Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Gláucia de Souza Abreu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0761800882780199por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Alessandro Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4751883787176824por
dc.contributor.referee1Castro, Anúbes Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822110908206236por
dc.contributor.referee2Soares, Renata de Souza Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587557565279282por
dc.date.accessioned2019-10-10T14:04:04Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.citationALENCAR, G. de S. A. Traumas por acidentes de trânsito entre vítimas socorridas pelo serviço de atendimento móvel de urgência. 2018. 53f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3482-
dc.description.resumoObjetivo: Analisar a ocorrência de traumas relacionados aos acidentes de trânsito entre vítimas socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Material e Métodos: Estudo descritivo, transversal realizado no município de Cajazeiras/PB, utilizando as 2347 fichas de ocorrência de atendimento a vítimas de traumas por causas externas relacionadas aos acidentes de trânsito socorridos pelo SAMU no período de 01 de Fevereiro de 2014 a Dezembro de 2016 . O instrumento de pesquisa compreendeu um formulário, contendo informações demográficas das vítimas (sexo e faixa etária) e referentes à data e local do acidente e características do trauma (horário, dia da semana, local, mês, ano, mecanismo do trauma, tipos de lesões, associação ao uso de álcool e/ou drogas e o encaminhamento do paciente). Os dados foram coletados por quatro pesquisadores e as informações inseridas por dupla digitação em um banco de dados criado no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0 for Windows. Foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial (Qui-quadrado de Pearson ou o Exato de Fisher). O nível de significância foi fixado em 5% (p<0,05). Em seguida, realizou-se análise de regressão de Poisson com variância robusta para as variáveis com valor de p<0,20. Resultados: Verificou-se que a maior parte das vítimas era homem (70,5%) e geralmente tinha entre 20 e 29 anos de idade (27,1%). A prevalência de acidentes de trânsito foi bastante elevada (56,2%) e os acidentes envolvendo motocicletas foram os mais comumente registrados (86,0%). O percentual de traumas múltiplos foi de 48,0%. Os padrões de lesões mais comumente observados foram: escoriação (91,9%) e trauma crânio-encefálico (88,0%), sendo frequentes traumas que afetavam a região facial (60,1%) e os membros superiores (79,0%). O uso de álcool etílico também demonstrou estar associado à maior ocorrência de acidente de trânsito (60,0%). Os acidentes de trânsito estavam associados ao sexo masculino (RP = 1,14; IC 95% = 1,06-1,23; p = 0,001), à faixa etária de 20 a 29 anos (n = 2,72; IC 95% = 2,26-3,28; p < 0,001), aos finais de semana (RP = 1,08; IC 95% = 1,02-1,15; p = 0,013) e às lesões traumáticas múltiplas (RP = 1,80; IC 95% = 1,67-1,94; p < 0,001). Conclusão: Entre os principais traumas ocorridos foi observada associação significativa dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas com o tipo de mecanismo de trauma e lesões de face e de membros, sexo e faixa etária bem como em relação à presença de hálito etílico e dias da semana com o turno da ocorrência do sinistro.por
dc.description.abstractObjective: To analyze the occurrence of traumas related to traffic accidents among victims rescued by the Emergency Mobile Assistance Service (SAMU, in Portuguese). Material and Methods: a descriptive cross-sectional study conducted in the city of Cajazeiras/PB, using the 2347 records of attendance to the victims of trauma by external causes related to the traffic accidents and rescued by SAMU in the period from February 1, 2014 to December, 2016. A form was used as a research tool to analyze demographic variables (gender and age group) and refer to traumas (time, day of week, place, month, year, trauma mechanism, types of lesions, association with use alcohol and/or drugs and referral of the patient). The data were collected by four researchers and the information entered by double entry in a database created in SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 20.0 for Windows, and the analysis was performed by descriptive and inferential statistics (Chi-square of Pearson or Fisher's Exact). The level of significance was set at 5% (p <0.05). Then, Poisson regression analysis with robust variance was performed for the variables with value p<0.20. Results: It was found that the majority of the victims were male (70.5%) and generally were between 20 and 29 years of age (27.1%). The prevalence of traffic accidents was very high (56.2%) and accidents involving motorcycles were the most commonly reported (86.0%). The percentage of multiple traumas was 48.0%. Excoriation (91.9%) and head trauma (88.0%) were the most commonly observed lesion patterns. Traumas frequently affected the facial region (60.1%) and upper limbs (79.0%). The consumption of ethyl alcohol was also shown to be associated with a higher incidence of traffic accidents (60.0%). It was found that male (RP = 1.14; IC 95% = 1.06-1.23; p = 0.001) was more associated with traffic accidents, age group (n = 2.72; IC 95% = 2.26-3.28; p<0.001), at weekends (RP = 1.08; IC 95% = 1.02-1.15; p = 0.013) and multiple traumatic lesions (RP = 1.80; IC 95% = 1.67- 1.94; p < 0.001). Conclusion: Among the main traumas occurred, a significant association was observed between traffic accidents involving motorcycles with the type of trauma mechanism and lesions of face and limbs, gender and age group as well as the presence of ethyl breath and days of the week with the turn of the event occurring.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-09-05T12:37:43Z No. of bitstreams: 1 PDF - Gláucia de Souza Abreu Alencar.pdf: 749303 bytes, checksum: 1b9318447ddc53458226e923a5883b84 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-10-10T14:04:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Gláucia de Souza Abreu Alencar.pdf: 749303 bytes, checksum: 1b9318447ddc53458226e923a5883b84 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T14:04:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Gláucia de Souza Abreu Alencar.pdf: 749303 bytes, checksum: 1b9318447ddc53458226e923a5883b84 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8908/PDF%20-%20Gl%c3%a1ucia%20de%20Souza%20Abreu%20Alencar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCausas externaspor
dc.subjectAtendimento pré-hospitalarpor
dc.subjectAssistência ambulatorialpor
dc.subjectAcidente de trânsitopor
dc.subjectExternal causeseng
dc.subjectPre-hospital Careeng
dc.subjectAmbulatory careeng
dc.subjectTraffic accidenteng
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleTraumas por acidentes de trânsito entre vítimas socorridas pelo serviço de atendimento móvel de urgênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gláucia de Souza Abreu Alencar.pdfPDF - Gláucia de Souza Abreu Alencar731.74 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.