Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Camilo de Lelis Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2196447096051408por
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Francisco Sibério Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127572956463704por
dc.contributor.referee1Coelho Neto, Elias Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3898684024508889por
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842074580167528por
dc.date.accessioned2019-06-13T19:11:53Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationSOUZA, C. de L. N. de. Cônicas: Tópicos especiais para o Ensino Médio. 2019. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3416-
dc.description.resumoAs seções cônicas e muitas de suas características estão entre os tópicos mais importantes da Geometria Analítica. Entretanto, esses conteúdos têm sido pouco explorados pelos professores de Matemática. Quando esses tópicos são apresentados em sala de aula, geralmente são trabalhados com questões que envolvem somente a substituição de letras por números, comprometendo a aprendizagem dos alunos. É de suma importância enfatizar uma abordagem histórica das cônicas, o significado das mesmas e suas principais propriedades, pois esses objetos foram importantes para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. Suas propriedades refletoras, por exemplo, foram indispensáveis para o desenvolvimento de ante- nas parabólicas, telescópios espelhados, radiotelescópios, entre outras aplicações. As curvas elípticas foram utilizadas na Astronomia para descrever movimentos planetários e de outros corpos celestes ao redor do Sol. Ensinar alguns métodos de construção dessas figuras também ajuda bastante no desenvolvimento de um ensino mais produtivo, pois o aluno torna-se mais participativo durante as aulas. Além disso, devem ser apresentados resultados pouco conhecidos das cônicas e algumas aplicações, incentivando assim o estudante a resolver problemas mais desafiadores. É essencial uma mudança na maneira como esse conteúdo é ensinado. Métodos de ensino criativos contribuem para um melhor rendimento das aulas, pois ajudam bastante na interação entre alunos e professores, gerando uma melhor aprendizagem.por
dc.description.abstractThe conic sections and many of their characteristics are among the most important topics of Analytical Geometry. However, these contents have been neglected byMathematics teachers. When these topics are presented in the classroom, they are usually dealing with questions that involve only substituting letters with numbers, affecting student learning. It is extremely important to emphasize a historical approach to the conics, their meaning and their main properties, as these geometric figures were important for the development of many technologies. The Reflective Property of these figures, for example, was indispensable for the development of parabolic antennas, mirrored telescopes, radio telescopes, among other applications. Elliptical curves have been used in Astronomy to describe planets and other celestial bodies around the Sun. Teaching some methods of constructing these figures also helps greatly in the development of a more productive teaching as the student becomes more participatory during class. In addition, rare theorems of the conics and some applications should be presented, thus encouraging the student to solve more challenging problems. A change in the way this content is taught is essential. Creative teaching methods contribute to a better performance of classes, as they greatly help the interaction between students and teachers, generating better results in relation to meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-05-23T17:13:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza.pdf: 106869569 bytes, checksum: 6987664817e908791df2a0db187df8a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-06-13T19:11:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza.pdf: 106869569 bytes, checksum: 6987664817e908791df2a0db187df8a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T19:11:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza.pdf: 106869569 bytes, checksum: 6987664817e908791df2a0db187df8a5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8481/PDF%20-%20Camilo%20de%20Lelis%20Nunes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCônicaspor
dc.subjectTeorema de La Hirepor
dc.subjectTeorema de Ponceletpor
dc.subjectConicaleng
dc.subjectThe Theorem of La Hireeng
dc.subjectThe Theorem of Ponceleteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleCônicas: Tópicos especiais para o Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza.pdfPDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza104.36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.