Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3403
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de um estudo de caso do uso da ferramenta colaborativa (Screencast) no ensino de Física com o conteúdo de refração
Autor: Oliveira, Alberto Ferreira de 
Primeiro orientador: Barros, Marcos Antonio
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Araújo
Resumo: O avanço da era tecnológica, nas duas últimas décadas, influenciou, diretamente, nas mudanças que ocorreram em diversos setores da sociedade, em especial, na educação. Ensinar física constitui um desafio por conta de uma concentração elevada de conteúdos, baixa carga horária na disciplina, falta de estruturas de algumas escolas, falta de formação adequada nas redes públicas para áreas especifica, entre outros fatores. Esse ensino há muito tempo, vem sendo questionado por uma sociedade, cada vez mais efêmera, resultante dos avanços científicos e tecnológicos que facilitam a aquisição de conhecimento e informação. A presença das tecnologias nas escolas torna-se cada vez mais indispensável, para que o educando adquira conhecimento e esteja inserido no contexto atual, porque, no seu cotidia no, são comuns as tecnologias estarem presentes, como por exemplo, nos supermercados, bancos, farmácias e vários outros. Tendo em vista este contexto, esta Dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede estadual de Pernambuco, que teve como objetivo geral elaborar uma proposta didática com o auxílio da construção do Screencast (captura da tela do computador acompanhado com o áudio do locutor), para ensinar os conceitos de refração frente aos alunos de uma escola Pública Estadual no Município de Macaparana - PE. Para isso, a pesquisa tem uma abordagem de natureza quantitativa e descritiva do tipo “estudo de caso” com ferramentas para coleta de dados, tais como aplicação de questionário e entrevistas informal acerca da importância do uso do recurso no ambiente escolar. Este trabalho constituiu-se inicialmente, de um levantamento bibliográfico, para a construção do nosso objeto de estudo, de uma aplicação de um questionário antes e depois da aplicação da pesquisa, assim como de entrevistas com os alunos e, por fim, a avaliação do recurso utilizado na aula. Os estudos mostraram que esse recurso pode auxiliar em uma aprendizagem colaborativa, por meio da ampliação de leitura por parte dos alunos, da interação em grupo, de os alunos serem protagonistas, durante o processo, e, consequentemente, de sua maior participação na sala de aula.
Abstract: The advancement of the technological era, in the last two decades, directly influenced the changes that occurred in various sectors of society, especially in education. Teaching physics constitutes a challenge, because of a high concentration of contents, low workload in the discipline, lack of structures of some schools, lack of adequate training in public networks for specific areas, among other factors. This teaching has long been questioned by an increasingly ephemeral society, result in from scientific and technological advances that facilitate the acquisition of knowledge and information. The presence of technologies in schools becomes increasingly indispensable, so that the learner acquires knowledge and is inserted in the current context, because, in their daily lives, technologies are common, such as in supermarkets, Banks, pharmacies and several others. In view of this context, this dissertation presents the result of a research developed in a school of the state network of Pernambuco, which had as general objective to elaborate a didactic proposal with the aid of the construction of the Screencast (capture of the screen of Computer accompanied with the audio of the announcer), to teach the concept action in front of the student a state public school in the municipality of Macaparana-PE. For this, there search has a quantitative and descriptive approach of the type "case study" with tools for data collection, such as questionnaire application and informal interviews about the importance of using their source in the school environment. This work was initially constituted by a bibliographic survey, for the construction of our object of study, of an application of a questionnaire before and after the application of their search, as well as interviews with students and, finally, the evaluation of Resource used in the lesson. The studies showed that this resource can help in a collaborative learning, through the expansion of reading by students, of group inter action, of the students being protagonists, during the process, and, consequently, their greater participation In the class room.
Palavras-chave: Ensino de Física
Screencast
Recursos didáticos
Tecnologia educacional
Physics teaching
Screencast
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: OLIVEIRA, A. F. de. Análise de um estudo de caso do uso da ferramenta colaborativa (Screencast) no ensino de Física com o conteúdo de refração. 2019. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3403
Data de defesa: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto Ferreira de Oliveira.pdfPDF - Alberto Ferreira de Oliveira20.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Alberto Ferreira de Oliveira.pdfProduto - Alberto Ferreira de Oliveira4.92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.