Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3329
Tipo do documento: Dissertação
Título: O modelo euclidiano nas abordagens dos poliedros de Platão em livros didáticos: Reflexos do movimento da Matemática Moderna?
Autor: Oliveira, Maelson da Silva 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Silva, Eliane de Moura
Segundo membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Resumo: O presente trabalho promove uma análise das edições dos guias dos livros didáticos, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o Ensino Médio, e dos livros didáticos que foram aprovados para o ano de 2018, tendo por objetivo geral investigar em que medida o modelo euclidiano está presente nas abordagens dos poliedros de Platão nos livros didáticos, relacionando-as com o Movimento da Matemática Moderna e com as contribuições de Euclides para a geometria, com uma síntese da sua obra Os Elementos. Também desenvolvemos um breve estudo sobre os poliedros de Platão, buscando compreender a sua origem, desde os primeiros registros às teorias mitológicas. Na análise dos guias, foi constatado que o conteúdo dos poliedros de Platão foi explorado pouquíssimas vezes, havendo períodos em que nenhum dos livros aprovados pelo PNLD abordou esse conteúdo; que o recurso de demonstrações é pouco explorado, assim como o modelo euclidiano e os conceitos primitivos que o compõe. Analisando os livros didáticos, verificamos que o modelo euclidiano não é empregado no estudo dos poliedros de Platão, em nenhuma das coleções, sendo explorados apenas relatos históricos, contribuições de alguns matemáticos e demonstrações algébricas. Nessas demonstrações, constatadas em três das quatro coleções, parte-se da relação de Euler e dos conceitos de poliedros regulares para estabelecer uma expressão algébrica que conclui a referida demonstração, o que caracteriza um fato marcante do Movimento da Matemática Moderna: o tratamento da geometria a partir da teoria dos conjuntos. Entretanto, há grande escassez no que se refere ao tratamento geométrico desse conteúdo, não havendo, em nenhuma das coleções, atividades de construção que auxiliem a compreensão desses conceitos.
Abstract: The present work promotes an analysis of the editions of the textbook guides, made available by the National Textbook Program (PNLD), for High School and the textbooks that were approved for the year 2018, with the general objective to investigate to what extent the Euclidean model is present in the approaches of Plato's polyhedra in textbooks, relating them to the Modern Mathematical Movement and to Euclid's contributions to geometry, with a synthesis of his work The Elements. We also developed a brief study of Plato's polyhedrons, seeking to understand their origin, from early records to mythological theories. In the analysis of the guides, it was found that the content of Plato's polyhedrons was rarely explored, with periods in which none of the books approved by PNLD dealt with this content; that the resource of demonstrations is little explored, as well as the Euclidean model and the primitive concepts that compose it. Analyzing the textbooks, we verified that the Euclidean model is not used in the study of the Plato's polyhedrons, in none of the collections, being explored only historical accounts, contributions of some mathematicians and algebraic demonstrations. In these demonstrations, found in three of the four collections, one begins with Euler's relation and the concepts of regular polyhedra to establish an algebraic expression that concludes the said demonstration, which characterizes a remarkable fact of the Movement of Modern Mathematics: the treatment of geometry from the set theory. However, there is great scarcity in terms of the geometric treatment of this content, and there is no construction activity in any of the collections that helps to understand these concepts.
El presente trabajo promueve una analisís de los guías de los libros didácticos, los cuales están disponibles en el Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD) para la enseñaza media y los libros que fueron aprobados para el año de 2018, tenendo cómo objetivo general investigar en que medida el modelo euclidiano esté presente en los enfoques de los poliedros de Platón en los libros didácticos, relacionándolos con el movimiento de la matematica moderna y con las contribuiciones de Euclides para la geometria, con una síntese de su obra Los Elementos. También desarrollamos un breve estudio sobre los poliedros de Platón, buscando comprender su origen, dede sus primeros registros hasta las teorías mitologicas. En la analísis de los guias, fue constatado que el contenido de los poliedros de Platón fueron explorados muy pocas veces, habiendo períodos en que niguno de los libros aprobados por PNLD abordó este contenido; que el recurso de demonstracion es poco explorado, así como el modelo euclidiano y los conceptos primitivos que lo compone. Analizando los libros didácticos verificamos que el modelo euclidiano no se emplea en los estudios de los poliedros de Platón, en niguma de las colecciones, sendo explorado solamente relatos históricos, contribuiciones de algunos matematicos y demostraciones algebricas. En esas demostraciones, constatados en tres de las cuatro colecciones, se parte de la relación de Euler y de los conceptos de poliedros regulares para mantener una expresión algebrica que concluye la dicha demostración, lo que caracteriza un hecho marcante del Movimiento de la Matematica Moderna: el tratamiento de la geometria a partir de la teoría de los conjuntos. Sin embargo, hay una gran escasez en lo que se refiere al tratamiento geometrico en este contenido, no tenendo, en niguna de las colecciones, actividades de construción que ayuden en la omprensión de estos conceptos.
Palavras-chave: Movimento da Matemática Moderna
Modelo euclidiano
Livro didático
Poliedros de Platão
Textbook
Modern Mathematics Movement
Euclidean model
Plato's polyhedrons
Libro didáctico
Modelo euclidiano
Movimiento de la Matematica Moderna
Poliedros de Platón
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: OLIVEIRA, M. da S. O modelo euclidiano nas abordagens dos poliedros de Platão em livros didáticos: Reflexos do movimento da Matemática Moderna?. 2018. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3329
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto - Maelson da Silva Oliveira.pdfProduto - Maelson da Silva Oliveira9.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Maelson da Silva Oliveira.pdfPDF - Maelson da Silva Oliveira58.86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.