Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
Autor: Sousa, Cristiane Coitinho de 
Primeiro orientador: Catanduba, Edilma de Lucena
Primeiro membro da banca: Catanduba, Edilma de Lucena
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Terceiro membro da banca: Barros, Alvanira Lúcia de
Resumo: As tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar.
Abstract: The traditional writing classes have undergone several changes, due to the theoretical evolutions about the own conception of language, text and writing adopted until arriving at what we now call textual production worked from the textual genres and considering writing as a process. In this research, we aim to develop students' reading and writing skills so that they are able to read, understand and write with autonomy. Therefore, we propose to analyze and reflect on the production and textual rewriting of the students of a 6th grade elementary school class of a municipal public school in the city of Campina Grande-PB, through the application of a didactic sequence elaborated from the narrative adventure genre. To do so, we will take as theoretical basis the studies of Bakhtin (2016) on the discursive genres, Koch and Elias (2015) regarding the strategies involved in textual production, Marcuschi (2008) regarding the sociointeractionist principles of text production , the PCN (2001) and its orientations on the teaching of Portuguese Language. We will also bring up the discussions about how to correct text in the school presented by Ruiz (2001) and the reflections of Menegolo and Menegolo (2005) on the importance of the work with the rewriting of texts. In view of the above, we intend to live with the students an effective writing practice, taking into account the production of texts for the development of the student's social participation, leading him to reflect on this writing process inside and outside the school context.
Palavras-chave: Escrita
Gêneros textuais
Produção textual
Reescrita
Teaching
Textual genres
Text production
Rewriting
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Sousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: CDD 372.623
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398
Data de defesa: 18-Fev-2019
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Coitinho de Sousa.pdfPDF - Cristiane Coitinho de Sousa24.96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.