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Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção de histórias em quadrinhos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues em Boqueirão - PB
Autor: Silva, Marília Gerlane Guimarães da Silva
Primeiro orientador: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: A sociedade contemporânea, cada vez mais, pressupõe cidadãos capazes não apenas de ler, mas compreender e produzir textos. Neste sentido, os gêneros textuais tornam-se imprescindíveis à vida em sociedade, podendo ser considerados a materialização das várias práticas discursivas que permeiam a sociabilidade. Uma das mais ricas modalidades de gêneros são as Histórias em Quadrinhos (HQ) que constituem, ao mesmo tempo, um instrumento bastante atrativo de leitura e um recurso didático-pedagógico com múltiplas possibilidades de aprendizagem e produção textual. Considerando experiências enriquecedoras desenvolvidas através do uso de tecnologias digitais na educação e o estudo do gênero Histórias em Quadrinhos, parte o estudo dos seguintes problemas: como viabilizar o estudo do gênero HQ em benefício da produção textual no Ensino Fundamental? Há diferenças significativas entre a produção manual e digital de Histórias em Quadrinhos ou o uso em sala de aula de ambas as modalidades deve ser complementar? Diante disso, o objetivo geral do presente estudo foi promover o uso das HQ na produção textual na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, localizada no município de Boqueirão-PB. Como objetivos específicos pretendeu-se desenvolver uma ação pedagógica envolvendo o gênero HQ e avaliar a sua importância para o desenvolvimento da produção textual, a partir de uma análise comparativa entre o HQ manual e o software educativo HagáQuê. Do ponto de vista teórico-conceitual, adotou-se a contribuição de autores como Assmann (2005), Bakhtin (1997), Cagnin (1975), Cirne (1970), Franco (2004, 2013, 2016), Kenski (2007), Marcuschi (2008), Mayer (2001), Moya (1977), Valente (1999), Vergueiro (2016) e Weiler (2006). Do ponto de vista metodológico, tomou-se como base a pesquisa de natureza qualitativa; como procedimentos de coleta de dados, a revisão de literatura, pesquisa de campo e pesquisa-ação, aplicada a 23 alunos da turma do 5° ano A (turno manhã) do Ensino Fundamental I; e, como instrumento de descrição e discussão dos resultados, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002). Como resultado de pesquisa foram produzidos pelos estudantes sete HQ abordando os temas “Amizade” e “Folclore”, sendo três manuais e quatro utilizando o HagáQuê, demonstrando a relevância de ambas e as características específicas de cada modalidade. A principal conclusão do estudo é que as Histórias em Quadrinhos podem se tornar importante experiência de produção textual tanto manual quanto digital, notadamente, quando se adota a aprendizagem significativa e colaborativa, baseada na realidade e no protagonismo dos próprios educandos.
Abstract: Contemporary society, more and more, presupposes citizens capable not only of reading but of understanding and producing texts. In this sense, textual genres become essential to life in society, and can be considered the materialization of the various discursive practices that permeate sociability. One of the richest modalities of genres is comic, which are at the same time a very attractive instrument of reading and a didactic-pedagogical resource with multiple possibilities of learning and textual production. Considering enriching experiences developed through the use of digital technologies in education and the study of the genre Comics, part of the study of the following problems: how to make feasible the study of the genus HQ for the benefit of textual production in Elementary School? Are there significant differences between the manual and digital production of Comics or the use in the classroom of both modalities should be complementary? The general objective of this study was to promote the use of HQ in textual production at the Municipal School of Elementary Education Euflaudízia Rodrigues, located in the city of Boqueirão-PB. Specific objectives were to develop a pedagogical action involving the HQ genus and evaluate its importance for the development of textual production, based on a comparative analysis between the manual HQ and the HagáQuê educational software. From the theoretical-conceptual point of view, the contributions of authors such as Assmann (2005), Bakhtin (1997), Cagnin (1975), Cirne (1970), Franco (2004, 2013, 2016), Kenski (2007), Marcuschi (2008), Mayer (2001), Moya (1977), Valente (1999), Vergueiro (2016) and Weiler (2006). From the methodological point of view, qualitative research was taken as a basis; such as data collection procedures, literature review, field research and action research, applied to 23 students of the 5th grade class A (morning shift) of Elementary School I; and, as an instrument for describing and discussing the results, the Content Analysis (BARDIN, 2002). As a result of the research, the students produced seven HQ dealing with the themes "Friendship" and "Folklore", being three manuals and four using HagáQuê, demonstrating the relevance of both and the specific characteristics of each modality. The main conclusion of the study is that comic can become important experience of textual production both manual and digital, especially when adopting meaningful and collaborative learning, based on the reality and the protagonism of the students themselves.
Palavras-chave: 1. Ensino fundamental. 2. Gêneros textuais. 3. Histórias em quadrinhos. 4. Softwares educativos.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Marília Gerlane Guimarães da Silva. A produção de histórias em quadrinhos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues em Boqueirão - PB. 2018. 135f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3382
Data de defesa: 13-Dez-2018
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