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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
Autor: Reis, Diones Bento dos 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lucio
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Soares, Luiz Havelange
Resumo: A Química é uma ciência muito bonita e fascinante, mas infelizmente pouco compreendida pelos estudantes. Ainda possui uma resistência grande, principalmente em alunos do ensino médio, até mesmo no ensino fundamental quando há o(s) primeiro(s) contatos com a Química. Dessa forma, a presente pesquisa possui cunho qualitativo, tendo como objetivo a análise do desempenho dos alunos do 1º ano do ensino médio, após a aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida em 6 (seis) aulas (etapas), no ensino de Ligações Químicas. Utilizamos um pré-questionário composto de perguntas fechadas, este continha informações referentes ao objeto de pesquisa para termos uma verificação prévia do(s) conhecimento(s) dos alunos. Usamos um diário de campo, onde foram registradas as falas de alguns alunos e professores. Solicitamos uma produção textual sobre o assunto abordado. E por fim, aplicamos uma atividade escrita final a partir dos modelos moleculares elaborados pelos alunos representando os tipos de Ligações Químicas. Nas questões subjetivas (produção textual e atividade final) foi utilizada a análise de discurso e as questões objetivas (questionário) foram colocadas por meio de gráficos e quadro, e posteriormente discutidas. Também utilizamos a análise de discurso para as falas dos alunos e professores registradas durante a aplicação da Sequência Didática. Igualmente, na atividade final construímos um quadro onde realizamos a síntese das respostas dos alunos. Outrossim, as imagens registradas dos alunos durantes a realização das atividades da Sequência Didática foram discutidas. Os resultados apontam que os alunos gostaram da proposta didática, favorecendo ao processo de ensino-aprendizagem. Podemos concluir que os objetivos foram alcançados, uma vez que os alunos foram capazes de se posicionar criticamente e conceituar alguns processos do conteúdo de Ligação Química. Percebemos ainda, que a Sequência Didática é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser aplicada nas aulas como uma “ferramenta motivacional e auxiliadora” para os alunos, uma vez que seja trabalhada numa perspectiva ativa, promovendo o dialogo (a discursão do tema) dos alunos entre si, conduzindo-os inicialmente acerca do conteúdo abordado, tendo como intenção despertar sua capacidade autônoma de questionamento do mundo que os cerca.
Abstract: Chemistry is a very beautiful and fascinating science, but unfortunately little understood by the students. Still has great resistance, especially in high school students, even in elementary school when there are the first contacts with Chemistry. In this way, the present research has a qualitative character, aiming the analysis of the performance of the students of the 1st year of high school, after the application of a Didactic Sequence developed in 6 (six) classes (stages), in the teaching of Chemical Links. We used a pre - questionnaire composed of closed questions, it contained information about the research object in order to have a previous check of the students' knowledge. We used a field diary, where the speeches of some students and teachers were recorded. We request a textual production on the subject addressed. And finally, we apply a final written activity from the molecular models elaborated by the students representing the types of Chemical Bonds. In the subjective questions (textual production and final activity) the discourse analysis was used and the objective questions (questionnaire) were put through graphs and table, and later discussed. We also used discourse analysis for the speeches of students and teachers registered during the application of the Didactic Sequence. Likewise, in the final activity we construct a framework where we perform the synthesis of the students' responses. Also, the recorded images of the students during the accomplishment of the activities of the Didactic Sequence were discussed. The results indicate that the students liked the didactic proposal, favoring the teaching- learning process. We can conclude that the objectives were reached, since the students were able to critically position themselves and conceptualize some processes of the content of Chemical Bonding. We can also see that the Didactic Sequence is an important resource in the teaching-learning process, and can be applied in the classroom as a "motivational and aids tool" for the students, once it is worked on in an active perspective, promoting dialogue of the subject) of the students among themselves, leading them initially about the content addressed, intending to awaken their autonomous ability to question the world around them.
Palavras-chave: Ensino de Química
Sequência didática
Ligação química
Teaching Chemistry
Following teaching
Chemical bonding
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: REIS, D. B. dos. Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco. 2017. 83f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491
Data de defesa: 25-Out-2017
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