Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3380
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
Autor: Alves, Caroline Diniz Nóbrega
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: Analisar a formação inicial e a continuada de professores para a atuação na Educação de Jovens e Adultos é o objeto de estudo dessa dissertação de mestrado profissional. A pesquisa consistiu em um estudo de caso do tipo etnográfico pautado nas reflexões sobre o cenário de formação de professores, norteado pelas questões: Como os cursos de licenciatura preparam os professores para atuarem na EJA?; O que dizem as políticas educacionais sobre a formação de professores para atuarem nesta modalidade de ensino?; Especificamente, no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, como se fomenta a política de engajamento de seus licenciandos para a atuação na EJA? Foram sujeitos da pesquisa 12 professores que atuam neste segmento e com formação nas licenciaturas de Letras, Letras/Inglês, Matemática, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia e Educação Física. Para acessar os dados da pesquisa, utilizamos entrevistas e questionários com questões sobre a formação e prática docente relacionadas à EJA. Os resultados indicam a necessidade de aprimoramento e adequação do currículo dos cursos de licenciaturas para a melhoria na formação de professores. Como produto da dissertação foi elaborado um manual com os procedimentos para a realização de uma oficina com orientações para profissionais interessados em atuar na EJA.
Abstract: Analizar la formación inicial y la continuada de maestros para la actualización en la Educación de Jovenes y Adultos es el objeto de estudio de esa disertación de la maestria profesional. La investigación consistió en un estudio de caso del tipo etnográfico basado en las reflexiones sobre el cenário de formación de profesores, norteado por las cuestiones: ¿Como los cursos de licenciatura preparan los maestros para actuaren en la EJA?; ¿Lo que dicen las políticas educacionales sobre la formación de maestros para actuaren en esta modalidad de enseñanza?; Especificamente, en el campus I de la Universidad Estadual de la Paraíba, en la ciudad de Campina Grande, ¿como se fomenta la política de compromiso de sus licenciantes para la actuación en la EJA? Fueron sujetos de la investigación 12 maestros que actuan en ese segmento y con formación en las licenciaturas de Letras, Letras/Inglés, Matemáticas, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciéncias Sociales, Filosofia y Educación Física. Para accesar los datos de la investigación, utilizamos encuestas y cuestionarios con cuestiones sobre la formación y la práctica docente relacionadas a la EJA. Los resultados indican la necesidad de aprimoramiento y adecuación del currículun de los cursos de licenciaturas para aprimoramiento en la formación de maestros. Como producto de la disertación fue elaborado un manual con los procedimientos para la realización de un taller con orientaciones para los profesionales con ganas de ctuar en la EJA.
Palavras-chave: 1. Políticas educacionais. 2. Prática docente. 3. Formação de jovens e adultos - EJA. 4. Formação docente.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Alves, Caroline Diniz Nóbrega. Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente. 2018. 130f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3380
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caroline Diniz Nóbrega Alves .pdf.pdf840.24 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.