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Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização de jogos por licenciandos em Matemática como recurso pedagógico em aulas de Matemática em um museu
Título(s) alternativo(s): The use of games for licensees in mathematics as a pedagogical resource im mathematics classes in a museum
Autor: Farias, Elionora Ramos 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar como estudantes da Licenciatura em Matemática em formação fazem uso dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem e como o trabalho com os mesmos contribuem para sua formação inicial. Para alcançarmos esse objetivo, tentamos responder a alguns questionamentos: Como os estudantes de Licenciatura em matemática fazem uso dos jogos matemáticos em suas aulas? E como a utilização dos jogos pode impactar a prática desses licenciandos enquanto futuros professores de Matemática? O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, tendo como foco o estudo do indivíduo com toda a sua complexidade na sua inserção com o ambiente sociocultural e natural. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática de um museu vivo de ciências e tecnologia do Estado da Paraíba, onde observamos a prática de alguns licenciandos do Curso de Matemática de uma Universidade Pública do Estado da Paraíba, participantes de um projeto, ao ministrarem aulas experimentais em turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas públicas. Os instrumentos para o levantamento de dados foram as observações das aulas ministradas no museu pelos licenciandos em Matemática, os encontros para o planejamento das atividades e mediante entrevistas com quatro dos licenciandos que fazem parte do projeto, as quais foram gravadas em áudio e transcritas posteriormente. A análise das entrevistas deu- se via o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC (LEFÉVRE & LEFÉVRE), instrumento de análise desenvolvido recentemente no Brasil. Entre os resultados obtidos destacamos: que todos ressaltaram a importância da participação no projeto e do uso que fizeram dos jogos no ambiente de aula, pois no decorrer do projeto no qual os licenciandos fizeram uso dos jogos matemáticos como ferramenta educativa, a postura dos mesmos em relação ao processo de ensino-aprendizagem foi a de mediador, pois eles buscavam sempre levar os alunos a construírem os conceitos estudados, houve uma mudança de visão em relação ao que é educação matemática e também a respeito do que é ensinar, se conscientizaram a respeito da importância do planejamento das atividades, pois antes de levar qualquer atividade para os alunos participantes do projeto, era feito o planejamento com estes licenciando que atuavam no projeto como monitores por parte do coordenador e dos alunos da Pós - Graduação, a autonomia foi desenvolvida, uma vez que tiveram a oportunidade de atuarem como professores de várias turmas da escola básica e contribuiu também na formação de professores reflexivos. Dessa forma podemos concluir que os benefícios do trabalho com os jogos não se resumem apenas para os alunos, mas estende-se também para a formação do professor e através dessa vivencia no projeto, os licenciandos puderam ver na prática as potencialidades do trabalho com jogos no ambiente da sala de aula, uma vez que eles vivenciaram que quando eles trabalharam com os jogos em sala de aula, o envolvimento dos alunos em relação a aprendizagem ocorreu de forma mais intensa, mais prazerosa e mais dinâmica, pois na maioria das vezes os alunos participaram ativamente de seu próprio processo de aprendizagem e ajudou a derrubar barreiras, tais como, a atitude do aluno frente aos erros, a socialização, tanto na relação aluno/aluno como também na relação professor/aluno, uma vez que se sentem mais à vontade para expor suas opiniões e dúvidas. Por este fato defendemos que os jogos não sejam apenas inseridos nas escolas de educação básica, mais também nos cursos de formação inicial dos professores.
Abstract: This research aims to identify as students of the Degree in Mathematics in training, make use of mathematical games in the teaching-learning process and how the work with them contribute to their initial training. To reach this goal, we try to answer a few questions: How do students of Mathematics Degree make use of mathematical games in the classroom? And how can the use of games impact the practice of these graduates as future Mathematics teachers? The work was developed in the modality of qualitative research, focusing on the study of the individual with all its complexity in its insertion with the sociocultural and natural environment. Fieldwork was carried out in the mathematics laboratory of a living science and technology museum in the State of Paraíba, where we observed the practice of some graduates of the Mathematics Course of a Public University of the State of Paraíba, participating in a project, while ministering experimental classes in grades 6 and 9 of elementary school in various public schools. The data collection instruments were the observations of the classes taught in the museum by the Mathematics graduates, the meetings for the planning of the activities and through interviews with four of the licensees that are part of the project, which were recorded in audio and transcribed later. The analysis of the interviews took place via the Discourse of the Collective Subject - DSC (LEFÉVRE & LEFÉVRE), an analysis instrument recently developed in Brazil. Among the results we highlight: that all stressed the importance of participation in the project and the use they made of the games in the classroom environment, because in the course of the project in which the licensees made use of mathematical games as an educational tool, their position in relation to the teaching-learning process was that of mediator, since they always sought to lead the students to construct the concepts studied, there was a change of vision regarding what is mathematical education and also about what is to teach, they became aware of it of the importance of the planning of the activities, since before carrying out any activity for the students participating in the project, the planning was done with these licensees who acted in the project as monitors by the coordinator and the students of the Graduate, the autonomy was developed, since they had the opportunity to act as teachers in various classes of the basic school and contributed also in the training of reflective teachers. In this way, we can conclude that the benefits of working with games are not limited to students, but also extend to the teacher training and through this experience in the project, the licensees could see in practice the potential of working with games in the classroom environment, once they experienced that when they worked with classroom games, the involvement of students in relation to learning occurred more intensely, more pleasurable and more dynamic, because most of the time the students have actively participated in their own learning process and helped to break down barriers such as the student's attitude towards mistakes, socialization, both in the pupil / student relationship as well as in the teacher / student relationship, once they feel more at ease to express their opinions and doubts. For this reason, we argue that games should not only be inserted in primary schools, but also in the initial teacher training courses.
Palavras-chave: Prática docente
Jogos Matemáticos
Formação Inicial de professores
Recursos didáticos
Teaching Practice
Mathematical Games
Initial Teacher Training
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FARIAS, E. R. A utilização de jogos por licenciandos em Matemática como recurso pedagógico em aulas de Matemática em um museu. 2018. 337f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3228
Data de defesa: 19-Fev-2018
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