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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
Autor: Souza, Rafaelle da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Rosa, Katemari Diogo da
Segundo membro da banca: Silveira, Alessandro Frederico da
Resumo: A abordagem de elementos de História e Filosofia da Ciência para compreensão da Natureza da Ciência tem sido objetivo de pesquisas que buscam uma melhoria na relação ensino e aprendizagem no ensino de Física. As investigações realizadas no âmbito da integração entre esses saberes incluem uma série de obstáculos e parâmetros que abrangem: formação do professor, qualidade historiográfica do material a ser utilizado, políticas educacionais, infraestrutura e cultura escolar, etc. Em busca de superar os obstáculos, através da adoção dos parâmetros pressupostos pela área, este trabalho consistiu na elaboração de material com abordagem histórica sobre o episódio da busca pelo equivalente mecânico do calor, incluído no conteúdo de conservação da energia, com o objetivo de entender os desafios que surgem quando se busca implementar um atividade baseada na História da Ciência em sala de aula, sob a perspectiva do docente em prática. A pesquisa foi realizada de acordo com o referencial da pesquisa pedagógica, sendo o professor da turma o responsável por todas as etapas do processo, inclusive a elaboração do material didático. Diante disso, buscamos reunir elementos teóricos e práticos envolvidos na utilização da História da Ciência em sala de aula que permitam a compreensão das vantagens, dos limites, das dificuldades e os possíveis caminhos que buscam solucionar tais impasses para sua efetiva implementação. Percebeu-se que a inserção da História da Ciência esbarra na falta de motivação dos alunos pela cultura trazida diante abordagem histórica, necessitando a inclusão de atividades orientadoras de ensino para estabelecer um ambiente de discussão para o desenvolvimento das competências argumentativas como desejável pelos documentos oficiais. Do ponto de vista da alegada contribuição que a abordagem histórica faz ao ensino, verifica-se que a existência de atividades complementares à leitura é imprescindível para maior interação com os alunos. Caso contrário, reproduz- se uma transmissão de conteúdo com viés histórico no lugar da transmissão de conteúdos de física, sem a devida problematização.
Abstract: The approach to elements from the History and Philosophy of Science for a better understanding of the Nature of Science has been widely focused on by research aiming at improvements in the teaching and learning of physics. Research in the field of integrating these areas of knowledge comprises a series of obstacles and parameters that include: teacher training, historiographical quality of the material to be used, educational policy, school culture and infrastructure, etc. In order to overcome potential obstacles, and adopting the parameters assumed by the area, this work aimed at developing material with a historical approach on the episode of the quest for mechanical equivalent of heat, included in the content of conservation of energy, in order to understand the challenges that arise when implementing an activity based on the history of science in the classroom, from the perspective of the teacher in practice. The research was conducted under the framework of pedagogical research, so that the class teacher is responsible for all stages of the process, right from the preparation of the material. Therefore, we sought to bring together both theoretical and practical elements involved in using the History of Science in the classroom as a means to enable the understanding of the advantages, limitations and difficulties, as well as the possible ways to resolve such impasses for an effective implementation. It was noticed that the insertion of the History of Science was hindered by the lack of student motivation towards the culture brought on by the historical approach, thereby requiring the inclusion of guiding teaching activities to establish an environment of discussion for the development of argumentative skills as recommended by official documents. From the point of view of the alleged contribution of the historical approach to teaching, it is possible observe that the existence of supplementary reading activities is essential for greater interaction with students. Otherwise, the know ledge of the content may be constructed through solely a historical bias, instead of the focusing on physics per se, without proper questioning.
Palavras-chave: Ensino de Física
Sequência didática
História da Física
Physics teaching
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOUZA, R. da S. Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente. 2014. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3571
Data de defesa: 1-Dez-2014
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