Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Elania Hortins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3205635852894527por
dc.contributor.advisor1Freitas, Luciana Roze de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5830488292829260por
dc.contributor.referee1Nemer, Rodrigo Cohen Mota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449637374344995por
dc.contributor.referee2Araújo, Gustavo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1278317287450234por
dc.date.accessioned2019-03-27T18:40:01Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationDANTAS, E. H. Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. 2018. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, verificou- se a necessidade da produção deste trabalho. Apresentamos a teoria básica dos sólidos geométricos, um tutorial com o passo a passo necessário para a produção e aplicação de um projeto de RA, uma proposta metodológica de como utilizar a RA para melhor visualização e, consequentemente, melhor compreensão dos sólidos geométricos, através de algumas atividades sugeridas. A aplicação deste trabalho consolidou-se com alunos do ensino médio de uma escola pública – IFRN campus Caicó. A prática para análise e conclusões se deu por meio de uma aplicação do conteúdo de Geometria Espacial com uso de um projeto de Realidade Aumentada, fazendo desta ferramenta tecnológica um recurso pedagógico atrativo, capaz de trazer a atenção e curiosidade do aluno, promovendo assim sua autonomia no aprendizado.por
dc.description.abstractThis work presents a study about the use of new technologies in the teaching of Mathe- matics, more specifically, the use of Augmented Reality as a tool to assist in the teaching of Spatial Geometry. From the observation of the difficulties faced by students in the understanding and interpretation of mathematics, from the view that most of them have that mathematics is a difficult discipline, as well as the fact that we are dealing with a generation totally focused on the technologies, the production of this work is necessary. We present the basic theory at geometric solids, a step-by-step tutorial necessary for the production and application of an RA project, a methodological proposal on how to use RA for better visualization and, consequently, a better understanding of the geometries solids through suggested activities. The application of this work was consolidated with high school students of a public school - IFRN campus Caic´o. The practice for analysis and conclusions was made through an application of the Spatial Geometry content using an Augmented Reality project, making this technological tool an attractive pedagogical resource capable of bringing the attention and curiosity of the student, thus promoting their autonomy learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-25T15:33:30Z No. of bitstreams: 1 PDF - Elania Hortins Dantas.pdf: 29082091 bytes, checksum: 88bda239dd2548160df7c8c11b1da813 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-27T18:40:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Elania Hortins Dantas.pdf: 29082091 bytes, checksum: 88bda239dd2548160df7c8c11b1da813 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-27T18:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Elania Hortins Dantas.pdf: 29082091 bytes, checksum: 88bda239dd2548160df7c8c11b1da813 (MD5) Previous issue date: 2018-10-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7897/PDF%20-%20Elania%20Hortins%20Dantas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectTeaching learningeng
dc.subjectNew technologieseng
dc.subjectSpatial Geometryeng
dc.subjectAugmented Realityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUso da realidade aumentada no ensino da geometria espacialpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elania Hortins Dantas.pdfPDF - Elania Hortins Dantas28.4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.