Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3386
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da queda à ascenção, uma paródia cômica do mito da criação: o imaginário medieval representado no conto do mercador de Geoffrey Chaucer
Autor: Cunha, Thiago Rodrigo de Almeida
Primeiro orientador: Santo, Gilvan de Melo
Resumo: O imaginário popular medieval é composto por símbolos que remetem a três estruturas principais: o castelo, a catedral e o claustro. Neste trabalho, apresentamos uma discussão de cunho hermenêutico e analítico de elementos que constituíam o imaginário popular da Baixa Idade Média (personagens, mitos e o gênero fabliau) presentes no conto do mercador, complementada por aspectos do prólogo geral da obra Contos da Cantuária, do escritor inglês Geoffrey Chaucer, na tentativa de demonstrar de que maneira estes, em especial o riso – pela sua importância catártica e de pureza ante o confronto entre prazeres mundanos e espirituais - interagiam entre si e fomentavam o imaginário medievo durante o período em que a obra foi escrita. Em oposição, destacamos o sofrimento e angústia do homem medieval diante do rigoroso controle que a Igreja Católica e o Estado desempenhavam nas suas vidas. Para oferecer embasamento teórico à nossa pesquisa, recorremos, principalmente, às teorias sobre o riso e sobre a cultura popular da Idade Média e do Renascimento, de Mikhail Bakhtin (2013); aos estudos sobre as estruturas antropológicas do imaginário, de Gilbert Durand (1997), para uma aprofundada compreensão das imagens simbólicas presentes na obra, bem como a sua proposta metodológica de identificação e análise do mito director, no qual a narrativa é construída (DURAND, 1982); aos estudos sobre o contexto medieval (BASCHET, 2006; LE GOFF, 2011; 2014b) e à teoria acerca do imaginário medieval (LE GOFF, 2011) e da filosofia (STORCK, 2003). Como resultado, conferimos ao riso o valor de elemento central do imaginário medieval, uma vez que personagens, narrativas e gêneros foram criados em torno dele, como representação da libertação catártica do sentimento do povo em oposição ao controle e poder exercido pela Igreja Católica e o Estado. Para a literatura, a obra influenciou a produção literária, principalmente, de caráter oral, transmitidos através da literatura de cordel e inspirou a criação de personagens como os cangaceiros e os caubóis.
Abstract: The medieval popular imaginary is composed by symbols which refer to three main edifications: the castle, the cathedral and the enclosure. In this dissertation, we proposed a hermeneutical and analytical discussion of the elements that comprise the popular imaginary of the Low Middle Age (characters, myths and a narrative genre) present in the Merchant‘s Tale, complemented by several aspects of the general prologue of the Canterbury Tales, by the English writer Geoffrey Chaucer, as an attempt to demonstrate how these, mainly the laughter – for its cathartic importance and that of purification in face of mundane and spiritual pleasures – interact and constitute the medieval imaginary in the epoch the oeuvre was written. In contrast, we highlighted medieval man‘s suffering and anguish in relation to the control that the Catholic Church and State had over him. As a theoretical basis for this research, we went through Mikhail Bakhtin‘s (2013) theory of laughter and popular culture in the Middle Age and Renaissance; studies on the anthropological structures of imaginary, by Gilbert Durand (1997), to have a deep understanding of the symbolic images present in the book, as well as his methodological to identify and analyze the director myth, in which the narrative is based (DURAND, 1982); bibliographical revisions on the medieval context (BASCHET, 2006; LE GOFF, 2011; 2014b), and the theory about the medieval imaginary (LE GOFF, 2011) and its philosophy (STORCK, 2013). As results, we dedicated to laughter the value of central element of the medieval imaginary, since characters, narratives and genres have taken after, as representation of the cathartic freedom of people‘s feelings in opposition to the control and power executed by the Catholic Church and State. As for Literature, the oeuvre has influenced the literary production, mainly the oral ones, transmitted through cordel literature and has inspired the invention of characters, such as the cangaceiros and cowboys.
Palavras-chave: 1. Imaginário medieval. 2. Geoffrey Chaucer. 3. Hermenêutica. 4. Baixa idade média.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Cunha, Thiago Rodrigo de Almeida. Da queda à ascenção, uma paródia cômica do mito da criação: o imaginário medieval representado no conto do mercador de Geoffrey Chaucer. 2018. 130f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3386
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO RODRIGO DE ALMEIDA CUNHA.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.