education, human rights, identity and race relations, it aims to discuss education as a human right, and how it influences the construction of the ethnic identity of young blacks, aged 15 to 29 years, from the experiences of this segment in the school space Of Campina Grande - Paraíba.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wallace Arruda (wallacearruda@uepb.edu.br) on 2019-11-20T16:55:41Z No. of bitstreams: 1 DISS - Josilene Maria de Oliveira.pdf: 2048308 bytes, checksum: 81defa8897115145f31ba403160da557 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gesiele Farias (gesielefarias@uepb.edu.br) on 2019-11-21T18:31:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS - Josilene Maria de Oliveira.pdf: 2048308 bytes, checksum: 81defa8897115145f31ba403160da557 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T18:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS - Josilene Maria de Oliveira.pdf: 2048308 bytes, checksum: 81defa8897115145f31ba403160da557 (MD5) Previous issue date: 2016-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9170/DISS%20-%20Josilene%20Maria%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJovens negraspor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectPolítica de educaçãopor
dc.subjectRaçaeng
dc.subjectMulhereng
dc.subjectNegropor
dc.subjectBlack Youthpor
dc.subjectIdentitypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleO lugar das jovens negras no contexto escolar em Campina Grande-PB: raça e gêneropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS - Josilene Maria de Oliveira.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.