Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3407
Tipo do documento: Dissertação
Título: Indução de estratégias de aprendizagem matemática nas questões das provas da OBMEP
Autor: Silva, Alécio Soares
Primeiro orientador: Barbosa, José Lamartine da Costa
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lucio
Segundo membro da banca: Fernandes, Jose de Arimateia
Resumo: Esta pesquisa promove um estudo sobre uma proposta para o Ensino de Matemática baseada na Resolução de Problemas de olimpíadas de matemática. Tendo por objetivo principal analisar as contribuições do ensino da matemática por meio da Resolução de Problemas olímpicos, mais especialmente, propostos em edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), dos bancos de questões sugeridos pelos organizadores destas, e também, material preparado para treinamento de alunos para competições olímpicas realmente pode influenciar na formação de conceitos matemáticos e na elaboração de esquemas para resolução de problemas. Aqui fazemos uma abordagem histórica sobre as olimpíadas de matemática das escolas públicas, como também, uma pequena análise de pesquisas correlatas ao tema para estabelecer uma revisão da literatura. Também fazemos uma investida nos referenciais teóricos visitando a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e discutimos algumas abordagens de Resolução de Problemas feitas por autores da área. Em seguida, analisamos as tarefas realizadas pelos alunos, e estas análises revelaram como os alunos fazem uso dos esquemas, criando estratégias para resolver os problemas e consequentemente formando conceitos e compreendendo os conteúdos de matemática. Por fim, fazemos algumas considerações sobre os dados obtidos.
Abstract: This research promotes a study on a proposal for Mathematics Teaching based on Problem Solving of Mathematical Olympiads. The main objective of this study was to analyze the teaching of mathematics through the Resolution of Olympic Problems, more specifically, proposed in editions of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP), of the banks of questions suggested by the organizers of these, to train students for Olympic competitions can really influence the formation of mathematical concepts and the elaboration of schemes for problem solving. Here we make a historical approach to the mathematics Olympiads of public schools, as well as a small analysis of research related to the subject to establish a re view of the literature, as there is an attack on theoretical references by visiting the Conceptual Field Theory of Gérard Vergnaud and we have discussed some approaches to Problem Solving made by area authors. Then we analyze the tasks performed by the students, and these analyzes revealed how the students make use of the schemas, creating strategies to solve the problems and consequently forming concepts and understanding the contents of mathematics. Finally, we make some considerations about the data obtained.
Palavras-chave: Aprendizagem matemática
Resolução de problemas
OBMEP
Mathematical learning
Troubleshooting
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, A. S. Indução de estratégias de aprendizagem matemática nas questões das provas da OBMEP. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3407
Data de defesa: 11-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto - Alecio Soares Silva.pdfProduto - Alecio Soares Silva6.81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Alecio Soares Silva.pdfPDF - Alecio Soares Silva30.78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.