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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transtornos de ansiedade em adolescentes com sobrepeso ou obesidade: Impacto do exercício físico através do uso do videogame ativo
Autor: Costa, Elayne Maria Cordeiro 
Primeiro orientador: Medeiros, Carla Campos Muniz
Primeiro membro da banca: Carvalho, Danielle Franklin de
Segundo membro da banca: Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo
Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito do exercício físico através do videogame ativo nos transtornos de obesidade. Métodos: ansiedade em adolescentes com sobrepeso ou Estudo quase- experimental, envolvendo 60 adolescentes com sobrepeso e obesidade, entre 15 e 19 anos, de duas escolas públicas do município de Campina Grande-Paraíba, no período de abril a dezembro de 2016. A intervenção com a prática de exercício físico foi realizada através do uso do videogame ativo. Essa atividade foi realizada em grupos de quatro adolescentes, com uma frequência de três vezes na semana durante 50 minutos, por um período de oito semanas. Para avaliação dos transtornos de ansiedade utilizou o Questionário para Triagem de Ansiedade Infantil e para avaliação do nível de atividade física foi utilizado o questionário internacional para atividade física. A análise estatística foi realizada no programa SPSS versão 22.0. Para avaliação da associação entre o estado nutricional, sexo com a presença do transtorno de ansiedade foi realizado o teste do qui-quadrado. O teste de McNemar foi utilizado para a avaliar o efeito da intervenção na prevalência dos TA. Foi considerado um nível de significância de 5% para todas análises estatísticas. Resultados: O Transtorno de Ansiedade esteve presente em 50% da amostra avaliada, sendo mais prevalentes entre as meninas (56,8%) e entre os obesos (56,3%). Dentre os transtornos de ansiedade, o mais frequente foi o de separação (43,3%). Após a intervenção houve aumento significativo do nível de atividade física (p=0,003), e uma diminuição na prevalência, mas não significativa, do transtorno de ansiedade (p=0,424) na ansiedade de separação (p=0,481) e ansiedade social (p=1,000) entre os adolescentes avaliados. Conclusão: A intervenção com o videogame ativo, apesar ter sido associada com aumento do nível de atividade entre os adolescentes avaliados, não foi capaz de reduzir a de maneira significativa a prevalência de alguns transtornos ansiosos. Esse fato pode estar relacionado ao período em que foi realizada a pesquisa ou mesmo ao tempo curto de intervenção.
Abstract: Objective: To evaluate the effect of physical exercise through video game in adolescents in anxiety disorders in overweight or obese adolescents. METHODS: This study involved 60 adolescents with overweight and obesity, aged 15 to 19 years, from two public sc hools in the city of Campina Grande-Paraíba, in the period of April 2016. The intervention with a physical exercise exercise was performed through of the use of the active video game. This activity was performed in groups of four adolescents, with a frequency of three times a week for 50 minutes, over a period of weeks. To evaluate the anxiety disorders using the Questionnaire for Child Health Screening and to assess the level of physical activity was used the international application for physical activity. A statistical analysis was performed in the SPSS program version 22.0. To evaluate the association between nutritional status, sex with presence of anxiety disorder, the chi-square test was performed. The McNemar test was used to evaluate the effect of the intervention in the TA. It was a significance level of 5% for all statistical analyzes. Results: Anxiety disorder was present in 50% of the cases evaluated, being more prevalent among the girls (56.8%) and among the obese (56.3%). Among the anxiety disorders, the most frequent was separation (43.3%). After a series of events, increased level of physical activity (p = 0.003), significance in prevalence but not significant, anxiety disorder (p = 0.424) in separation anxiety (p = 0.481) and social anxiety (p = 1,000) among the evaluated adolescents. Conclusion: An active video game intervention, despite being associated with an increased level of activity among adolescents evaluated, was not able to reduce the duration of a measure of intensity of anxiety disorders. This fact may be related to the period in which a research was performed or even in the short intervention time.
Palavras-chave: Obesidade
Transtornos de ansiedade
Exercício físico
Videogame ativo
Anxiety Disorders
Obesity
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP
Citação: COSTA, E. M. C. Transtornos de ansiedade em adolescentes com sobrepeso ou obesidade: Impacto do exercício físico através do uso do videogame ativo. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3534
Data de defesa: 23-Out-2018
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