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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de geografia mediado por folhetos de cordel: identidade e memória cultural
Autor: Santos, Evyllaine Matias Veloso Ferreira
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Resumo: O presente estudo apresenta os resultados obtidos numa pesquisa reflexiva sobre o ensino das categorias de espaço Lugar e Paisagem, no componente curricular Geografia, através da perspectiva Cultural/Humanista (TUAN, 1983; CORREA; ROSENDAHL, 2011), tendo como objeto mediador de ensino o folheto de cordel. Frente a esta proposta, destaca-se a questão problema da pesquisa: de que modo a utilização de folhetos de cordel na aula de geografia do Ensino Médio permite o desenvolvimento de uma proposta metodológica interdisciplinar na perspectiva da Geografia Cultural? Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta didática interdisciplinar para o ensino da Geografia direcionada ao ensino das categorias de espaço na Geografia “Lugar” e “Paisagem”, utilizando uma seleta de folhetos de cordel que favoreçam a aprendizagem mediante os aspectos da identidade e memória cultural local dos alunos do Ensino Médio. Permite-se, portanto, que a Literatura de Cordel seja utilizada como possibilidade de ensino, considerando o seu caráter de denúncia social e lugar de manifestação do sujeito nordestino (RODRIGUES, 2011; 2016). Valoriza-se a perspectiva Cultural/Humanista por levar em consideração elementos imateriais. As teorias selecionadas têm como ponto nodal o conceito de interdisciplinaridade (BRASIL,1996) que, neste estudo, considera o ensino de Lugar e Paisagem articulados aos conceitos de identidade, memória, história, etc. A pesquisa se configura de cunho qualitativo, sendo uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola Estadual do município de Juripiranga, Paraíba. Diante disso, desenvolveu-se uma proposta aplicada ao ensino de Geografia através de unidades presentes no Manual do Professor e Módulo do Aluno, produtos do mestrado profissional. A pesquisa-ação promoveu a aprendizagem dos conceitos de Lugar e Paisagem, levando em consideração elementos abstratos/imaterais da paisagem nordestina e do lugar dos alunos, revelando a proposta baseada em aspectos imateriais. Desse modo, a Geografia Cultural/Humanista tornou-se base teórica e os folhetos de Cordel possibilitaram a mediação entre objetos de aprendizagem e conceitos transversais, pelos quais culminaram em um subproduto, o “Memorial do Aluno”, que condensa os conceitos elencados, discutidos e desenvolvidos neste estudo.
Abstract: The present study presents the results obtained in a reflexive research on the teaching of the categories of Place and Landscape space, in the Geography curricular component, through the Cultural/Humanist perspective (TUAN, 1983; CORREA; ROSENDAHL, 2011) the string booklet. In view of this proposal, the problem of research is highlighted: How does the use of cordel leaflets in the Geography class of the Secondary School allow the development of an interdisciplinary methodological proposal in the perspective of Cultural Geography? In order to do so, the general objective of the research is to develop an interdisciplinary didactic proposal for the teaching of Geography directed to the teaching of the categories of space in the Geography "Place" and "Landscape", using a selection of cordel leaflets that favor learning through the aspects the identity and local cultural memory of high school students. It is possible, therefore, that the cordel Literature be used as a teaching possibility, considering its character of social denunciation and place of manifestation of the northeastern subject (RODRIGUES, 2011; 2016). The Cultural/Humanist perspective is valued for taking intangible elements into account. The selected theories have as nodal point the concept of interdisciplinarity (BRASIL, 1996), which, in this study, considers the teaching of Place and Landscape articulated to the concepts of identity, memory, history, etc. The research is qualitative, being an action research developed in a class of 1st year of High School of a State school of the city of Juripiranga, Paraíba. In view of this, a proposal was applied to the teaching of Geography through units present in the Teacher's Manual and Student Module, products of the professional master's degree. The action research promoted the learning of the concepts of Place and Landscape, taking into consideration abstract/immaterial elements of the Northeastern landscape and the place of the students, revealing the proposal based on immaterial aspects. In this way, Cultural/Humanist Geography became a theoretical basis and the cordel leaflets made possible the mediation between learning objects and transversal concepts, by which they culminated in a byproduct, the "Student Memorial", which condenses the concepts listed, discussed and developed in this study.
Palavras-chave: 1. Ensino de geografia. 2. Geografia cultural - humanista. 3. Literatura de cordel. 4. Cultura popular. 5. Interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Santos, Evyllaine Matias Veloso Ferreira. O ensino de geografia mediado por folhetos de cordel: identidade e memória cultural. 2018. 379f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3273
Data de defesa: 18-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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