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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Química com aluno cego: Desafios do professor, dificuldades na aprendizagem
Autor: Ataíde, Katia Fabiana Pereira de 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Souza, Soraia Carvalho de
Segundo membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Terceiro membro da banca: Lira, Sonia Maria de
Resumo: A inclusão escolar de pessoas com deficiência deve ser repensada por todos que fazem a educação, pois, a inclusão escolar muitas vezes e sem planejamento prévio, não se formam programas para receber esses alunos, os professores, na sua grande maioria não possuem formação adequada para trabalhar de forma correta a inclusão. Desta forma surgiu a inquietação de saber quais as dificuldades que o professor de Química encontra no processo de ensino e aprendizagem com alunos cegos inseridos na sala de aula regular e qual a posição do aluno nesse processo, suas necessidades e frustações. Assim, investigar dificuldades que o professor de Química encontra no processo de ensino aprendizagem de aluno cego inserido na sala de aula regular, em Campina Grande, Paraíba. Optamos pela investigação fosse à pesquisa de cunho qualitativo. A amostra estudada na presente pesquisa é composta por 2(dois) participantes, sendo uma aluna cega, que será chamada de “Flor” (nome fictício) e o professor de Química, denominamos de “professor PQ” (nome fictício). A pesquisa foi realizada no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, campus Campina Grande – PB. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados, a observação in loco e a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados coletados na pesquisa, optamos por escolher o método indutivo, devido seu rigor no que diz respeito a análise do que ouvimos e presenciamos durante nossas entrevistas e observação in loco. Notamos que o professor possui inúmeras dificuldades em trabalhar com a inclusão da aluna cega em sua sala de aula, ele sente muita dificuldade em fazer adaptações em materiais e apesar da instituição oferecer um bom suporte, pois conta com um núcleo da educação inclusiva, ele ainda sente essa dificuldade, já que a interação entre o professor , o NAPNE e o ledor que acompanha a aluna é bastante restrita e deixa muito a desejar. De certa forma prejudicando o processo de aprendizagem da aluna. A aluna Flor não possui domínio do Braille, o que dificulta ainda mais o seu processo de ensino e aprendizagem, além de observar que o professor de Química não adota pedagógicas inclusivas.
Abstract: The inclusion of schoolchildren with disabilities must be rethought by all those who do the education, since school inclusion often and without prior planning, do not form programs to receive these students, the majority of teachers do not have adequate training to work properly inclusion. In this way, the concern was raised about the difficulties that the Chemistry teacher encounters in the teaching and learning process with blind students inserted in the regular classroom and what the student's position in this process, their needs and frustrations. Thus, investigate difficulties that the professor of Chemistry finds in the process of teaching blind student learning inserted in the regular classroom in Campina Grande, Paraíba. We chose to research qualitative research. The sample studied in this research is composed by two participants, a blind student, who will be called "Flor" (fictitious name) and the professor of Chemistry, we call "teacher PQ" (fictitious name). The research was carried out at the Federal Institute of Paraíba - IFPB, campus Campina Grande - PB. We use as an instrument for data collection, on-site observation and semi-structured interview. For the analysis of the data collected in the research, we chose to choose the inductive method, due to its rigor in the analysis of what we heard and witnessed during our interviews and in loco observation. We note that the teacher has many difficulties in working with the inclusion of the blind student in his classroom, he feels very difficult to make adaptations in materials and although the institution offers a good support, because it has a core of inclusive education, he still she feels this difficulty, since the interaction between the teacher, the NAPNE and the person who accompanies the student is very restricted and leaves much to be desired. In a way, it damages the student's learning process. The Flor student does not have a Braille domain, which makes her teaching and learning process even more difficult, as well as observing that the Chemistry teacher does not adopt inclusive pedagogies.
Palavras-chave: Professor de Química
Educação inclusiva
Ensino de Química
Tecnologias assistivas
Chemistry teacher
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ATAÍDE, K. F. P. de. Ensino de Química com aluno cego: Desafios do professor, dificuldades na aprendizagem. 2019. 125f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3487
Data de defesa: 23-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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